Imagem de fundo do header
Booklet 3G, da Nokia, pode redefinir o mercado mundial de netbooks
Home  >  Review
REVIEW

Booklet 3G, da Nokia, pode redefinir o mercado mundial de netbooks

Com ele, usuários podem trocar o smartphone para um celular convencional e mais barato e contratar apenas um serviço de dados.

Michael Scalisi, especial para PC WORLD/EUA

Nokia_Booklet_3G_150.jpg
Foto:

Nokia_Booklet_3G_150.jpgEnquanto a intenção original do formato netbook é proporcionar um computador pequeno e barato para navegar na internet, o Nokia Booklet 3G parece ter sido projetado mais para atender as necessidades de profissionais que necessitam de mobilidade do que para qualquer outro tipo de usuário. Ele também pode vir a criar uma nova categoria de usuário móvel: aquele que dispensa o smartphone e utiliza um celular básico em combinação com um netbook repleto de funcionalidades (e contrata apenas um plano de dados).

A Nokia ainda não deu detalhes suficientes sobre o Booklet 3G (você pode ver um vídeo institucional dele abaixo), mas já sabemos que ele possui conectividade Wi-Fi (802.11 b/g/n) e 3G (como o próprio nome sugere), receptor GPS (sistema global de posicionamento por satélite) e bateria com autonomia de 12 horas. Seu peso é de 1,25 quilo e ele mede 26,4 centímetros de largura por 18,5 cm de profundidade por 1,99 cm de altura (quando fechado), num bonito gabinete de alumínio.

O Booklet 3G possui tela de 10,1 polegadas e se conecta a modelos maiores por meio de uma saída de alta definição (HDMI), segundo a companhia. Vem com microprocessador Atom, da Intel e vai rodar o sistema operacional Windows (ainda não se sabe qual versão), irá contar com os recursos dos serviços Ovi. Mais detalhes dele serão divulgados durante o evento Nokia World, que acontece no início de setembro.

Podemos especular, contudo, que ele deve ser mais caro que os netbooks que costumamos ver por aí e não seria surpresa alguma se o portátil da Nokia viesse com Windows 7 Home Premium ou Professional em vez da versão Starter, enxuta mas limita. Neste caso, a Nokia pode superar o 1GB de memória RAM e 160GB de HD, que são padrão nos netbooks.

Ao trazer um chip 3G HSPA integrado, é provável que seja vendido com um plano de dados bem formatado, dependendo da oferta que as operadoras de cada país fizer. O Booklet 3G também pode ser uma ótimo substituto para viajantes que frequentemente se frustram ao usar um iPhone ou outro smartphone como GPS em outros países: sua tela – maior - irá proporcionar uma visualização mais adequada.

O netbook da Nokia não é necessariamente um equipamento revolucionário. Mas sua combinação única de funcionalidades pode saciar as necessidades de mercado móvel profissional de modo mais adequado do que atual enxurrada de netbooks baratos que vimos por aí.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site