Imagem de fundo do header
Câmera de vigilância TV-IP312W filma no escuro e pode ser usada sem fio
Home  >  Review
REVIEW

Câmera de vigilância TV-IP312W filma no escuro e pode ser usada sem fio

Modelo da Trendnet é robusto, discreto, tem sistema de detecção de movimento e envia e-mails sobre a ocorrência de eventos.

Por René Ribeiro, analista de testes da PC World

trendnet_tvip321w_150.jpg
Foto:

trendnet_tvip321w_260A busca por câmeras de vigilância vem aumentando, estimulada por empresas e usuários finais preocupados com a questão da segurança. Para atender tal demanda, há no mercado soluções de vários tipos, desde as mais simples, que apenas filmam e gravam num aparelho de DVD ou mesmo videocassete, a equipamentos mais complexos que funcionam no escuro, detectam movimentos e sinalizam ocorrências diversas com o envio de mensagens pelo correio eletrônico.

Avaliamos a TV-IP312W, da Trendnet, que pertence ao segundo grupo de câmeras. Robusta, a máquina pode ser usada em ambientes externos – com a devida proteção para chuva –, mas é em áreas fechadas que ela mostra seu potencial.

Capaz de gravar imagens em VGA (640 x 480) a 30 quadros por segundo, ela pode ser usada no modo noturno. Nessa situação, seus sensores infravermelho são ativados e as imagens registradas em tons de cinza.

Mesmo nessas condições, as imagens geradas permitem identificar claramente uma pessoa distante até oito metros da câmera em uma sala na total escuridão.

Um recurso interessante no modelo testado é sua capacidade de operar em redes sem fio, embora necessite de um ponto de alimentação elétrica. Tal funcionalidade amplia as possibilidades de locais de instalação, desde que dentro da área coberta pelo sinal da rede WiFi.

Atenção ao instalar
Mesmo com tantas features disponíveis, a instalação da TV-IP312W não é complexa, embora exija algum trabalho. Antes de colocá-la em seu lugar definitivo, deve-se conectá-la, via cabo de rede, ao PC para que possa ser configurada adequadamente.

Você deverá fazer isso usando seu browser preferido e seguir, passo-a-passo, as orientações do manual do usuário que acompanha o produto.

++++

trendnet_tvip321w_150Nessa etapa, é necessário informar à câmera o endereço da rede sem fio que será usado por ela. Esse endereço é único e não pode estar sendo utilizado por nenhum outro dispositivo de rede.

Depois disso, torna-se necessário fazer com que a câmera identifique sua rede WiFi. Como ela deve estar protegida – se não estiver, trate de fazer isso o quanto antes –, forneça a chave de segurança quando solicitada e deixe que o assistente complete o processo de instalação automaticamente. Ao final, a TV-IP312W pode ser desconectada do PC e instalada onde irá operar.

O monitoramento da câmera pode ser feito por qualquer PC da rede que tenha o software SecurView (que acompanha o dispositivo) instalado; é necessário cadastrar o endereço IP atribuído a cada câmera (no máximo 16) que se deseja monitorar.

O software também permite gravar as imagens e ouvir o som ambien¬te a partir de um microfone embutido da câmera.

A câmera oferece vários ajustes de sensibilidade, permitindo seu acionamento a partir de alguns padrões predefinidos. Encontre aquele que melhor se ajusta às suas necessidades de monitoramento.

Ela também permite gravar as imagens geradas em pendrive (que não acompanha o produto). Recomenda-se que o equipamento seja instalado em um local discreto, de preferência que apenas a lente esteja à mostra. Pode-se ainda enviar as imagens para um endereço de e-mail determinado.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site