Imagem de fundo do header
Câmera BenQ DC E1000 tem reconhecimento facial e é muito veloz
Home  >  Review
REVIEW

Câmera BenQ DC E1000 tem reconhecimento facial e é muito veloz

Com resolução de 10 MP, pode capturar até 12 fotos em apenas um segundo, sensibilidade máxima de ISO 1600 e função shake free.

Por René Ribeiro, analista de testes da PC World

benq_dc_e1000_150.jpg
Foto:

Apesar da tímida presença no mercado brasileiro, a BenQ tem produtos que concorrem com gigantes do mercado. É o caso da DC E1000, câmera digital de 10 megapixels que não deixa nada a desejar frente à concorrência.

Direcionada para fotógrafos amadores, ela supera em funcionalidades muitos modelos da mesma categoria.

O face-tracking, por exemplo, faz o reconhecimento dos rostos das pessoas que estão na área a ser fotografada, destacando-as do ambiente ao redor – de acordo com o fornecedor, ela pode reconhecer até nove rostos sem falhas. O resultado, na prática, foram imagens mais nítidas de pessoas fotografadas em ambientes com muitos elementos.

Destaque para o botão shake free, localizado ao lado do botão de disparo e que, acionado, reduz o risco de imagens tremidas. Tal característica, contudo, exige boas condições de iluminação. Nos testes realizados por PC World em ambiente com pouca luz, obtivemos algumas imagens ligeiramente tremidas.

Para obter fotos em seqüência, a DC E1000 apresenta duas alternativas. A primeira utiliza uma combinação da função Esporte com o botão disparador. Mantido pressionado, ele realiza múltiplos disparos, limitado ao tamanho da memória disponível no cartão (aceita cartões SDHD de até 4 GB).

benq_dc_e1000_430

DC E1000: Bom preço e muitos recursos

Já na função Speedy Burst, ao pressionar o disparador uma única vez, a câmera captura 12 fotos em apenas um segundo, suficiente para registrar pequenas variações de posição de objetos ou movimento de pessoas na cena, como foi verificado nos testes.

A função Temporizador funciona de forma semelhante, mas com intervalos de um segundo entre as imagens. Se a idéia é fotografar pessoas em movimento, como em partidas esportivas, sem deixar rastros, basta manter a opção Super Shake ativa.

Facilidade de uso
Apesar de compacto (9,6 centímetros por 5,8 cm por 2,2 cm e 135 gramas de peso), o modelo oferece acesso fácil às suas funcionalidades, com muitas opções disponíveis a partir de um único botão.

Acionado, apresenta ícones com legendas em português em seu grande display de três polegadas. Algumas funcionalidades, porém, estão parcialmente ocultas.

A função macro, por exemplo, é acionada por meio do botão de avanço de fotos. Em nossos testes, a distância mínima para imagens com foco perfeito foi de nove centímetros.

Algo raro de se ver em câmeras amadoras é a possibilidade de alterar manualmente a velocidade do obturador. Ao manipular essa função, ajustando o obturador para permanecer aberto o maior tempo possível (oito segundos) e sensibilidade máxima (ISO 1600) e usando um tripé, foi possível fotografar em um ambiente onde não havia luz, com resultado satisfatório.

A câmera oferece zoom óptico de 3 vezes e o digital auxilia com mais 4x. É bom frisar que, em equipamentos dessa categoria, o zoom digital não é tão preciso e reduz significativamente a qualidade de imagem final.

A DC E1000 utiliza bateria, em vez de pilhas recarregáveis. Nos testes de autonomia e sob uso intenso, a bateria funcionou por cerca de 4 horas.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site