Imagem de fundo do header
Caderno digital,da Gotec, permite capturar documentos feitos à mão
Home  >  Review
REVIEW

Caderno digital,da Gotec, permite capturar documentos feitos à mão

Equipamento permite a digitalização de anotações manuscritas, salvando-as como imagens; mas falha na sua conversão em texto.

Mônica Campi, especial para PC World

caderno_digital_150.jpg
Foto:

Quem nunca teve vontade de digitalizar as anotações feitas durante uma aula ou reunião, para facilitar as coisas na hora de escrever um trabalho ou relatório? Pensando nisso, a Leadership lança o Caderno Digital Gotec. O aparelho tem o formato de uma prancheta, onde você posiciona um bloco de papel de anotações, tamanho A4.

O kit inclui duas canetas, um cabo USB, CD com pacote de software, capa de tecido e quatro pilhas AAA. Em um primeiro momento, o Caderno Digital funcionou de forma satisfatória. As pilhas fornecem energia para o pequeno display monocromático localizado no canto superior da prancheta, que indica o número da página utilizada para a anotação.

Fique atento a esse número. Como o equipamento capta apenas o movimento feito na superfície, ele não é capaz de identificar se você fez, por exemplo, uma anotação na segunda página do bloco de papel, gravando esses dados como se fossem da primeira e promovendo uma bagunça no arquivo.

Os dados são salvos na memória interna de 32 MB como JPEG, da mesma forma que foram escritos.

Para acessar os arquivos em forma de imagem no computador, basta instalar o CD e plugar a prancheta no micro via cabo USB. E é aí que o Caderno Digital se complica.

A utilização dos softwares e a conversão do arquivo em JPEG para texto são bem confusas e pouco intuitivas, apesar da versão demo que acompanha o produto.

No CD há dois softwares. Um chamado Digital Organizer, para baixar e fazer pequenas edições no arquivo em JPEG, e para o envio do arquivo por e-mail; e outro chamado MyScript Notes, utilizado para converter o arquivo de imagem para texto, editá-lo como documento do WordPad, bloco de notas ou até transformá-lo em PDF.

O Digital Organizer permite selecionar e definir que tipo de traçado você quer para palavras ou gráficos. Com esta ferramenta não é possível transformar as anotações salvas como imagem em texto, apenas mudar o traçado, alterar as cores, cortar partes ou apagar conteúdo.

caderno_digital_350
Caderno digital: prancheta eletrônica vem com memória de 32MB

Mas o programa permite que você inclua textos na imagem e oferece algumas opções de extensão para o arquivo, como BMP e TIFF.

Em nossos testes, a ferramenta MyScript Notes não conseguiu ler corretamente as anotações que foram feitas em letra de forma ou com uma escrita mais corrida (os famosos garranchos), misturando símbolos e exibindo palavras sem sentido.

Para que o programa consiga converter melhor os textos (mas ainda com alguns erros) foi necessário adotar letra cursiva sem rabiscos e escrita calmamente.

E o MyScript Notes funciona apenas durante 30 dias, como versão Trial! Para utilizar o programa por mais tempo é necessário comprar o programa (preço não fornecido).

O equipamento poderia ser utilizado por executivos ou jornalistas, durante palestras ou coletivas, mas seria útil apenas como arquivo de consulta, pois dificilmente quem precisa cobrir um evento irá escrever de forma clara e calma.

Talvez para estudantes o Caderno Digital Gotec funcione de uma maneira mais satisfatória, pois anotações de aula são muitas vezes usadas como consulta, mesmo sem serem transformadas em textos.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site