Imagem de fundo do header
Canon EOS 50D é uma sólida opção para usuários avançados
Home  >  Review
REVIEW

Canon EOS 50D é uma sólida opção para usuários avançados

Embora não se trata de uma atualização obrigatória, esta SLR da Canon tem novas e amigáveis características e modos de disparo

Melissa J. Perenson, PC World / EUA

Foto:

À primeira vista, a câmera digital SLR Canon EOS 50D não é um upgrade necessário sobre sua antecessora, a Canon EOS 40D (que ainda continua disponível). Por preços que começam em 4.300 reais, o usuário adquire um maior número de megapixels, um processador de imagem mais atual e outras pequenas características. Entre as SLRs, os 15.1 megapixels da 50D é um dos mais altos atualmente oferecidos (a 40D tem 10.1 megapixels).

O tamanho do sensor continua o mesmo, o que significa que você precisa multiplicar a distância focal do conjunto de lentes por 1.6 para calcular sua distância focal equivalente em 35mm. O alcance extra é útil em algumas situações, mas como resultado você talvez precise de uma lente grande angular para paisagens ou para fotografar ambientes fechados.

As melhores câmeras digitais SLR: 
> Canon EOS 40D oferece excelente equilíbrio entre custo e benefício
> Canon EOS Rebel XSi é uma SLR ao alcance dos iniciantes
> Primeira com gravação de vídeo, Nikon D90 também tem ótimas ferramentas
> Alpha DSLR-A300 é fácil de usar e tem modo Live View que impressiona

A EOS 50D recebeu uma pontuação superior em qualidade de imagem durante os testes; as imagens tiveram boa saturação de cor e precisão, sob luz natural e flash.

CanonEOS50D_01.jpg

Apesar de sua grande quantidade de megapixels, em nossos testes ISO a 50D teve um desempenho quase que similar aos obtidos pela 40D. Para ambas as câmeras os resultados do ISO em 3200 foram muito insatisfatórios, deixando o ISO 1600 como o limite mais adequado. A 50D pode variar o ISO de 100 a 12800, outra grande mudança sobre a 40D (que tem limite de ISO até 3200).

O que isso quer dizer? Tais limites dão ao fotógrafo capacidade de fotografar em situações de baixa luminosidade, apesar de as imagens apresentarem ruídos na cor.

CanonEOS50D_02.jpg

Os dois modelos também são muito similares no design. O corpo da 50D é largamente idêntico ao da 40D, com alguns pequenos detalhes (por exemplo, o modo Live View tem agora um botão exclusivo para essa função).

Leia também:
> Armazene suas fotos para toda eternidade
> Doze downloads especiais para suas fotos
> Remova fotos repetidas em seu PC 
> Regras básicas para a composição de boas imagens

Embora os sistemas de autofoco e metragem sejam os mesmos, a 50D é a primeira SLR da Canon com modo de detecção de face (tanto fotografando no viewfinder quanto no modo Live View), e também inclui um ajuste fino no autofoco para equiparar suas lentes.

A 50D também possui o mesmo sistema de redução de sujeira que a 40D. Outra melhora muito bem-vinda: a tela de LCD VGA de 3 polegadas tem uma resolução de 920 mil pontos por polegadas – uma bela melhora, considerando o LCD de 230.000 pixels da 40D. A alta resolução facilita a visualização da prévia das imagens.

CanonEOS50D_03.jpg

A 50D oferece taxa de 6.3 quadros por segundos. Embora seja praticamente a mesma taxa que a 40D (6.5 quadros por segundo), percebemos uma leve diferença, até mesmo em fotos de esportes, entre os modelos. Pelo menos a 50D tem um modo burst que vai até 90 fotos em JPEG usando um cartão UDMA CompactFlash (por comparação a 40D tira até 75 fotos em JPEG).

Mas o modo Live View deixou a desejar. Ele está mais conveniente de usar, graças ao botão dedicado à função, posicionado ao lado direito do viewfinder. Além disso, ele utiliza dois tipos de autofoco, a detecção de contraste (que detecta o contraste na imagem para determinar o foco) e detecção de face (que usa o sistema do foco) – o quem, em suma, deveria fazer o Live View funcionar melhor.

Assim como em sua antecessora, a EOS 50D possui um bom sensor de autofoco, muito preciso. Porém, nos testes notamos que em algumas situações de baixa luz e com movimentos rápidos, o autofoco demorou muito mais tempo para rastrear a ação do que qualquer outro modelo SLR da Canon.

CanonEOS50D_04.jpg

Apesar desses detalhes, os menus da 50D receberam um pequeno ajuste para parecerem um pouco mais 'gráfico'. Entretanto, os controles não são tão simples e requerem um pouco mais de conhecimento do usuário.

Fotógrafos mais avançados irão gostar de itens como a possibilidade de incluir um transmissor para controlar e transmitir as imagens da 50D via wireless. Apesar de ser uma opção bacana, controlar as fotos por um joystick pode não ser muito preciso, especialmente no foco.

Além disso, o viewfinder não cobre toda a área que o sensor captura. Portanto algumas vezes será preciso tirar várias fotos para ter a composição ideal. De forma geral, sua vasta gama de controles e ótima qualidade das imagens fazem deste modelo versátil uma boa opção entre a série Digital Rebel da Canon, e uma sólida opção para usuários avançados.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site