Imagem de fundo do header
Canon EOS Rebel XSi é uma SLR ao alcance dos iniciantes
Home  >  Review
REVIEW

Canon EOS Rebel XSi é uma SLR ao alcance dos iniciantes

Câmera digital intermediária oferece qualidade de imagem excelente e bom conjunto de recursos avançados para amadores exigentes.

Kathleen Cullen, da PC World / EUA

Foto:

A câmera digital Rebel XSi de 12.2 megapixels da Canon possui todos os recursos que um iniciante em fotografia pode esperar – além de uma série fascinante de opções avançadas que vão interessar a muitos fotógrafos mais vividos. Encontrada por preços que vão desde R$ 2.000 até mais de R$ 5.000 (já com kit de lentes) essa câmera é muito versátil.

Comprada com o kit completo, o modelo acompanha uma lente IS de 18mm a 55mm (f/3.5 a 5.6), proporcionando estabilização de imagem e respeitáveis 35mm de alcance focal de 29mm a 88mm. A câmera consegue lidar com 3,5 frames por segundo no modo rajada (ou burst).

As melhores câmeras digitais SLR: 
> Canon EOS 50D é uma sólida opção para usuários avançados
> Canon EOS 40D oferece excelente equilíbrio entre custo e benefício
> Primeira com gravação de vídeo, Nikon D90 também tem ótimas ferramentas
> Alpha DSLR-A300 é fácil de usar e tem modo Live View que impressiona

Rebel_01

A Digital Rebel XSi mostrou-se bem sólida com uma pegada texturizada que torna fácil segurá-la com uma mão só. Uma generosa tela LCD de 3 polegadas fica na parte de trás da câmera, mas não se trata de nada em alta definição como em SLRs top de linha.

Rebel_02

Na parte de cima da máquina fica um seletor que oferece os tradicionais modos retrato, esportes e paisagem - que regulam abertura do diafragma e o do obturador - e a opção de operação manual. Todas as principais configurações de exposição aparecem claramente na tela LCD, e ainda são exibidos no visor da câmera. Essa organização ajuda o usuário a compor a foto e disparar rapidamente e com facilidade, da forma que preferir.

Rebel_03

O modo de visualização em tempo real da Digital Rebel permite preparar as fotos na tela. O sensor é usado tanto para prever a imagem quanto para fazer as capturas – ou seja, você vê na tela aquilo que a câmera está gravando de fato. Esse modo “ao vivo” da câmera da Canon permite aproximar o zoom na imagem enquanto você faz os ajustes; é possível também checar o foco em áreas específicas.

Os parâmetros essenciais da câmera são fáceis de mudar; já acessar os recursos mais avançados da máquina é um pouco trabalhoso. Apesar de haver inúmeras funções à sua disposição nos menus, é preciso certa prática para lidar com eles. A boa notícia é que a Canon incorporou um recurso muito útil, o My Menu, da EOS 40D, que permite juntar e salvar suas configurações usadas mais frequentemente. Se você quiser mais segurança, tire as fotos com o bracketing (recurso que garante a exposição adequada) ativado.

Rebel_04

Outro recurso disponível no seletor, o A-Dep, é particularmente útil para tirar fotos de grupos pequenos de pessoas. Essa função escolhe três pontos na cena e ajusta profundidade de campo de forma que todos os objetos fiquem em foco. Fotógrafos avançados vão gostar do fato da Rebel ter spot metering e realçador de tons (ou highlight tone) em seu arsenal. Este último recurso permite que você mantenha mais detalhes nos pontos mais claros da foto (os chamados highlights), apesar de que você perde ISO 100 dessa forma. Há ainda um recurso que ajuda a controlar excesso de ruídos em ISOs muito altos.

Os modos pré-prontos de ajustes da Digital Rebel XSi nos pareceram bem eficientes. O modo paisagem, por exemplo, deixa as folhas de árvores mais verdes. Outros ajustes possíveis de se fazer na própria câmera incluem saturação, contraste, nitidez e recursos monocromáticos para imitar o visual de imagens em preto e branco.
Nos nossos testes, as imagens ficaram nítidas e com uma boa exposição, além de apresentarem muito pouco ruído nas sombras.

Rebel_05

A Canon Digital Rebel XSi se destaca como uma SLR digital simples de manusear em seus recursos mais básicos, mas também oferece opções poderosas, os quais talvez você nem chegue a usar. Depois que você der conta do basicão, haverá ainda muito no que se aprofundar com essa máquina.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site