Imagem de fundo do header
Aplicativo NutraBem para iPhone ajuda na hora de perder peso
Home  >  Review
REVIEW

Aplicativo NutraBem para iPhone ajuda na hora de perder peso

Software brasileiro foi desenvolvido para pessoas que desejam manter uma rotina saudável e perder alguns quilinhos

Cauê Fabiano, Macworld Brasil

nutrabemlogo.jpg
Foto:

Uma das preocupações que aflige grande parte das pessoas principalmente devido à rotina muito agitada de uns e o sedentarismo de outros, é a questão do peso. Isso varia desde quem precisa perder peso por causa da saúde até o caso estético, no qual é preciso escolher os alimentos certos para montar uma dieta balanceada. 
 
Para facilitar esse controle da alimentação e ainda receber umas dicas sobre hábitos saudáveis, o NutraBem, aplicativo brasileiro da empresa LiveTouch, é uma boa pedida.
 
Depois de instalar o app  no iPhone ou no iPod touch e iniciar o aplicativo pela primeira vez, a tela inicial do NutraBem pede as informações do usuário, para montar um perfil com dados como nome, sexo, altura, peso inicial, qual deseja atingir, que tipo de esforço faz durante o dia (o aplicativo explica cada tipo de atividade física) e estabelece uma faixa calórica diária indicada de acordo com todos essas informações fornecidas para conseguir chegar ao peso ideal. 
 
O controle funciona da seguinte maneira: na parte de refeições, o usuário insere os alimentos que for consumindo durante o dia nos grupos correspondentes, como café da manhã, lanche da tarde, jantar, entre outros. Cada grupo possui um limite de calorias indicado, para que a meta possa ser mantida, além de informar quando ela foi ultrapassada, exibindo os valores em vermelho.

Para adicionar o que foi consumido em determinada parte do dia, basta tocar na refeição correspondente e procurar o alimento, utilizando um mecanismo de busca. A variedade é boa: são mais de 1500 alimentos cadastrados, e a cada item adicionado, o usuário escolhe o tamanho ou a quantidade da porção, o que ajuda na hora de adequar as calorias a um determinado alimento ou prato.  Caso o usuário tenha comido algo parecido outro dia, existe um recurso para copiar uma refeição do dia anterior, o que poupa a inserção um alimento repetidas vezes.

 
nutrabem02.jpg

Após inserir todas as refeições, o painel exibe quanto foi consumido em cada parte do dia
 
Após verificar quanto foi consumido no dia, é possível checar o quão balanceada foi a dieta. No painel Acompanhe, tudo o que foi ingerido durante o dia é separado em grupos alimentares, e o aplicativo informa a quantidade e o status em cada seção: caso tenha comido além do recomendado, um ícone vermelho com uma seta para cima é mostrado; caso tenha sido menos do que o necessário, a seta fica para baixo, e se estiver dentro do limite para alcançar a meta do peso, o app mostra uma luz verde.

Apesar de não haver opção para expandir os grupos e verificar quais alimentos pertencem a cada seção, esse tipo de acompanhamento é interessante para o usuário conseguir identificar onde devem ser feitas correções em sua dieta, além de poder checar o progresso da perda de peso durante as semanas. Uma preocupação conveniente do NutraBem é que o app avisa caso a meta de peso estabelecida não esteja em um plano saudável, ou seja, caso o número a ser alcançado seja muito baixo ou muito alto. 

 
A parte de Dicas é um dos elementos mais legais do app, comvários conselhos rápidos, informações complementares e curiosidades sobre alimentos e hábitos saudáveis, todos muito bem ilustrados. Há ainda dois recursos disponíveis no NutraBem - o primeiro é a opção de exportar dados, que envia um arquivo txt por e-mail, a partir de uma conta configurada no dispositivo, com o relatório de alimentos de um determinado período (o que pode facilitar o acompanhamento com um nutricionista, por exemplo) e a ferramenta para inclusão de novos alimentos, que é feita ao enviar um e-mail à empresa, que atualiza o banco de dados conforme o feedback dos usuários. 
 
nutrabem03.jpg
 
Toda a dieta é separada em grupos alimentares que informam ao usuário em que seção está ocorrendo exageros ou defasagem 
 
O fato de não poder adicionar seus próprios alimentos pode frustrar alguns usuários, já que é preciso esperar a desenvolvedora receber e depois lançar uma atualização do banco de dados. Apesar das possibilidades para adequar às porções ao que é consumido inserindo quantidade e peso por exemplo, a soma de calorias pode não estar de acordo com o que foi ingerido.

Além disso, outro pequeno empecilho é na hora de inserir os dados pessoais; não há uma caixa de confirmação após preencher os dados, somente um botão na parte superior do visor, indicando a  tela anterior, o que deixa o processo um pouco menos intuitivo, sem a sensação de que os dados foram computados.

 

O NutraBem cumpre seu papel, auxiliando na organização da dieta , com uma interface agradável e bem trabalhada. Além de ser um mecanismo de controle que pode ser levado para qualquer lugar em um dispositivo móvel, o aplicativo fornece informações adicionais variadas e recursos que complementam essa praticidade. Adicionar os alimentos diariamente pode ser um pouco demorado e requer paciência, mas para o público que precisa desse tipo de acompanhamento diariamente, ele substitui bem as tabelinhas de papel.

 
Disponível para iPhone e iPod touch somente em português, o NutraBem custa 4,99 dólares e requer iOS 3.1.2 ou superior.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site