Imagem de fundo do header
Canon EOS 40D oferece excelente equilíbrio entre custo e benefício
Home  >  Review
REVIEW

Canon EOS 40D oferece excelente equilíbrio entre custo e benefício

Com processador Canon DIGIC III, LCD de 230.000 pixels e disparo de até 6,5 quadros por segundo, a EOS 40D faz um ótimo trabalho.

Redação da PC World / EUA

Foto:

Recentemente revisitamos todo o espectro de câmeras SLR digitais, dos modelos mais simples aos equipamentos topo de linha. Uma vez que você tenha experimentado uma câmera profissional, é difícil aceitar um modelo que não seja repleto de (boas) funcionalidades. Mas se esse é o seu caso – ou seja, escolher um modelo mais básico – o melhor a fazer é buscar um que ofereça o máximo de recursos, a Canon EOS 40D deve estar na sua lista. Trata-se de um modelo que entrega um nível muito bom de qualidade de imagem por um preço (a partir de 3.400 reais) que agrada entusiastas e também fotógrafos profissionais que necessitam de um segundo equipamento.

A EOS 40D incorpora muitas das capacidades disponíveis em sua prima-rica, a Canon 1DF Mark III, tais como display LCD de 3 polegadas com resolução de 230 mil pixels, modo Live View, processador Digic III e similaridades em menus e controles.

canon_40d_1

Essa SLR possui sensor CMOS de 10.1 megapixels, fator focal 1.6, mais rápido e mais eficiente que seu antecessor da 30D, e que proporciona mais fidelidade às cores. A EOS 40D pode capturar até 6,5 quadros por segundo em modo contínuo (até 75 fotos grandes em formato JPEG ou 17 no formato RAW, ambas no modo burst). Tal velocidade é particularmente para uma variedade de circunstâncias, como na captura da imagem perfeita de um ginasta olímpico.

As melhores câmeras digitais SLR: 
> Canon EOS 50D é uma sólida opção para usuários avançados
> Canon EOS Rebel XSi é uma SLR ao alcance dos iniciantes
> Primeira com gravação de vídeo, Nikon D90 também tem ótimas ferramentas
> Alpha DSLR-A300 é fácil de usar e tem modo Live View que impressiona

A EOS 40D possui um sensor de foco de nove pontos (como na 30D), mas foi completamente redesenhado nesta câmera de modo a permitir que os pontos trabalham tanto na vertical quando na horizontal. Dessa forma, as chances de se obter foco sobre o elemento desejado aumentam. Nos testes, o autofoco foi rápido e eficaz e a 40D mostrou não ficar devendo nada à capacidade 8 quadros por segundo da 1D Mark II.

canon_40d_2

Um opcional pode acrescentar funcionalidade wireless à câmera tanto para o envio de imagens a partir do equipamento para um PC via rede sem fio, como para o controle da  EOS 40D a partir do computador.

Outro recurso incluído na EOS 40D é o sistema para redução de poeira e limpeza do sensor na troca de lentes, presente nos modelos Rebel XTi e 1D Mark III. Para quem aprecia fotografia, poeira é um dos inimigos difícil de combater no momento substituir as lentes. É possível configurar o mecanismo de autolimpeza para quando a câmera for ligada – algo que não prejudica seu desempenho nem causa atrasos na inicialização do equipamento.

canon_40d_3

Como grande parte das câmeras digitais, a 40D também tem suas deficiências e, em nossa análise, a maior delas está relacionada à qualidade do viewfinder, que não é necessariamente fiel ao que o sensor está capturando. Nos testes realizados com a lente 28mm-135mm, foram necessários alguns cliques extras para que pudéssemos registrar exatamente o que desejávamos, embora o que era visto pelo visor nos dessa a sensação de o objetivo já ter sido atingido. Outra falha está presente no modo Program; nesse caso, o usuário não tem autonomia de escolher o ISO desejado – a câmera o fará por conta própria.

canon_40d_4

Apesar disso, as melhorias da EOS 40D são superiores à suas falhas e ela se firma como uma ótimo equipamento e que pode servir de ponto intermediário para quem está migrando da série Rebel, agregando versatilidade e funções complexas que são úteis no dia-a-dia e opção interessante quando avaliada sob o ponto de vista do custo e benefício.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site