Imagem de fundo do header
Apontador Mobile usa realidade aumentada para mostrar os serviços mais próximos
Home  >  Review
REVIEW

Apontador Mobile usa realidade aumentada para mostrar os serviços mais próximos

Aplicativo gratuito para iPhone identifica a localização e mostra na tela hospitais, bares, caixas eletrônicos e outros estabelecimentos na região

Daniel dos Santos, Macworld Brasil

apontador.jpg
Foto:

Seu bairro tem uma boa infra-estrutura? Muitas vezes a vizinhança conta com vários serviços que os habitantes ou as pessoas que trabalham na região não usam porque simplesmente não sabem da existência. Se você possui iPhone, uma boa maneira de conhecer o que há por perto é baixar o aplicativo gratuito Apontador Mobile.

O software, que também utiliza a tecnologia de realidade aumentada,  usa a localização do smartphone da Apple para mostrar o que há por perto (bancos, bares, bibliotecas, caixa eletrônicos, cinemas, hospitais e muito mais). Escolhido o tipo de estabelecimento (shoppings, por exemplo), ele mostra um mapa com ícones da localização de cada um deles. 

Basta tocar no que estiver mais próximo da sua localização. Surge uma ficha com informações sobre o local e opções para ligar para o estabelecimento ou traçar a rota. Nessa segunda opção, ele detalha passo a passo as ruas a seguir para chegar ao local escolhido e até quantos metros devem ser percorridos. 

Com o uso do recurso de realidade aumentada (disponível apenas na versão 3GS do iPhone) é possível usar a câmera do aparelho para visualizar o caminho a seguir. Nesse caso, a imagem real exibida ganha ícones de destinos, que se aproximam ou mesmo somem da tela conforme você muda de direção ou caminha. 

apontadorm
Apontador Mobile: localização do usuário e rota até o destino desejado

O software também permite avaliar a qualidade do estabelecimento e publicar a informação no Twitter ou no Facebook, diretamente da tela do iPhone. 

Alguns endereços de estabelecimentos como bares, porém, não têm resenhas ou mesmo telefone de contato. Uma função que poderia ser melhorada é o botão Ligar. Ao realizar essa operação, ele disca para o lugar, mas fecha o aplicativo e não exibe as últimas informações vistas.

Outra questão a avaliar é o leque de opções apresentadas. Ao solicitar uma busca por estacionamento, todos os endereços apresentados na região  da Av. Juscelino Kubitscheck eram da empresa Estapar. E, claro, há outras opções de empresas desse ramo na região...

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site