Imagem de fundo do header
Câmera Sony Alpha NEX-5 é pequena, mas poderosa
Home  >  Review
REVIEW

Câmera Sony Alpha NEX-5 é pequena, mas poderosa

Com lentes intercambiáveis, resolução de 14 megapixels, visor LCD retrátil e qualidade de imagem superior, a NEX-5 desbanca até algumas câmeras profissionais

PC World/ EUA

Foto:

A Sony Alpha NEX-5, que traz recursos tanto das câmeras point-and-shoot quanto de DSLRs profissionais, explica porque muito fanáticos por gadgets admiram a Sony. As características de alta performance – incluindo um sensor APS-C CMOS de 14,6 megapixels, sistema auto-foco de 25 pontos e um modo burst de 7 frames por segundo – vai além do que geralmente é encontrado em câmeras compactas.

Como o corpo da NEX-5 é muito compacto (11,1 por 6 cm), o diâmetro da objetiva E-moint de 18-55mm fica acima do topo da máquina. O visor LCD de 3 polegadas (921,600 pontos) ocupa a maior parte da traseira, deixando somente o espaço suficiente para três botões e o comando de modo de exposição. Mesmo sendo pequena, a NEX-T ainda sim é confortável para segurar.

O LCD, utilizando um dos recursos mais interessantes dos dispositivos compactos, pode ser projetado 80 graus para cima ou 45 graus abaixo. Não importa de que ângulo o usuário segure o dispositivo, basta ajustar a tela para acomodar a visão, o que encoraja fotos mais criativas.  Tenha em mente que, entretanto, a câmera não tem visor óptico ou eletrônico (apesar de que é possível adquirir um visor elétrico opcional separadamente). Logo, independentemente do gosto do usuário, a única maneira de compor a imagem é via LCD.

 

nex501.jpg

Visor móvel ajuda na hora de variar nas maneiras de segurar a câmera e estimula a criatividade

Botões e menus
Contando com o disparador, a NEX-T possuiu no total seis botões externos. A Sony reduziu a esse número utilizando um sistema de menu inteligente que é gráfico (algo ótimo para fotógrafos) e fácil de navegar. Por exemplo, em vez de colocar um botão de modo de exposição no topo da câmera, como é de costume, a Sony cria a imagem de um botão no LCD, que pode ser rodado utilizando o dial multiuso na parte traseira da câmera. Após algumas horas de fotografia, todas as configurações necessárias puderam ser encontradas a partir desse sistema único.

Adicionando mais flexibilidade, os botões na parte traseira são contextuais; as especificações de cada um são exibidas no LCD. Mas no painel no topo da câmera, o botão para filmar é muito bem destacado, e não é a única maneira de habilitar o modo para gravação. Muito próximo desse também estão os comandos de Playback e o responsável por ligar e desligar o dispositivo. 

Qualidade de Imagem
Em relação à qualidade de imagem, a NEX-5 consegue resultados como uma câmera profissional. Exposição, fidelidade às cores, nitidez e o ruído nas imagens são muito bons. Fotos tiradas com uma NEX-5 são impressionantes quando comparadas com os resultados de câmeras DSLR profissionais e outras câmeras com objetivas intercambiáveis.

A melhor pontuação da NEX-5 foi na precisão das cores dentro dos sete quesitos analisados no teste da câmera, desbancando dispositivos profissionais como a Canon EOS 7D e a Canon EOS Rebel T2i nessa categoria. A qualidade de exposição também foi impressionante, tendo a NEX-5 superado todas as câmeras na bateria de testes, a não ser pela Canon EOS 7D.

O dispositivo da Sony também se deu bem nos testes de nitidez, mas a distorção foi um ponto fraco. No geral, a Alpha NEX-5 ficou com um Muito Bom na pontuação de imagem; a Canon EOS 7D é a única câmera que obteve um melhor resultado até agora.

Para visualizar a imagem  abaixo (tirada com NEX-5), em tamanho real, clique aqui (http://migre.me/13NFF)

 

nex503.jpg

 

Durante os testes, a capacidade da NEX-5 foi levada ao limite ao fotografar um jogo de basquete e tirar fotos com ISO de 1600 e 3200. As imagens foram estáveis, com cores saturadas e o ruído na imagem foi bem controlado. Ainda mais, ao fotografar com taxa de 7 frames por segundo, ela foi capaz de registrar ações que teriam sido perdidas com modelos compactos. 

Fotos em formato RAW também estão disponíveis, mas limita o modo burst para até oito fotos ou cinco frames para RAW + JPEG. A Sony inclui conversores RAW tanto para Mac quanto para Windows. Já que fotografias em JPEG são excelentes, o usuário talvez só mude para format RAW quando estiver em condições adversas de luz, quando é preciso detalhar a maioria das informações na sombra ou fora de áreas iluminadas.

Há três resoluções para escolher no modo Movie, chegando até 1080p, todas com altas taxas de frames. Há a opção de optar pelo formato do vídeo também: MP4 ou AVCHD. Ambas qualidades de vídeo e áudio estéreo são muito boas. A câmera inclui uma entrada HDMI, que permite transmitir o sinal para um monitor externo; como alternativa, é possível descarregar as filmagens no programa de edição de vídeo da preferência do usuário, para finalizar o filme. Uma recomendação é para sempre manter o cabo HDMI por perto, pois os filmes da NEX-5 ficam ótimos em uma TVHD.

Nos testes realizados em laboratório, o NEX-5 provou ser a câmera de lentes intercambiáveis a vencer em qualidade de vídeo. Alcançou a maior pontuação para gravação de vídeo com muita luz, pouca luz e na captura de áudio, driblando todas as outras sete competidoras e chegando a nota Superior em vídeo. 

