Imagem de fundo do header
ASUS Eee PC 1201T é bom para vídeos, mas desempenho geral desaponta
Home  >  Review
REVIEW

ASUS Eee PC 1201T é bom para vídeos, mas desempenho geral desaponta

Netbook da Asus se saiu bem rodando vídeos em Full HD e com boa qualidade de som, mas desempenho geral foi fraco.

René Ribeiro, da PC WORLD

EeePC-1201T-150.jpg
Foto:

Já descrevemos a configuração e as dimensões do netbook Asus Eee PC 1201T em nossas primeiras impressões, mas não custa lembrar: este "meio termo" entre um netbook e notebook é o primeiro no mercado nacional baseado na plataforma Vision, da AMD, que inclui o processador Athlon Neo MV-40, de 1,6 GHz e o chip gráfico Radeon HD 3200. Com uma GPU dedicada, a promessa é de bom desempenho multimídia, mas sem sacrificar a portabilidade.

A tela é de 12,1 polegadas (1366 por 768 pontos). A memória é de 2 GB, padrão DDR2 e o disco rígido tem capacidade de 250 GB. O sistema operacional é o Windows 7 Starter. Quanto às conexões, são três USBs, saída VGA, conectores para fone de ouvido e microfone e leitor de cartões de memória flash tipos SD, MMC e MS. É possível conectar o 1201T a uma rede via cabo (Ethernet) e Wi-Fi (padrão 802.11b/g/n).

A curiosidade em testar o desempenho do 1201T foi grande, pois a maioria dos netbooks no Brasil ainda é baseada em um processador Intel Atom N270 e vídeo integrado GMA950, configuração que tem baixo desempenho quando o assunto são vídeos e jogos, e que começa agora a ficar ultrapassada.

Uma das sugestões de leitores foi comparar o Eee PC 1201T com o modelo 1201N. Os dois netbooks são bastante semelhantes fisicamente, o que pode gerar dúvida no momento da compra. O principal diferencial entre eles é o processador e chip gráfico: o 1201N é baseado no processador Intel Atom 330 (um modelo dual-core), com aceleradora de vídeo NVIDIA GeForce 9400M, combinação conhecida no mercado como "Ion".

eeepc-1201t-350.jpg

Eee PC 1201T: design, tamanho e teclado iguais ao 1201N

Desempenho
O primeiro teste foi rodar vídeos em Full HD (1080 linhas). Nessa tarefa, o 1201T se saiu bem, com imagens fluidas sem aquelas "engasgadas" constantes que acontecem quando a máquina não tem poder de processamento suficiente para a tarefa. Aproveitando o mesmo teste, verificamos que os dois alto-falantes produzem uma boa qualidade de som, além do volume alto e nítido. A saída para fone de ouvido também mostrou a mesma qualidade.

eeepc-1201t-tampa-350.jpg

Detalhe da tampa do Eee PC 1201T

O teste com um jogo já não foi tão empolgante. Rodamos o F.E.A.R. 2, com a qualidade gráfica mínima possível. Nessas condições, tivemos um resultado de 7 fps (quadros por segundo, na sigla em inglês), o que tornava o jogo quase impossível de jogar. Para se ter uma ideia, o Eee PC 1201N chegou a mais de 22 fps no mesmo teste. Ainda aquém dos 30 fps considerados o mínimo necessário para uma imagem fluida, mas é bastante jogável.

Para testar o poder de processamento fizemos um teste prático, rodando o software Handbrake. Ele faz conversão entre formatos de vídeo, uma tarefa que consome bastante poder de processamento. Utilizamos um vídeo de dez minutos em alta definição (720 linhas) e o convertemos para o formato do iPhone. A operação levou 12 minutos e 30 segundos.

eeepc-1201t-conectores-350.jpg
Conectores: faltou uma saída HDMI

Novamente, para fazer uma comparação, o Asus 1201N levou nove minutos e 43 segundos para executar o mesmo teste. O principal motivo para a diferença é que o processador Athlon Neo MV-40 tem apenas um núcleo, contra dois núcleos do processador do 1201N. Dois contra um pode ser covardia, mas no dia-a-dia faz uma diferença...

 
Autonomia de bateria
Para testar a duração de bateria, rodamos o software Battery Eater. Em uso leve, o 1201T demorou quatro horas e oito minutos para esgotar a bateria. Sob uso intenso, quando "estressamos" tanto o processador quanto a GPU, o 1201T descarregou a bateria em apenas uma hora e 48 minutos. Comparando novamente, o 1201N obteve autonomia de três horas e 19 minutos com uso intenso e quatro horas e 21 minutos de uso leve.

Conclusão

No geral, o Eee PC 1201T apresentou vantagem em relação a seu irmão na exibição de vídeos e na qualidade do som. Mas o desempenho do processador Athlon Neo foi inferior ao do Atom no 1201N, assim como a autonomia da bateria do 1201T sob uso intenso, como mostrou o teste. Trocando em miúdos, o 1201T vai rodar os mesmos programas que o 1201N roda, porém vai demorar mais para dar o resultado.

Sentimos a falta de uma saída HDMI, já que o netbook exibe muito bem vídeos em Full HD, mas não pode ser ligado a uma TV de alta definição. O preço de 1.399 reais é 100 reais mais barato do que o modelo 1201N. Isso foi levado em consideração na nota final, o que ajudou um pouco o 1201T. Entretanto, entre os dois o 1201N ainda fica na frente, e é nossa recomendação.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site