Imagem de fundo do header
AVG Internet Security 2012: recursos antimalware respeitáveis
Home  >  Review
REVIEW

AVG Internet Security 2012: recursos antimalware respeitáveis

Pacote se sai bem na prevenção contra ameaças, mas deixa a desejar na hora da “limpeza” e na organização da interface

Nick Mediati, PCWorld EUA

Foto:

O AVG Internet Security 2012 (R$ 89,00 por PC durante um ano) ficou em nono lugar em nosso teste de pacotes de segurança em 2012. Ele faz um bom trabalho ao proteger seu PC, mas alguns concorrentes fazem um trabalho excepcional. Isso fez com que o AVG caísse na classificação.

O pacote da AVG bloqueou totalmente 92,3% dos ataques em nosso teste no mundo real, que ajuda a determinar quão bem um pacote de segurança se sai ao bloquear ameaças ainda desconhecidas, e bloqueou parcialmente outros 3.8%. Por si só não é um resultado de se jogar fora, mas são números apenas medianos quando comparados ao grupo de teste. Historicamente, a tava de detecção de ameaças conhecidas, que é de 99,11%, é excelente, mas novamente, devido à força da concorrêntica, o resultado fica abaixo da média dos produtos avaliados neste ano.

Leia também
» Saiba quais são os melhores antivírus do mercado em 2012

Embora o pacote da AVG tenha detectado e desabilitado com sucesso todos os malware ativos em nosso PC de testes, ele só conseguiu remover todos os traços das ameaças em 40% dos casos, o pior resultado na hora de limpar completamente um PC. Ele também marcou seis arquivos (em uma amostra de mais de 250 mil) como maliciosos. Percentualmente é uma taxa baixa de falsos positivos, mas alguns rivais tiveram um desempenho perfeito no mesmo teste, e não geraram um falso positivo sequer.

O AVG Internet Security 2012 teve impacto relativamente pequeno no desempenho do PC, embora tenha adicionado quase 10 segundos ao tempo de inicialização, quando comparado a um PC idêntico sem nenhum software antivírus, o que é o segundo pior resultado do grupo. A velocidade de varredura foi inconsistente, e variou de boa no teste sob demanda (iniciado manualmente), com 1 minuto e 30 segundos (o sexto melhor resultado no geral) a não tão boa assim no teste no acesso (feito automaticamente sempre que um arquivo é aberto ou modificado), com 5 minutos e 5 segundos, o quarto pior resultado. Em ambos os casos, usamos uma amostra de 4.5 GB de arquivos.

avg_painel-360px.jpg
Interface do AVG Internet Security 2012 é boa no geral, mas algumas opções são obscuras

A interface do AVG é boa, mas ainda precisa melhorar. A tela principal é fácil de usar e vai direto ao ponto: um indicador no topo lhe diz se há algum problema que precisa ser corrigido, e um painel chamado Overview (Visão Geral) lhe permite encontrar todos os recursos do software de forma rápida e fácil. Dito isto, a parte de configuração me intimidou: os ajustes estão ou em uma janela chamada Advanced Settings (Ajustes avançados) ou Firewall Settings (ajustes do firewall). A janela Advanced Settings é especialmente difícil de navegar: o usuário tem de lidar com uma lista hierárquica de três níveis para encontrar o ajuste que deseja modificar. Esta complexidade faz com que o pacote da AVG pareça ter sido projetado para usuários avançados. Não seria uma má idéia se a AVG resolvesse atualizar a interface no ano que vem.

No final das contas, o AVG Internet Security 2012 não faz muita coisa errada, mas também não faz muito para se destacar entre a multidão.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site