Imagem de fundo do header
Banda larga 3G: testamos serviços da Claro, Oi, TIM e Vivo em SP
Home  >  Review
REVIEW

Banda larga 3G: testamos serviços da Claro, Oi, TIM e Vivo em SP

Em comum, todos mostram que a velocidade de acesso varia, quer para o tipo de tarefa, quer pela localização geográfica. Confira.

Redação da PC WORLD

modem3G_ilustra150.jpg
Foto:

modem3G_ilustra150Para que o leitor de PC WORLD possa avaliar os serviços de banda larga móvel 3G disponíveis no Brasil – as quatro operadoras móveis (Claro, Oi, TIM e Vivo) já têm produtos sendo comercializados, embora com coberturas distintas – testamos o desempenho de cada um deles na cidade de São Paulo, utilizando os serviços mais velozes e ilimitados de cada operadora.

Em função da geografia da capital paulista, de seu do adensamento populacional heterogêneo e para que a análise pudesse ser abrangente, optamos por testar o serviço em três áreas distintas da cidade. Foram escolhidos três bairros em diferentes zonas da cidade: Alto da Lapa (zona oeste); Tatuapé (zona leste); Santa Cecília (região central).

Metodologia
Os serviços de banda larga 3G foram avaliados nos quesitos velocidade de download e upload, estabilidade do sinal e desempenho para carga de páginas web.

Nos testes de velocidade (download e upload), foi utilizado um arquivo de 1,3 megabytes. O upload consistiu em anexar o arquivo a uma mensagem em um serviço de web mail. Já o download foi calculado tendo em vista o tempo necessário para baixar o mesmo arquivo a partir de um site de downloads. Os testes foram repetidos diversas vezes e o tempo final é a média aritmética simples dos resultados registrados.

No caso da estabilidade da conexão, foi escolhido um vídeo com duração de um minuto e 30 segundos no YouTube e verificado o tempo necessário para que o vídeo fosse completamente carregado no notebook. O teste foi repetido diversas vezes e o tempo final é a média aritmética simples desses tempos.

Para a análise do tempo de carga de página na web – uma das ações que os usuários realizam mais frequentemente – selecionamos três sites distintos, compostos por elementos diferenciados, como imagens e conteúdo em flash. O teste foi repetido várias vezes e o tempo final – como nas demais análises – é a média aritmética simples dos tempos auferidos.

Adicionalmente, utilizamos o serviço de benchmarking do site Numion, que afere velocidades de download e upload da conexão.

Os testes foram realizados em notebook com processador Core 2 Duo e 2 GB de RAM, HD de 160 GB. Veja a tabela com os resultados gerais obtidos em cada região:

Modems3G_Tabela_regioes

Nota: os resultados de cada teste são como uma fotografia instantânea do serviço analisado, sujeitos a diversos fatores que não estão sob nosso controle, entre eles a distância até uma estação radiobase (ERB), número de usuários conectados simultaneamente no momento das medições e o volume de dados sendo trafegado naquele instante. Entretanto, trata-se de uma situação comum, que qualquer usuário do serviço estará sujeito.

Confira, nos links a seguir, os resultados obtidos com cada operadora:

> Mal na zona oeste, 3G da Vivo foi bem no Tatuapé e no centro de SP 
> 3G da Oi apresenta mais regularidade entre regiões testadas
> Claro 3G mostra mais rapidez na ZL do que no oeste e centro de SP
> 3G da TIM se destaca na centro de SP, mas vai mal na zona oeste

Leia também:
> Roteadores permitem compartilhar o sinal do 3G com vários PCs; confira

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site