Há um vídeo de exemplo AVCHD (feito em resolução 1920x1080 a 60 campos entrelaçados por segundo) que foi feito com a NEX-5 em um ambiente fechado com muita luz (http://migre.me/13NGM) e com pouca luz (http://migre.me/13NH4). Para visualizar a qualidade máxima, basta selecionar 1080p no menu no canto direito inferior do player. Há também gravações feitas em MP4 com resolução 1440x1080 (30 frames por segundo) novamente com muita luz (http://migre.me/13NHq) e pouca luz (http://migre.me/13NHN).

 

 

Opções de lentes
O tamanho pequeno da NEX-5 significa que a Sony teve que optar pela estabilização baseada nas lentes e não no sensor do dispositivo. As lentes principais 18-55mm f/3.5-5.6 zoom e a 16mm f/2.8 tipo E-mount estão disponíveis. Ambas têm alta qualidade óptica e também ficam ótimas na câmera. O zoom inclui uma baioneta para-sol acoplada e a parte da frente da lente aceita filtros com até 49 mm. A lente de 16 mm não inclui o para-sol, mas tem a baioneta que aceita o acessório, e também acopla filtros com até 49 mm. Já que os anéis de foco não rodam, é possível usar um polarizador em uma das lentes. Ambas objetivas tem som mecânico e a performance é ágil. 

 

nex502.jpg

As duas lentes disponíveis variam entre f/2.8 e f/3.5-5.6 

Para calcular a distância focal em termos da 35mm, há o fator de 1.5X de ampliação. Logo o zoom 18-55mm chega a 27-82.5mm, enquanto a lente 16mm tira fotos como uma grande angular de 24mm. A lente 16mm possui uma falha pois distorce levemente os cantos, mas se isso não for problema, o usuário pode aproveitar bastante dessas objetivas.

 

Recursos especiais
No topo da lista de ferramentas especiais está o modo Sweep Panorama. A NEX-5 não só deixa mais fácil fotografar panorama horizontais e verticais, mas também mescla e processa as imagens na própria câmera, quase que instantaneamente. 

Basta “arrastar” a câmera de um lado para o outro em um ritmo constante, e vá ao modo Playback para vislumbrar a imagem expansiva que acabou de ser criada. Esse recurso funciona melhor em paisagens estáticas – pessoas em movimento na cena podem causar efeitos indesejáveis. 

A Sony lançou também um update gratuito do firmware para NEX-5, que adiciona efeito 3D às fotos tiradas no modo Sweep Panorama. É necessário um par especial de óculos 3D Active Shutter da Sony e uma TV 3D compatível para visualizar o efeito tridimensional nas fotos. 

A Sony também incluiu a tecnologia Anti Motion Blur para auxiliar na correção de borrões quando se trata de objetos móveis, a opção Auto High Dynamic Range para melhorar a captura com muita luz ou sombra, e ainda um pacote de dicas de fotografia integrado para ajudar o usuário a utilizar o máximo da câmera quando estiver a campo. 

Recursos que faltam
A NEX-5 não tem flash incorporado. Há na caixa um flash externo, mas utiliza um “terminal de acessórios inteligente”, em vez do tradicional encaixe “hot shoe” (encaixe na parte superior onde é acoplado o flash).  Ao fotografar e filmar, os resultados não aparecem juntos no modo Playback; é preciso mudar para a pasta Movies, que também não mostra fotografias. 

Software
O usuário pode visualizar os arquivos JPEG com praticamente qualquer aplicativo de foto, mas não há muito suporte para os arquivos RAW além do próprio software da Sony que vem no pacote. Felizmente, o Image Data Converter SR é um programa muito bom, disponível tanto para Mac quando para Windows. Tem uma boa variedade de controles que ajudam o usuário a drenar o máximo de informação possível dos arquivos.

Um destaque fica para o controle D-Range Optimizer que permite explorar sombras e recuperar luzes estouradas manualmente. Um truque muito elegante incluso no software é a habilidade de conectar diretamente com o editor de imagens mais usado do usuário: uma vez processados os arquivos Raw no software da Sony, ele transfere o usuário diretamente para o Photoshop ou outro aplicativo de sua escolha, além de funcionar com o Aperture. Esse link ajuda a facilitar o fluxo de trabalho consideravelmente. 

Os vídeos AVCHD feitos na NEX-5 também não são grandes dores de cabeça. A maioria dos editores de vídeo consegue decodificar os arquivos AVCHD, embora, assim que o usuário pluga a câmera no computador, o software já reconhece o dispositivo e os vídeos que ele contém.

Se quiser arrastar e soltar os arquivos de vídeo do Memory Stick da Sony para o computador, o usuário pode se perder no sistema de armazenamento da Sony. Os vídeos estão lá – basta ir na pasta MP_ROOT e arrastar os arquivos MP4.

Conselho de compra
A Sony NEX-5 é uma câmera excelente para fotógrafos amadores que querem passar das câmeras compactas para algo com mais capacidade, mas não tanto quanto profissional. Sua portabilidade – juntamente com o modo burst incrível, boa qualidade de imagem e de captura de vídeo em HD – faz desse dispositivo uma excelente escolha para fotografar crianças, viagens e mesmo esportes amadores.

No Brasil, ainda não há previsão para a chegada da NEX-5. Contudo, o modelo anterior NEX-3 foi anunciado na última edição do Photo Image e deve chegar em outubro por aqui, também sem previsão em relação ao preço.  

 

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site