Imagem de fundo do header
Blackberry Bold 9700 tem muitos recursos, mas poucas novidades
Home  >  Review
REVIEW

Blackberry Bold 9700 tem muitos recursos, mas poucas novidades

Smartphone traz GPS, Wi-Fi, Bluetooth e é mais robusto que aparelhos anteriores, mas não ganhou atualizações significativas.

René Ribeiro, da PC World

bold9700-150.jpg
Foto:

Testamos o BlabkbBerry Bold 9700 e ficamos com a clara sensação de que a RIM está se esforçando para dotar seus smartphones de características atraentes para o público em geral. Mesmo assim, ainda é um telefone celular com muitas e muitas características corporativas.

Físicamente, o Bold 9700 se parece muito com o modelo Curve 8520. Uma observação mais atenta revela que o Boldd 9700 é mais resistente: o acabamento em toda a extremidade é feito de metal, oferecendo robustez em caso de queda. A parte traseira é composta por um material emborrachado, com um detalhe em couro, que dá um ar mais refinados ao equipamento.

Com 10,9 centímetros de altura por 6 cm de largura e 1,4 cm de espessura, o smartphone pesa 130 gramas, e possui uma tela com 2,44 polegadas de diagonal, com resolução de 480 por 360 pontos.

Do lado técnico, o Bold 9700 é um smartphone bem completo: suporta redes 3G e Wi-Fi e também possui Bluetooth 2.1. A função GPS tem recursos de Geotag, que marca a longitude e latitude nas fotos, e ainda combina recursos de localização por mapas, usando para isso o Google Maps. O cartão de memória que acompanha o 9700 é padrão microSD e tem capacidade de 8 GB.
Não há novidades quanto ao sistema operacional, que continua sendo a versão 5.0 Blackberry

Para agradar o usuário
A RIM dotou o Bold 9700 com uma câmera de 3,2 megapixels com flash de LED, capaz de fazer vídeos em 25 quadros por segundo. A resolução da tela se mostrou excelente para a exibição de vídeos, tanto do Youtube, quanto vídeos baixados pela internet. A câmera obteve boas fotos em ambientes externos, com muita luz. O GPS
localiza rapidamente o sinal dos satélites e a atualização também é
rápida.

O tipo de conexão (3G ou Wi-Fi) é automaticamente detectada, depois que uma rede sem fio já  tenha sido cadastrada no aparelho anteriormente.

 

bold9700-350.jpg

A navegação na internet é rápida. Porém, a tela de 2,4 polegadas não é ideal para ler os textos. Quando se amplia o tamanho dos caracteres, é necessário arrastar a tela para a direita e esquerda para ler o texto todo. Mesmo ajustando a tela para o texto ser exibido em coluna, as letras ainda ficam pequenas e é necessário manter o movimento de arrastar a tela para ler tudo.

Quanto à sua capacidade de gerenciar e-mails, o Bold 9700 mantém a tradição dos BlackBerry como uma das melhores ferraments móveis para este tipo de tarefa. Ele suporta até 10 contas de e-mail e faz sincronização de e-mails corporativos, inclusive com agenda. Com o sistema da RIM, não é o aparelho que verifica novos e-mails e, sim, os servidores da empresa. Dessa forma a bateria consome menos energia.

Uma aplicação que merece destaque (e leva o aparelho mais para perto de usuários finais) é o Twitter for Blackberry Smartphones. Desenvolvido pela própria RIM, o aplicativo é muito fácil de usar, com menus bem planejados, que se ajustam a todas as características do serviço de microblogs.

Ações como enviar mensagens diretas (DM), fazer pesquisas, buscar pessoas e retuitar um post são executadas com poucos toques nos botões. Caso o usuário deseje enviar foto para o Twitpic, por exemplo, é bem fácil. Basta inserir o texto desejado e clicar no pequeno ícone da câmera. A pasta de imagens do 9700 é acessada e, depois da foto escolhida, basta clicar em enviar.

twitter_blackberry-350.jpg

Tela do Twitter for Blackberry Smartphones

Além do Twitter, há também aplicativos para acessar o Facebook e Orkut, além de mensageiros instantâneos, como MSN e Google Talk. O software Blackberry Desktop Software 5.0.1 ajuda nas sincronizações de arquivos com o PC e essa versão traz suporte completo ao Windows 7, e aceit os novos campos no catálogo de endereços.

A bateria do Bold 9700 suportou dois dias de carga. Nesse período, acessamos internet duas horas por dia, visitando sites, usando o Twitter e visualizando e-mails. Também realizamos algumas chamadas e usamos o GPS em trajeto que levou 40 minutos. Não está ruim, considerando que o acesso a rede e uso do GPS são tarefas que consomem energia consideravelmente.

O Bold 9700 é um Blackberry fácil de usar e há muitos aplicativos para ele. O ponto fraco ainda fica no tamanho da tela, quando se deseja ler um texto, por exemplo. Podemos dizer que usuários corporativos terão ótimo proveito de seus recursos. Usuários finais que buscam por novidades não irão encontrar muita coisa.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site