Imagem de fundo do header
AudialHub converte arquivos de áudio
Home  >  Review
REVIEW

AudialHub converte arquivos de áudio

Programa simples e barato ajuda a converter CDs para MP3 e outros formatos de áudio, e até extrai o som de um vídeo.

Dan Frakes, Macworld/EUA

audialhub-47.jpg
Foto:

O iTunes é útil para converter alguns formatos de áudio para outros formatos (mais notadamente MP3 para AAC e vice-versa), porém é bastante limitado. A Techspansion, que faz o excelente software de conversão de vídeo VisualHub, criou uma versão apenas para áudio, chamada AudialHub, um utilitário simples para converter arquivos de som.

Para converter usando o AudialHub, basta arrastar os arquivos para a janela do programa, escolher o formato de saída e clicar em Start. O programa é compatível com 20 formatos, que podem ser salvos como AAC, AIFF, Apple Lossless, FLAC, MP3, Ogg Vorbis, WAV, WMA e 3G.

Um recurso único do programa é que ele consegue extrair e converter o áudio de arquivos de vídeo também.  É possível escolher a qualidade de áudio, e uma útil paleta Preview permite ouvir, em tempo real, como suas configurações afetam o resultado final. O processo de conversão é rápido e, se você tem um Mac com processador multi-core, o AudialHub pode processar diversos arquivos simultaneamente.

Além disso, o AudialHub pode realizar várias ações pós-conversão, como unir os arquivos em um arquivo único, enviar as faixas para o iTunes como músicas, audiobooks e ringtones e até botar o Mac em modo de espera, desligar a máquina ou rodar um script.

As opções avançadas de configuração (Advanced Settings) permitem personalizar as conversões. Dá para escolher o bit rate, canais, tamanho máximo de arquivo, entre outras opções avançadas. É possível também modificar as tags de metadados, e o programa deixa o usuário salvar as configurações mais usadas, um recurso útil para processar arquivos similares.

O AudialHub ainda consegue converter músicas de CDs diretamente, e converter faixas arrastadas para a janela do programa para um CD de áudio ou de MP3. O programa transforma automaticamente as faixas para o formato apropriado antes de gravar o disco. E sua documentação é simples e clara – algo que não pode ser dito sobre a maioria dos programas de áudio mais baratos.
audialhub-interna
Diferente do VisualHub, o AudialHub tem concorrentes fortes no mercado de conversão de áudio, como o Max, de Stephen F. Booth. Como eles se comparam? Em resumo, o Max tem mais opções de saída de arquivo (embora, para ser justo, muitos formatos obscuros), fornece mais opções para marcar arquivos e baixa capas dos discos direto (o AudialHub usa o iTunes para isso), além de converter faixas de CD para formatos múltiplos simultaneamente, e tem ferramentas para corrigir faixas de CDs com problemas.

Por outro lado, a interface do AudialHub é mais simples e fácil de usar que a do Max. E seus recursos exclusivos incluem a pré-visualização em tempo real, as configurações salvas e outras tarefas automatizadas, assim como fornece melhores informações sobre os arquivos. Em resumo, o Max é bom para formatos de áudio pouco usados ou se você precisa converter CDs mais antigos. Mas para converter arquivos de áudio que você já tem, ou extrair o som de vídeos, o AudialHub é a melhor opção. O AudialHub 1.07 roda no Mac OS X 10.4.11 ou superior.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site