Imagem de fundo do header
Avira é técnico demais, mas tem a melhor taxa de detecção de malwares
Home  >  Review
REVIEW

Avira é técnico demais, mas tem a melhor taxa de detecção de malwares

Suite de segurança integrada é perfeita para usuário que não depende de suporte técnico nem de funções como controle dos pais.

Erik Larkin, PC World / EUA

avira_150.jpg
Foto:

A Avira Premium Secutiry Suite (125,56 reais para um usuário - a mais cara dentre as nove soluções avaliadas) se sobressai no principal item. Este pacote bate com folga a competição nos testes de detecção de malwares, realizado com nove suites de segurança pagos, entre as quais o Panda, McAfee e BitDefender. Nada de surpresa, já que o solução possui um extenso histórico de forte desempenho neste tipo de teste.

Apesar da habilidade de detecção ser excelente, este não é o único componente de uma suíte de segurança. Sua interface confusa (que parece mais direcionada a um usuário técnico), combinada com a falta duma função de controle de pais, deixou o pacote em quarto lugar no ranking.

A suíte da Avira se destacou nos testes conduzidos pela AV-Test.org. Colocado contra 654.914 mil trojans, ladrões de senhas e outros malwares, o aplicativo identificou com sucesso impressionantes 99,2% das ameaças. Na localização de adwares perigosos, o Avira teve um desempenho ainda melhor, com 99,6%.

Leia também: 
> Novato, Webroot Essentials tem falhas e fraca detecção de malwares
> Norton 2009 é a melhor suíte integrada, apesar das falhas
> Panda 2009 tem bons extras, mas peca na detecção de malwares
> McAfee Internet Security 2009 peca ao lidar com malwares
> Desempenho do Kaspersky 2009 não justifica preço tão elevado
> Suíte 2009 da Trend Micro falha no básico: detecção de malwares
> Com boas ferramentas, F-Secure 2009 apresenta detecção menos potente
> BitDefender 2009 oferece boa proteção por um bom preço

A verredura continuou nos testes heurísticos, desenvolvidos para simular como um antivírus lida com um novo e desconhecido malware. Nesses testes com arquivos de assinaturas antigas de duas semanas, o pacote da Avira identificou 55.3 % das amostras, um desempenho superior.

AviraPremium_tela1

A solução também detectou com sucesso todas as amostras ativas e inativas de rootkits. Mas em uma surpreendente reviravolta, o aplicativo limpou somente quatro de nove rootkits ativos, ficando em último lugar nessa tarefa. Apesar de a suíte prevenir um rootkit de se instalar no seu PC, se algum já existir em sua máquina, estes testes mostram que o software provavelmente não seria capaz de eliminá-los.

A velocidade do scan foi boa, colocando o pacote em segundo lugar, logo atrás do produto da Panda, na velocidade de varredura de acesso, que surge sempre que você salva ou abre um arquivo. E ficou com um bom terceiro lugar na velocidade de varredura de demanda, para scans programados ou manuais.

O Avira não precisa de melhorias na detecção de malware, mas sua interface poderia ser mais bem elaborada. Pessoas mais técnicas irão rapidamente reconhecer termos como “Local Protection”, mas usuários comuns podem não perceber de primeira que isso se refere ao seu computador, e não de um servidor remoto ou uma conexão de rede.

O programa também usa muitos ícones pequenos para indicar scans e outras tarefas, portanto você terá de mover seu mouse sobre os ícones constantemente para obter uma breve descrição sobre cada um. Além disso, a interface divide as configurações entre visão básica e modo expert, um acesso estranho e que a maioria das suítes evita utilizar.

A visão básica esconde diversas configurações; se você quer acessar qualquer uma das configurações para o anti-spam Mailguard, por exemplo, você terá que confirmar o prompt para entrar no modo expert. Se não confirmar, não verá nenhuma das opções de ferramentas.

AviraPremium_tela2

A função anti-spam também se mostra como a única que testamos e que não adiciona uma barra de ferramentas no Outlook ou qualquer outro aplicativo de e-mail. Em vez disso, você deve abrir a suíte e nomear as mensagens como spam, aprovar outras como não sendo spam ou para lidar com funções relacionadas.

Porém, o Avira oferece uma decente ferramenta de backup. Você pode escolher um ou mais diretórios ou drives para realizar o backup, selecionar um destino para o backup e ainda definir a periodicidade da sua execução, entre diária e  semanal, ou ainda quando conectar um dispositivo USB de armazenagem.

A suíte também possui boas informações em seus arquivos de ajuda, e os pop-ups são geralmente claros e informativos. Mas se você tiver alguma questão que a ajuda embutida no programa não souber responder, você deverá mandar um e-mail e esperar pela resposta; a empresa alemã não tem suporte em muitos países, como Estados Unidos e Brasil.

Se você é um usuário mais técnico e que consegue descobrir algumas coisas sozinho e procura pela melhor detecção de malware disponível, então o Avira é uma ótima opção. Mas outras suítes são mais fáceis de usar. E se você suspeita que haja um rootkit em seu sistema, então procure outro produto.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site