Imagem de fundo do header
Bitdefender Internet Security 2012 é proteção – e lentidão – garantidas
Home  >  Review
REVIEW

Bitdefender Internet Security 2012 é proteção – e lentidão – garantidas

Pacote obteve os melhores resultados ao identificar e neutralizar ameaças, mas a custo do desempenho geral do PC

Nick Mediati

Foto:

O Bitdefender Internet Security 2012 (a partir de 79 reais na licença para 1 PC) ficou em terceiro lugar no ranking de pacotes de segurança de 2012 elaborado pela PCWorld. Entretanto, apesar de ter conseguido a medalha de bronze, este foi o software que obteve a melhor nota nos testes de detecção, bloqueio e remoção de malware. Esses resultados fantásticos, combinados com uma excelente interface, a princípio o tornam uma ótima escolha. 

Leia também
» Saiba quais são os melhores antivírus do mercado em 2012

O Bitdefender detectou e bloqueou 96% das amostras em nossos testes em “mundo real” (que mostra quão bem o software consegue identificar novas ameaças), e flagrou 99.96% das amostras conhecidas de malware. Ambos os resultados são ótimo. Falsos positivos foram quase inexistentes, já que o programa errou em apenas um arquivo, ao marcá-lo como perigoso. O Bitdefender também foi o melhor do grupo no quesito limpeza: detectou e desativou todas as infecções, e removeu todos os traços do malware em 90% das vezes. 

A nova interface do Bitdefender é nossa favorita. O design antigo segregava o programa em três modos voltados para iniciantes, usuários intermediários e experts, e no final o resultado ficava muito complicado e desequilibrado: para usuários básicos ele era simplista demais, enquanto que o modo avançado era uma avalanche de abas e controles. 

Já o novo design é fácil de ser compreendido pelos iniciantes, porém consegue manter a flexibilidade essencial para usuários avançados. As telas são bem definidas, e em momento algum você se sente sobrecarregado por configurações e painéis. No topo da janela inicial há um indicador de status que informa se o usuário está protegido e, logo abaixo, um painel de rolagem lateral que permite ligar ou desligar diversos componentes do programa e acessar configurações mais específicas. 

bitdefender2012.jpg
Descomplicado: todos os recursos podem ser ativados ou desligados na tela inicial

Os painéis de configuração individuais possuem muito controles, mas eles são bem organizados. Ao clicar no botão de ajuda em cada um deles (em forma de ponto de interrogação), surgem mensagens pop-up que descrevem as funções de cada um. E o novo “piloto automático” já coloca os níveis de proteção da maneira recomendada.

Todavia, o Bitdefender poderia tentar reduzir seu impacto no desempenho do PC. O pacote aumentou o tempo de inicialização do Windows mais do que todos os concorrentes, adicionando 10 segundos a mais nos testes de boot, comparado a uma instalação nova do Windows. O programa também deixou o PC significativamente mais lento quando copiamos arquivos através de uma rede, completando a tarefa em 5 minutos e 37 segundos. Em comparação, a máquina sem o antivírus conseguiu realizar a tarefa em impressionantes 60 segundos. 

As velocidades de varredura são respeitáveis: a análise manual do Bitdefender checou 4.5GB de dados a procura de infecções em 1 minutos e 56 segundos, ficando na média dos resultados dos concorrentes. Na análise de acesso (que é executada quando um arquivo é salvo ou aberto), a verificação da mesma quantidade de dados foi finalizada em 4 minutos e 25 segundos, e, mesmo assim, esse resultado ficou um pouco acima da média, figurando no sétimo lugar entre 14 programas. 

Em suma, se você pode aguentar os problemas no desempenho do sistema, o Bitdefender Internet Security 2012 é um pacote excelente tanto para os iniciantes quanto para os experts.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site