Imagem de fundo do header
Carregador portátil ECO tem painéis solares, mas não é eficiente
Home  >  Review
REVIEW

Carregador portátil ECO tem painéis solares, mas não é eficiente

Essa bateria portátil permite recarregar gadgets e a si mesma só com a luz do Sol, mas leva muito tempo para conseguir energia.

William Marchiori, para a PC World

Foto:

Falamos recentemente aqui da bateria portátil Charger TRIP da C3 Tech, capaz de carregar quase qualquer gadget e equipada com uma série de utilidades extras. Agora é a vez de outro modelo bem parecido, mas que recarrega sua bateria interna com luz solar: o Charger ECO.

img_2256.jpg
Charger ECO tem design dobrável (Foto: Gerson Martins)

A primeira coisa que percebemos é o formato dobrável: ao abrir, dois pequenos paineis solares (5.5V x 180 mAh e 5.5V x 200mAh) ficam expostos para receber a luz e um visor indica o nível da carga. 

Em uma das laterais há um botão para ativar o indicador de energia e uma trava para ligar e desligar o carregador ou ativar uma pequena lanterna LED embutida no acessório. Do outro lado há um indicador de energia, uma entrada micro-USB para carregar da forma tradicional e uma porta USB onde serão conectados seus gadgets, além de uma luz que sinaliza se o aparelho está ligado.

img_2258.jpg
img_2263.jpg
O acessório tem indicador de bateria e lanterna LED (Foto: Gerson Martins)

Carregando os gadgets
Fizemos vários testes com diferentes dispositivos e a experiência em geral é a mesma do Charger TRIP. O carregador ECO tem uma bateria interna de 1600 mAh (600 mAh a menos do que o Charger TRIP), com saída equivalente a de uma porta USB: 5V e 0,5A.

Com isso, carregar um gadget com este acessório levaria o mesmo tempo que em um computador tradicional. Na prática, você conseguirá, por exemplo, algo próximo a uma carga completa em um smartphone como um Galaxy S ou um iPhone 4.

Como de costume, há um cabo, uma tomada USB e uma pilha de conectores que tornam o produto compatível com quase qualquer portátil do mercado – “98% deles”, como a empresa cita no manual.

img_2247.jpg
As diferentes extensões garantem compatibilidade com vários gadgets (Foto: Gerson Martins)


Recarga solar


Este é o principal atrativo deste produto, os paineis sólares. É muito interessante poder recarregar gadgets com um dispositivo ecológico, mas o grande problema é a eficiência desta tecnologia no Charger ECO.

Vamos a um exemplo prático: deixamos a bateria exposta à luz forte direta do Sol por uma hora e a bateria interna só ganhou 2% de carga. Em outras palavras, você precisaria de mais de dois dias de Sol para dar uma carga completa na bateria desta forma.

Por outro lado, é possível carregar “on-the-go” – se a bateria estiver descarregada e você plugar seu gadget, a luz solar será convertida diretamente em energia elétrica para seu gadget. No geral, o recurso é interessantes, mas só é prático caso você esteja longe de eletricidade por muito tempo, como durante um acampamento ou longa caminhada.

Outras questões e conclusão

A qualidade do material é um pouco baixa. A impressão é de que o produto não é muito sólido e pode quebrar se cair no chão ou devido a algum movimento brusco ao abrir o painel. Outro problema que encontramos é com o indicador de bateria: ao pressionar o botão para verificar a carga, um número X é exibido, mas ao plugar algum gadget nele, esse número cai imediatamente algumas unidades.

Fora, isso, o produto é uma ótima bateria portátil, mas não aposte na eficiência dos painéis solares: eles funcionam, mas levam tempo para carregar. Em outras palavras, a menos que você esteja perdido no deserto e precise recarregar seus gadgets, o recurso de energia solar não será muito útil.

Custa cerca de 150 reais, mas vale a pena considerar o Charger TRIP ou o modesto e eficiente USB Turbo Charger 3400, da Proporta.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site