Imagem de fundo do header
CameraBag: aplicativo cria filtros para a câmera do iPhone
Home  >  Review
REVIEW

CameraBag: aplicativo cria filtros para a câmera do iPhone

Com nove opções distintas de filtros, o CameraBag deixa as imagens tiradas no iPhone com um visual estilizado. Programa funciona também com imagens já na sua biblioteca de fotos.

Jonathan Seff, Macworld/EUA

camerabag-72.jpg
Foto:

As fotos tiradas com o iPhone, falando honestamente, não são a melhor coisa do mundo. As imagens, na maioria das vezes, precisam de "ajuda" em um editor de fotos posteriormente. Uma boa solução para usar no próprio aparelho é o CameraBag, que aplica filtros às fotos tiradas com o iPhone (ou presentes na sua biblioteca de imagens) para deixá-las com um visual estilizado que vai além do que a câmera interna oferece.

O CameraBag oferece nove filtros distintos, incluindo o Helga (formato quadrado com vinheta), 1974 (que escurece a imagem), Fisheye (lente distorcida), Ansel (preto e branco) e Cinema (largo). Para começar, você pode tirar uma foto com a câmera do iPhone a partir do CameraBag, ou escolher uma foto já na sua coleção. Então, você aplica cada filtro em uma imagem particular e salva o efeito desejado em um novo arquivo (o aplicativo não modifica a imagem original; para fotos tiradas com o programa, há uma preferência que pode salvar a foto original também). Além disso, é possível configurar o tamanho das imagens.

Para ver como uma foto fica com um filtro em particular, abra o arquivo e toque no nome do filtro no topo para trazer uma lista com todos eles, ou passe o dedo para a esquerda ou direita na tela para navegar entre o filtro anterior e o próximo. Por padrão, os nove filtros (e uma opção Original que mostra a imagem sem modificação) permitem isso. Mas também dá para configurar apenas seus favoritos nas preferências do aplicativo.

camerabag-fish-interna
Filtro Fisheye: simula uma lente grande angular

É possível usar filtros múltiplos em uma imagem, mas um tanto trabalhoso: aplique um filtro, salve a imagem, abra-a no CameraBag (seria mais fácil se pudesse aplicar um por vez).

As preferências do aplicativo também permitem ativar e desativar efeitos de corte e de borda. Com o corte ligado, certos filtros (como Lomo e Helga) cortam a imagem para uma proporção que seja similar à da lente ou câmera que o filtro tenta emular. As bordas oferecem efeitos de Polaroid (como no Instant), entre outros. Infelizmente, não dá para ligar ou desligar os efeitos para imagens individuais – é tudo ou nada.

No geral, os filtros do CameraBag são variados e de boa qualidade, oferecendo horas de diversão. Para ter uma idéia do que dá para fazer, veja o grupo CameraBag no Flickr, com imagens feitas pelos usuários do aplicativo.

Os desenvolvedores também criaram uma versão reduzida, chamada CameraBag Lite:Retro (gratuita), com apenas três filtros. O CameraBag é compatível com qualquer iPhone ou iPod touch rodando o software 2.x.

camerabag-ansel-interna
Filtro Ansel: efeitos em preto e branco na câmera do iPhone

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site