Imagem de fundo do header
Novo aplicativo transforma o iPhone em um leitor de código de barras
Home  >  Review
REVIEW

Novo aplicativo transforma o iPhone em um leitor de código de barras

Programa gratuito Shopsavvy usa a câmera do aparelho como scanner e permite fazer comparações de preços com esses dados; mas precisa ser aprimorado

Daniel dos Santos, Macworld Brasil

shopsavvy150.jpg
Foto:

Você está em uma loja, vê um produto que gostaria de ter, mas não sabe se o preço está bom. Para quem tem um iPhone, é possível sacar o aparelho e usar aplicativos de comparação como o BuscaPé Mobile, que realizam buscas de lojas via Internet.

O novo aplicativo ShopSavvy tem como proposta ir além, tornando esse processo ainda mais fácil. Ele transforma o iPhone em um leitor de código de barras, permitindo obter mais facilmente informações sobre um produtos. A proposta já foi utilizada em softwares como o RedLaser, lançado em setembro, que custa 1,99 dólar.

A ideia é a seguinte: acione a câmera do celular e coloque a faixa vermelha que aparece na tela sobre o código. Ele lê a informação e automaticamente procura por reviews sobre o produto via Internet, além de realizar uma comparação de preços.

Parece ser muito bom, mas ainda tem alguns problemas, principalmente
para os brasileiros. Para começar, a leitura do código é demorada,
obrigando o usuário a ficar vários segundos (ou até minutos) com o
celular imóvel, enquanto ele tenta ler as informações. Em um teste com a versão para Android (em um celular com câmera de 5 megapixels, bem melhor que a do iPhone) os resultados foram melhores.

shopsavvy390
ShopSavvy: boa ideia, mas que precisa ser aprimorada

Além disso, muitas vezes ele não consegue identificar os dados, seja porque a câmera não conseguiu isso ou porque simplesmente o produto não está cadastrado (o que aconteceu com vários produtos brasileiros testados). 

Para completar, ele não mostrou lojas brasileiras como opção de compra para produtos locais, como o Dicionário Aurélio, apenas lojas internacionais, como a Amazon.

A proposta é boa, mas o ShopSavvy ainda precisa ser aprimorado para ser realmente útil.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site