Imagem de fundo do header
Blackberry Curve 8900 traz muitos recursos e melhor design
Home  >  Review
REVIEW

Blackberry Curve 8900 traz muitos recursos e melhor design

Smartphone da RIM traz Wi-Fi, Bluetooth, GPS e uma interface mais intuitiva, além de dimensões que oferecem mais conforto para operar e transportar.

René Ribeiro, analista de testes da PC WORLD

BlackBerry8900_ilustra150.jpg
Foto:

O Blackberry Curve 8900 é o modelo mais leve e mais fino de toda a linha da RIM. Pesa 120 gramas e tem espessura de 1,3 centímetro. A altura é de 10,5 centímetros e de largura tem 6 centímetros. Pode-se dizer que o modelo 8900 é uma evolução da série 8300, tanto em design, quanto na interface.

E também uma versão mais em conta do modelo 9000, também chamado de Blackberry Bold, pois a interface dos dois modelos é muito parecida. Essa fusão foi muito interessante, pois assim a RIM conseguiu um smartphone com ótima relação entre custo e benefício.

Ele não um modelo 3G e funciona da rede EDGE. A velocidade obtida nos testes com internet foi satisfatória. Acessamos vídeos no Youtube sem interrupções, mas  baixar e-mails com anexos grandes (1 MB) foi algo um tanto demorado, cerca de dois minutos. O 8900 também conta com rede Wi-Fi e Bluetooth.

blackberry8900_350.jpg

Como os outros modelos, o Curve 8900 traz botão no lado esquerdo para ativar comandos por voz, botões para aumentar e diminuir volume e também um para acionar a câmera. Esses botões são customizáveis para qualquer outra função. Os botões ao lado do TrackBall ganharam um pouco mais de espaço, oferecendo melhor conforto.

A tela tem resolução half-VGA, de 480 por 360 pontos, e apresentou uma ótima nitidez para vídeos e imagens. O teclado full qwerty se manteve no 8900, o que também é boa notícia, pois a digitação se torna muito mais eficiente com esse tipo de teclado. Chamou a atenção a câmera de 3,2 megapixels, com zoom de 2x e flash. Boas fotos foram obtidas mesmo em movimento, graças ao estabilizador embutido.

Também é possível fazer vídeos com a resolução máxima de 240 por 180 pontos. Aplicativos como MSN, Google talk e Yahoo Messenger estão garantidos, assim como Facebook e Flickr. O Curve 8900 também vem com Documents To Go, onde é possível editar textos do Word, planilhas do Excel e apresentações do PowerPoint. Ele conta também com o Adobe Reader para ler documentos em PDF.

Para localização, o aparelho conta com GPS e utiliza o Google Maps como mapa. O teste mostrou precisão na localização e na atualização do mapa. Ele só não possui indicação da rota por voz. Os recursos de multimídia também estão melhores no 8900. O player de músicas está mais interativo com botões mais fáceis de visualizar e controlar os vídeos gravados também é tarefa mais confortável que em versões anteriores.

Quando se navega na internet as letras são muito pequenas devido ao tamanho da tela. Mas a configuração para zoom é feita com apenas um toque no TrackBall, onde o texto se ajusta automaticamente na tela. Além das mensagens MMS e SMS, o 8900 aceita a configuração de até dez contas de e-mail.

Leia também:
> Comparação de três modelos de Blackberry vendidos no Brasil
> Blackberry Bold, o primeiro aparelho da RIM com 3G
> Blackberry ganha loja de aplicativos online

Aliás, o e-mail continua sendo uma das características mais fortes da RIM, pelo seu serviço próprio de armazenamento de e-mails. As pessoas físicas utilizam o BIS (Blackberry Internet Service) e as empresas utilizam o BES (Blackberry Enterprise Service). São servidores específicos onde as mensagens ficam armazenadas e criptografadas, além do administrador de TI da empresa poder criar regras específicas para grupos de funcionários.

Os e-mails não precisam ficar armazenados no aparelho que, em caso de roubo ou perda, garante ainda a integridade das mensagens. Além disso, o aparelho não precisa ficar checando o e-mail, pois é o serviço que executa essa tarefa. Isso gera uma economia de bateria, já que não é o celular que fica acessando a rede a todo momento.

A bateria também impressionou. Usamos o aparelho durante três dias, acessando internet, GPS, testando Bluetooth e rede Wi-Fi, além de executar player de música e vídeo e, claro, executando ligações nesse período. Geralmente um smartphone não passa de dois dias com essa mesma condição de uso.

O Curve 8900 se destacou pelas dimensões mais confortáveis e a interface visual mais limpa, com melhor interação que modelos anteriores. Recursos também não faltam, desde e-mail, passando por multimídia e chegando na rede Wi-Fi e GPS. Apesar da velocidade satisfatória da rede EDGE, seria interessante se aproveitasse da velocidade da banda 3G.

O smartphone está disponível em todas as operadoras, mas até o fechamento deste review, apenas a TIM enviou sugestão de plano: com franquia mensal de 209,90 reais, inclui 400 minutos de ligações locais, 60 minutos de chamadas recebidas em viagem, 200 TIM Torpedos, 200 TIM FotoMensagens e tráfego de dados de até 1MB, o aparelho custará 2.029 reais.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site