Imagem de fundo do header
Avira AntiVir Personal oferece excelente proteção contra malware
Home  >  Review
REVIEW

Avira AntiVir Personal oferece excelente proteção contra malware

Gratuito, produto foi bastante eficiente na prevenção de ataques e na remoção de ameaças já instaladas.

Nick Mediati, da PC World EUA

Foto:

O Avira AntiVir Personal é um anti-vírus gratuito que se destaca no que realmente importa: ele faz um ótimo trabalho na detecção e bloqueio de malware. Por fora ele é quase idêntico ao seu irmão pago, o AntiVir Premium 2010: ambos tem interfaces e processos de instalação quase idênticos, e a diferença está no conjunto de recursos. A interface é razoavelmente direta, mas algumas áreas precisam de melhorias.

Leia também
» Microsoft Security Essentials: Proteção gratuita para seu PC

A aba Status oferece uma visão básica do seu nível de proteção e informa se o programa está atualizado, embora não entre em muitos detalhes. Muitos botões não são identificados, e muitos ícones são difíceis de reconhecer à primeira vista, então é necessário parar o cursor do mouse sobre eles para descobrir o que fazem. O Avira é desenvolvido na Alemanha, e a tradução das mensagens em algumas caixas de diálogo me pareceu estranha. A impressão geral que tive da interface do AntiVir Personal foi de que, embora ela seja usável, é mais voltada aos usuários avançados de PCs.

avira-360px.jpg

Avira AntiVir Personal: boa proteção, e é gratuito

O Avira AntiVir Personal teve uma ótima pontuação na detecção de malware. Ele detectou 99 porcento das amostras em um teste de varredura que as compara com as assinaturas de ameaças conhecidas. Foi um dos melhores resultados em entre os produtos antivírus que testamos neste ano. E no bloqueio de ataques reais de malware o AntiVir Personal impediu completamente 80 porcento dos ataques, o que o coloca um pouco acima da média de outros produtos. Além disso, ele bloqueou parcialmente outros 5 porcento dos ataques.

O software também obteve uma boa pontuação nos testes de remoção de malware. Ele detectou todas as infecções em nossa máquina de testes, e foi bem-sucedido na remoção dos componentes ativos de um ataque em 70% dos casos (bem na média). E em 30% dos casos ele conseguiu remover todos os componentes de um malware, também na média.

No lado negativo, o AntiVir Personal empata com outro produto gratuito, o Comodo Internet Security Premium, no quesito maior número de falsos positivos, seis no total. Se levarmos em conta a percentagem esse número ainda é baixo, apenas 0.004% dos arquivos analisados, e nenhum deles era um componente do sistema operacional, mas qualquer falso positivo pode ser um incômodo. Dito isto, temos que mencionar que apenas um produto gratuito, o Avast Free Antivírus, conseguiu resultados perfeitos em nossos testes.

A velocidade de varredura do AntiVir Personal também foi impressionante: o programa completou uma varredura sob demanda de 4.5 GB de dados em 87 segundos, o melhor resultado entre os produtos gratuitos. Varreduras “em acesso”, ou seja, quando os arquivos são abertos ou fechados, também foram muito rápidas. O impacto do programa no desempenho geral do sistema foi baixo, e ele adicionou apenas 2.5 segundos ao tempo de inicialização do sistema em nossos testes. A média é de 4 segundos.

O Avira AntiVir Personal é uma ótima opção entre os produtos anti-vírus gratuitos. Mas gostaríamos de ver melhorias na interface.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site