Imagem de fundo do header
Câmera IC-1520DPg tem bom preço e é fácil de configurar
Home  >  Review
REVIEW

Câmera IC-1520DPg tem bom preço e é fácil de configurar

Silenciosa, tem sensor de movimentos, grava vídeos, envia imagens por e-mail, tem recursos wireless e pode ser acessada pela web.

René Ribeiro, analista de testes da PC WORLD

IC-1520DPg_150.jpg
Foto:

Se você não têm dinheiro suficiente para instalar um sistema de monitoramento por câmeras e alarmes ligados a centrais de companhias de seguros, saiba que existem alternativas interessante e co preços atraentes. Uma câmera específica ligada à de dados, equipada com software que controla a lente e operações podem dar conta do recado.

Sistemas assim custavam, há pouco mais de um ano, cerca de 1.600 reais. Hoje é possível encontrar algo mais sofisticado por menos de 700 reais. É o caso da câmera IC-1520DPg, da Edimax. Nos testes realizados por PC WORLD duas características se sobressaem. Sua lente possui movimentação de até 175 graus, ser partes mecânicas (ela se move sem fazer barulho); tem um tamanho bem reduzido (11,3 centímetros de altura por 8 cm de largura e 3 de profundidade).

O dispositivo oferece dois tipos de conexões à rede (por cabo ou wireless) e é bem fácil de ser instalada – com muito menos exigências do que modelos comercializados no passado. O software de administração da IC-1520DPg faz a configuração automática.

Primeiro conectamos a câmera na rede cabeada, pois é necessário fornecer ao seu circuito um endereço IP válido dentro da rede e questão. A partir daí o programa irá localizar a câmera e basta clicar no botão Setting Wizard para que um novo endereço IP seja fornecido ao dispositivo e pronto.

O mesmo aplicativo é usado para a configuração da câmera na modalidade sem fio; basta selecionar esta opção na tela correspondente. O assistente irá exibir as redes disponíveis e, depois de selecionar a rede desejada e fornecer a senha a configuração estava completa. Basta desconectar a câmera da rede e posicioná-la no lugar desejado.

IC-1520DPg_350.jpg

Recursos
O software de controle possui botões que permitir mover a câmera, gravar posições desejadas e também fazer com que a lente fique se movendo em uma rota pré-determinada. Embora o programa possa ser instalado em qualquer PC da rede, é necessário fornecer o nome do usuário e da senha para ter acesso às imagens que podem ser gravadas nos formatos 320 por 240 pontos e 640 por 480 (com nitidez suficiente para identificação de rostos). As imagens também podem ser vistas pela internet, desde que se conheça o endereço IP da câmera, além do usuário e da senha de acesso dela.

A detecção de movimentos é um item interessante para monitor ambientes e informar, por meio de imagens enviadas por e-mail, quando o ambiente é ‘invadido’. O software  ainda oferece a opção de se tirar fotos do ambiente monitorada em período de tempo pré-definidos. As imagens têm apenas 27 KB cada, mas intervalos de tempo muito curtos podem entupir a caixa de e-mails com as imagens capturadas.

A função Schedule oferece opção de agendar gravação, inserindo a data e hora de início e término. Um minuto de gravação resultou em um arquivo de 30 MB, gravado no HD do PC cliente. Ou seja, 6 horas de gravação ininterrupta (por exemplo, durante a madrugada) vai exigir pelos menos 10,8GB de espaço livre no disco rígido.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site