Imagem de fundo do header
Antivírus gratuito Avira oferece rápida detecção de malwares
Home  >  Review
REVIEW

Antivírus gratuito Avira oferece rápida detecção de malwares

Solução tem ótima proteção e velocidade de varredura superior, mas usuários leigos podem sentir dificuldades na interface.

Erik Larkin, da PC World/EUA

logo-Avira150.jpg
Foto:

logo-avira150.jpgEis um pacote completo: excelente detecção de malware, limpeza de arquivos maliciosos e rápida velocidade de varredura. O gratuito Avira Antivir Personal só não é perfeito, pois sua interface não é muito simples e utilizar o software significa conviver com pop-up de anúncios.

Nos testes da AV-Test.org, o AntiVir obteve 98,9% de taxa de
detecção de malware – uma das mais altas taxas entre os pacotes de
segurança (pagos e gratuitos) já avaliados por PC World.

> Faça o download do Avira Antivir Personal 

O software também teve um ótimo desempenho na detecção pró-ativa, que utilizou arquivos com assinaturas antigas de duas a quatro semanas para simular a detecção de novos e desconhecidos malwares, com taxas de 52,7% e 45,5%, respectivamente.

O excelente desempenho se manteve durante os testes de limpeza. O AntiVir encontrou e deletou todos os rootkits e outras infecções de malware, embora (assim como todos os softwares gratuitos que testamos) o programa tenha deixado alguns resquícios, como mudanças relativamente nocivas ao Registro, por exemplo.

avira1.jpg

O Avira também se destacou nos testes de velocidade para varreduras em demanda (que você agenda ou inicia manualmente) e varreduras de acesso (que acontecem automaticamente durante tarefas, como copiar arquivos).

Mas seus pop-up diários com anúncios da versão paga do Avira pode irritar. Além disso, sua interface é visualmente dedicada a usuários avançados. Se a interface do programa fosse mais simples, sem dúvida seria uma opção para qualquer pessoa. Por exemplo, o instalador do programa exibe um prompt para que você selecione as categorias de ameaças.

Algumas dessas categorias são óbvias, como Games e Diversão, mas talvez você não saiba o que escolher para a categoria “Tempo de Compressão Irregular” (listada na ajuda online do programa como ‘Arquivos que foram comprimidos por uma ferramenta desconhecida e suspeita’).

Em uma linha similar, os pop-ups de detecção oferecem muitas opções e não sugerem a mais apropriada para os usuários leigos. A opção “Negar Acesso” está marcada por padrão, mas esta opção deixa o malware em seu PC; você continuará a receber alertas até que opte por deletar ou colocar em quarentena o arquivo (você também pode optar por renomear ou ignorar o arquivo).

avira2.jpg

Como alguns desses ajustes são pouco amigáveis, o Avira é mais indicado para usuários com conhecimentos técnicos ou que saibam configurar um programa dessa natureza. Se você não se importar com a confusa interface e os pop-ups de anúncios, terá em troca um ótimo programa de proteção gratuito contra malwares.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site