Imagem de fundo do header
BitDefender Internet Security 2011: segurança para todos os gostos
Home  >  Review
REVIEW

BitDefender Internet Security 2011: segurança para todos os gostos

Pacote tem boa proteção contra ameaças e interface que se adapta a vários tipos de usuário, mas pesa no PC

Christopher Null, PC World EUA

Foto:

Você é um usuário casual de PCs que quer um software de segurança simplificado? Ou um geek profissional que quer acesso a todas as opções de configuração, alertas e registros de ocorrências?

Não importa. O BitDefender Internet Security 2011 (R$ 89,99 por uma licença de um ano para três PCs) tem como objetivo atender a todos os públicos. Ele tem três interfaces com o usuário diferentes, um recurso único entre os softwares de segurança: uma mostrando só o básico, outra de “nível intermediário” com uma quantidade moderada de informação e uma terceira para “experts”, com todos os detalhes à mostra.

Leia também
» Norton Internet Security 2011: proteção máxima para seu PC
» Kaspersky Anti-Vírus 2011: fácil e eficiente
» Avira AntiVir Personal: excelente proteção contra malware
» Microsoft Security Essentials: proteja seu PC sem gastar nada
» PC Tools Internet Security 2011: devagar e sempre
» McAfee Internet Security 2011: barato, mas ineficaz
» Trend Micro Titanium Internet Security 2011: proteção sem complicação
» Panda Antivirus Pro 2011: proteção para quem tem paciência

Acreditamos que a maioria dos usuários irá achar que a interface básica é básica demais, e verdadeiros novatos terão dificuldade para encontrar a opção para “varrer” o PC (está escondida debaixo de uma caixa chamada “Segurança”). A interface intermediária é única e lembra a de um smartphone, com ícones e uma série de caixas onde várias “ferramentas” (“atualizar agora”, “configurar firewall”, etc) podem ser arranjadas pelo usuário, como os ícones de aplicativos em um iPhone. E há o modo expert, onde passei a maior parte do tempo, basicamente porque ele oferece o melhor acesso a opções avançadas de configuração.

A organização poderia ser melhor - gostaríamos ao menos de poder iniciar uma varredura a partir da tela inicial sem ter de vasculhar as abas - mas no geral não é muito difícil encontrar o que você precisa.

bitdefender_2011-360px.jpg

BitDefender: Três interfaces, da mais simples à mais completa (acima)

No geral os níveis de proteção do BitDefender são muito bons, mas um pouco aquém dos líderes entre os produtos de segurança que analisamos. Em nossos testes, o programa foi capaz de parar 22 de 25 ataques no mundo real e evitou 97.5 por cento de todo o malware conhecido em nossos testes de detecção tradicional. Os números parecem bons, mas os mehores produtos da categoria conseguiram bloquear 24 ataques no mundo real e bloquear 99 por cento ou mais do malware conhecido.

O BitDefender é excelente ao evitar falsos positivos. Ele não apontou absolutamente nenhum em nossos testes, e empatou com o PCTools Internet Security na taxa de sucesso ao tratar PCs infectados, removendo os componentes ativos do malware em 80 por cento dos casos, e removendo todos os traços do malware em 70 por cento deles.

Infelizmente, o BitDefender tem um sério ponto fraco com quando o assunto é o desempenho do sistema: embora as velocidades de varredura sob demanda (iniciada pelo usuário) e no acesso (sempre que um arquivo é aberto ou salvo) sejam aceitáveis, simplesmente ter o BitDefender instalado deixa o PC consideravelmente mais lento: dos vários produtos antivírus que testamos, o BitDefender foi o antepenúltimo colocado no teste de impacto no desempenho do PC.

Tivemos alguns outros problemas dignos de nota com o BitDefender É necessário registrar e ativar o programa durante a instalação, que demora uma eternidade. Gostamos de ver o BitDefender “caçar” software de segurança antigo em seu PC e se oferecer para removê-lo, evitando as dores de cabeça causadas por conflitos entre os programas, mas ter que reiniciar o PC e recomeçar a instalação do zero depois de uma remoção é um grande incômodo.

A maior preocupação foi a notável lentidão do programa em tudo, de simplesmente carregar sua interface a executar varreduras. Varreduras completas do sistema levaram muito mais de uma hora, e durante uma delas nosso computador “capotou”. Também não gostamos dos balões de alerta imensos que o BitDefender usa para se comunicar. A informação fornecida por eles nunca foi muito útil e poderia ficar escondida até mesmo de um usuário experiente.

No geral, embora tenha seus problemas o BitDefender ainda é uma boa escolha para quase qualquer tipo de usuário.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site