Imagem de fundo do header
Aplicativo para Mac mantém todos os seus downloads organizados
Home  >  Review
REVIEW

Aplicativo para Mac mantém todos os seus downloads organizados

Chamado de Downloads, software custa US$10 e é maneira fácil de visualizar e gerenciar seus arquivos baixados. Programa poderia ter mais recursos adicionais.

Macworld / EUA

Foto:

Se você é como muitos usuários de Mac, sua pasta de downloads parece aquele armário esquecido da casa: tudo empilhado, desorganizado – algumas coisas já podem estar lá há anos. Além disso, você pode ter pastas dentro do diretório de Downloads, e pode muito bem ter esquecido o que há dentro delas.

O novo aplicativo Downloads (US$10), já disponível na Mac App Store, te dá uma maneira diferente de acessar essa pasta. Ao abrir o aplicativo, você verá todos os itens da sua pasta Downlaods, estejam no nível da superfície, ou “enterrados” dentro de pastas. A janela do app exibe todos esses itens em uma lista (no topo da janela) e como ícones (na parte inferior da tela).

Você pode agir nesses arquivos e pastas de várias maneiras. É possível abri-los, revelá-los no Finder, mudá-los, ou compactá-los. Outra funções incluem uma espiada (Quick Look) em qualquer item, comprimi-los, imprimi-los ou abrir o site ligado a ele. (Essa última opção é útil se você esquecer a fonte de qualquer um dos seus downloads.) Você pode organizar os arquivos, e filtrá-los, ao digitar o termo desejado em um campo de busca. Infelizmente, esse campo não oferece uma busca em tempo real, por isso é preciso apertar Enter após digitar os termos desejados.

O Download parece um ótimo app que ainda não chegou realmente lá. Existem tantas coisas que poderiam ser adicionadas para melhorá-lo – que simplesmente parece que deveriam estar lá. Para os iniciantes, não há menus contextuais para agir nos arquivos ou pastas. Apear de haver atalhos de botões e teclado, algumas pessoas gostam de usar menus. Uma barra de caminho na parte inferior da janela – como a encontrada no Finder – seria útil para ver exatamente onde um determinado arquivo está, uma vez que ele pode estar em uma pasta dentro de outra pasta dentro do seu diretório principal de Downloads. E, dada a maneira única que o app te permite navegar e agir sobre os arquivos, seria ótimo ver a habilidade para escolher qualquer pasta para navegar, não apenas o diretório de Downloads. Por exemplo, muitas pessoas armazenam muitos arquivos em seus desktops; usar esse aplicativo facilitaria a tarefa de encontrar coisas, e organizá-las.

appdownloadmacos01.jpg

Também existe um recurso muito útil do Finder que seria bem-vindo nesse aplicativo. No Finder, se você seleciona vários itens, é possível escolher File -> New Folder with Selection (Arquivo -> Nova Pasta com Seleção), e uma nova pasta será criada contendo os arquivos selecionados. No Downloads isso é possível, mas você precisa selecionar os itens, clicar em Move (Mover), e então, a partir da caixa de diálogo padrão de arquivo, escolha New Folder (Nova pasta) e digite um nome. Tornar esse processo mais rápido, como no Finder, seria um algo a mais interessante.

Além disso, nos deparamos com um bug estranho com o Downloads: durante os testes o app mostrou arquivos que não estavam na pasta Downloads. O desenvolvedor nos disse para rodar um comando no Terminal para apagar os sumários do Spotlight, e isso resolveu o problema. Ele disse que vai atualizar o software em breve, mas disse que essa é uma ocorrência rara. 

O Downloads é uma ótima ideia. Se você baixa muitos arquivos – o que a maioria de nós faz – esse programa te ajuda a ver tudo que está na sua pasta de Downloads, e trabalhar e organizá-los de forma fácil.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site