Imagem de fundo do header
Câmera fotográfica da Panasonic é a prova d’água e dura na queda
Home  >  Review
REVIEW

Câmera fotográfica da Panasonic é a prova d’água e dura na queda

Modelo Lumix DMC-TS1 filma em alta resolução e tira fotos em até 12 megapixels. Para um equipamento compacto, preço de R$ 1.999 é alto.

René Ribeiro, da PC WORLD

camera_frente_150x100.jpg
Foto:

Ela é pequena, dura na queda e a prova d'água. A câmera Lumix DMC-TS1, da Panasonic, consegue tirar fotos de até 12 megapixels e filmar com alta resolução. Tudo isso, porém, tem um preço: 1.999 reais.

Avaliamos o modelo para saber se ela cumpre o que promete. Em primeiro lugar, derrubamos a câmera da altura descrita pelo manual (com muito medo). Ao ligá-la, tudo estava bem: display LCD exibindo todas as funções, botões respondendo normalmente aos comandos e lente focando normalmente a paisagem.

No teste com a água, a  câmera também cumpriu o prometido. Mergulhamos a câmera em um balde, ligamos e batemos algumas fotos. Deixamos a câmera mergulhada por dez minutos, para testar a resistência à infiltração. Retiramos e tudo estava funcionando normalmente.

Mas a câmera digital da Panasonic é muito mais do que um modelo durão e para praticantes de esportes radicais. Ela grava vídeos em alta resolução (1.280 por 720 pontos) e, além deste, há mais três formatos: 848 por 480, 640 por 480 e 320 por 240 pontos.

Leia também:
> Regras básicas para fazer retratos
> Qual o melhor celular para fotos e vídeos?
> Crie fotos com ótimo contraste
> Como será a câmera básica do futuro?
> Edite suas fotos de graça na web

camera_frente_350.jpg

                                                           Lumix DMC-TS1: faz fotos em 12 megapixels e vídeos em alta definição

Estas três últimas opções ajudam a não ocupar tanto espaço no cartão de memória e também oferecem flexibilidade para distribuir os vídeos em sites ou mesmo fazer a postagem em blogs.  O ponto negativo ficou por conta do formato de arquivo de vídeo. Apesar da ótima qualidade em alta definição, MTS é pouco conhecido.

O modelo testado faz fotos em 12 megapixels. Quando vimos uma lente que não era tipo retrátil, desconfiamos da qualidade das imagens. Mas os testes mostraram que ela faz ótimos retratos, tanto de paisagens, quanto de ambientes internos. A lente é da tradicional fabricante Leica e tem zoom óptico de 4,6 vezes. Você pode usar a máquina nas resoluções de 8, 5, 3, 2 e VGA (0,3 megapixels).

Há 24 modos de cena pré-ajustados que auxiliam a tirar fotos. O modo macro, por exemplo, consegue focar objetos na distância mínima de cinco centímetros. Ela tem também detecção de rostos. Outra função interessante é a gravação de áudio nas próprias fotos. Isso ajuda na organização quando tiramos muitas fotos em uma viagem. Ao retornar para casa, a identificação de locais ou paisagens se torna uma tarefa bem mais fácil.

camera_display_350.jpg

Botões bem posicionados tornam confortável o manuseio das funções

O display de 2,7 polegadas permite boa visualização das fotos e também dos ícones que indicam a configuração. O menu (que pode ter sua exibição configurada para língua portuguesa) tem navegação fácil, com telas que exibem as funções de modo claro e com as teclas bem posicionadas. A bateria de lítio durou dois dias com testes intensos de gravação de vídeo e tirando fotos.

A câmera vem acompanhada de cabos para conectar a USB do PC e um cabo tipo RCA para conectá-la a uma TV. Mas, apesar da câmera ter uma saída HDMI (que transmite alta definição de imagem e também som), esse cabo é vendido separadamente.

As fotos e imagens podem ser exibidas no computador, direto no monitor ou na TV. Se você quiser publicar no YouTube, vai precisar fazer a conversão para o formato do site de compartilhamento de vídeos do Google. E para isso é necessário um software, que não acompanha o produto.
O preço de 1.999 reais da Lumix DMC-TS1 está longe de ser ótimo. Pode-se até explicar que a câmera é construída para ser dura na queda, mas para uma câmera compacta, é realmente um preço bem salgado.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site