Imagem de fundo do header
Ao tentar fazer tudo, o Raketu acaba não fazendo nada direito
Home  >  Review
REVIEW

Ao tentar fazer tudo, o Raketu acaba não fazendo nada direito

Software oferece diversos recursos, mas alguns deles apresentam problemas.

Aoife McEvoy, da PC World/EUA

raketu_150.jpg
Foto:

raketu_150Ele é um telefone via Internet. Não! É um serviço de mensagens instantâneas (SMS)! Não! É um IPTV! Espere – é um feed de notícias. Na verdade, o Raketu combina tudo isso e mais um pouco.

Como um software cliente e um serviço baseado em web, o Raketu quer ser a sua central de comunicação, de entretenimento e ee informação. Apesar disso parecer fantástico, o Raketu afoga o usuário com recursos. O pior: alguns desses serviços simplesmente não funcionam.

Após baixar e instalar o cliente do Raketu, fica difícil saber muito bem por onde começar. A interface, confusa e bem feia, também não ajudou - sem contar que cansa os olhos tentar adaptar-se o estilo invertido, com texto na cor branca sobre um fundo negro. E os ícones pequenos e pouco intuitivos também estão longe do ideal.

raketu

Interface ruim: ícones pequenos e estilo investido podem cansar a visão

Recursos
Dentre as diversas funcionalidades de comunicação oferecidas pelo software estão telefonar para outros usuários do Raketu em seus computadores (como no Skype), chamar telefones fixos ou celulares (medianta pagamento de uma tarifa), enviar e receber e-mails e mensagens de texto (SMS) a 5 centavos de dólar cada.

Chamadas de voz PC-a-PC: Os problemas começaram já no primeiro teste, ao tentar fazer uma chamada de voz para outro computador, coisa simples de fazer com qualquer programa de comunicação instantânea como o Messenger ou  AIM. Adicionar contatos, tarefa em geral muito simples, no Raketu precisou de vários cliques.

E mesmo depois de os dois lados da 'futura' conversa terem instalado o software e adicionado um ao outro ainda assim apareciam como 'offline', embora ambos estivessem logados no serviço. O suporte do Raketu concluiu que o problema vinha do provedor de acesso utilizado pelo outro contato, localizado em um país diferente.

++++

raketu_150Como outros contatos o problema não se repetiu e a qualidade da chamada impressiona: som alto e claro (sem ecos). Em apenas uma situação constatamos a voz do interlocutor meio metalizada, com as palavras soando pouco distorcidas.

Chamadas para telefones: O software, a princípio, não permitiu realizar chamadas de voz para telefones fixos e celulares. A empresa me mandou então um e-mail com a solução, que no fim das contas resolveu a situação. O Raketu também permite falar com contatod do Skype, mas sem o recurso de vídeochamadas - a empresa promete acrescentar tal função na próxima versão do software.

Instant Messengers: Pelo menos uma serviço que funciona, apesar da interface nada atraente. Como comunicador universal, ele permite acesso a usuários do AIM, Google, ICQ, Jabber, MSN, Skype e Yahoo; você digita seu login e senha desses serviços e o Raketu importa eficazmente os contatos da sua lista no programa. E por falar em

Iceberg
Os recursos de mensageria e telefonia listados acima são apenas a ponta do iceberg de funcionalidades disponíveis no Raketu.

Com ele, pode-se customizar feeds de notícias da BBC, CBC, New York Times e vários outros sites noticiosos; configurar podcasts; obter informações do tempo e temperatura; do mercado; e de aeroportos; e assistir a IPTV e vídeo ‘on demand’.

raketu_tv_430
Raketu TV: promessa de convergência de mídias

A RakWeb, parte baseada em web do programa, inclui muitos dos mesmos recursos que o software cliente oferece: permite que usuários de PC e de smartphones façam chamadas, mandem e-mails e mensagens de texto e assistir à TV. Ah! Existe, ainda, um tocador de mídia, com um botão de karaokê, e um exibidor de slides. Mas esses recursos aparentam estar superados.

É muito provável que você já esteja bem servido com seus atuais feeds de RSS, podcasts, chamadas telefônicas via Internet e mensagens instantâneas nos principais serviços como Skype e Trillian ou o AIM.

Para que, então, usar o Raketu? Ainda estamos procurando um bom motivo.

> Clique aqui para acessar a página do Raketu

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site