Imagem de fundo do header
Câmera Finepix Z20 tem visual atraente, mas lente não ajuda
Home  >  Review
REVIEW

Câmera Finepix Z20 tem visual atraente, mas lente não ajuda

Com uma pequena lente embutida, modelo da Fujifilm se esforça pelos recursos, mas não atinge grandes resultados

René Ribeiro, analista de testes da PC World

Foto:

O modelo Finepix Z20 fd, da Fujifilm, é uma câmera com design clean e dimensões pequenas, ótima para levar no bolso. Ela não tem botão liga/desliga e sim, o protetor da lente que desliza para o lado, fazendo aparecer a pequena lente embutida e também ligando a máquina.

Percebemos logo no primeiro teste que é muito fácil o dedo médio da mão esquerda obstruir a lente. Isso porque além de embutida, ela não fica no centro e sim na parte esquerda superior da câmera. Apesar disso, ela obteve boas fotos na resolução máxima de 10 megapixels.

z20

Além dessas resoluções, há intermediárias de 5, 3, 2 e 0,3 megapixels. É possível também escolher o modo 3:2, que é a proporção para fotos wide onde a resolução atinge então 7 megapixels. O zoom de 3x é comum e a imagem sai como prometido.

O menu, exibido em um display de 2,5 polegadas, é bastante amigável. As funções estão bem claras e não é necessário muitos toques no botão para chegar até a opção desejada. São 16 modos de cena pré-configurados, que ajustam a câmera para situações diferentes, como por exemplo, modo paisagem, retrato e macro.

z20_verso

A Z20 também tem função de detecção de rostos, que se saiu bem nos testes. Fotografamos várias pessoas em um ambiente amplo e o foco se manteve nessas pessoas, deixando a imagem com bastante nitidez. No modo macro, a Z20 obteve boa nitidez nas fotos tiradas com flash.

Para fotos internas é preciso ter boa iluminação, mesmo com flash acionado. As imagens tiveram um resultado pixelado, onde passa a impressão de que há minúsculos espaços entre os pixels que faltam ser preenchidos.

Veja mais câmeras compactas de 10 megapixels: 
> Exilim EX-Z-1050 traz 38 modos de cena e um preço que assusta
> PowerShot SD770 IS tem bons recursos, macro e ainda edita os vídeos
> Lumix FS5 é boa opção custo/benefício e traz bons recursos
> Cyber-shot DSC-W170 tem teleobjetiva e bons recursos internos

Vídeos e recursos extras

A Z20 faz filmes com som e basta apertar o botão ao lado do botão de disparo e ela começa a gravar de imediato. Os formatos de filme são de 640 por 480 pontos e 320 por 240, em 30 frames por segundo.

Nos testes com vídeo ela se mostrou versátil, sem perder o foco quando movíamos a câmera. A câmera também oferece uma interessante opção para editar vídeos diretamente no aparelho.

No menu de visualização é possível redimensionar a foto no formato ideal para blogs, ou seja, 0,3 pixels ou o famoso padrão VGA. Mas não é possível redimensionar para outras resoluções.

A Z20 vem também com infravermelho que serve para enviar as fotos por meio dessa tecnologia sem fio. Entretanto, vale lembrar que hoje em dia é difícil encontrar dispositivos com infravermelho para tal função. Seu preço sugerido de 999 reais pode ser vantajoso dependendo da finalidade, porém um pouco acima se considerarmos os poucos recursos disponíveis.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site