Imagem de fundo do header
Aplicativo Memeo Connect para Google Docs já está disponível
Home  >  Review
REVIEW

Aplicativo Memeo Connect para Google Docs já está disponível

Software é um programa que sincroniza arquivos no desktop – PC ou Mac - com o que está na nuvem do serviço do Google.

David Coursey, da Tech Inciter

memeo_connect_150.jpg
Foto:

memeo_connect_150O Memeo Connect, uma das peças chave do anúncio feito pelo Google  no dia 12 de janeiro, é o aplicativo que permitirá que todo tipo de arquivo seja armazenado no Google Docs.

A ferramenta, que pode ser usada tanto em PCs como em Macs, é que irá fazer a conversão dos arquivos e a respectiva sincronia entre o desktop é o Google Docs, na nuvem, tornando o serviço do buscador ainda mais útil e relevante para os usuários.

Liberado na segunda-feira (18/1), o Memeo Connect exige que o usuário seja dono de uma conta do tipo Premiere Edition (50 dólares por ano por usuário) no Google Docs para funcionar. E quem quiser usar o novo aplicativo terá de desembolsar mais 9 dólares por ano.

O Memeo Connect chega com o objetivo de solucionar dois problemas. O primeiro deles é o fato de o Google e a Microsoft utilizarem formatos diferentes para o armazenamento de arquivos. E ainda existe o desafio de manter o conteúdo sincronizado entre o que está na nuvem do Google e os arquivos que estiverem nos computadores utilizados pelos usuários.

Nos testes iniciais, a ferramenta funcionou bem. O Memeo Connect fez um bom trabalho – algumas vezes muito bom – na solução de problemas de formatação exportar ou importar arquivos do Office para o Google Docs.

Há perda de formatação e algumas funções quando arquivos gerados pela plataforma da Microsoft são convertidos para o formato utilizado pelo Google. Os arquivos do Google Docs são menos ricos em termos de formatação, mas nada tão gritante que impeça seu uso depois disso.

Como fluxo de trabalho, o melhor é começar um documento no Google Docs e deixá-la na nuvem na fase de colaboração e edição antes de formatá-lo para o Word, por exemplo, e então dar a ela seu destino final.

memeo_connect_tela

Ou seja, não recomendamos a conversão total de documentos Word ou planilhas Excel nos formatos do Google Docs. É provável que, caso o serviço evolua, a conversão nesta direção melhore. Espera-se, também, que versões futuras permitam visualizar, no Google Docs, arquivos no padrão da Microsoft, sem precisar reformatá-los antes.

Outra falha: arquivos do Office, adicionados ao Memeo Connect, precisam ser aberto dentro do aplicativo para que eles sejam sincronizados com o Google Docs.

O aplicativo cria também uma versão local em PDF dos arquivos do Google Docs para visualização offline.

Para quem apenas usa o Google Docs para armazenar arquivos na nuvem, o Memeo Connect é uma ajuda e tanto: tem uma boa interface, basta arrastar e soltar os arquivos e só. Claro que se pode fazer isso diretamente a partir do Google Docs. Mas o Memeo torna as coisas menos complicadas para os usuários. E o preço dessa conveniência nem chega incomodar.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site