Imagem de fundo do header
Cartão de memória da SanDisk oferece alto desempenho e velocidade
Home  >  Review
REVIEW

Cartão de memória da SanDisk oferece alto desempenho e velocidade

Cartão Compact Flash é ideal para profissionais do ramo fotográfico ou para quem quer capturar imagens RAW em alta velocidade

Melissa J. Perenson, da PC World/EUA

SanDisk150.jpg
Foto:

Nem todos os cartões de memória são iguais. Um exemplo disto é o novo cartão SanDisk Extreme Pro CompactFlash. Disponível em capacidades que variam de 16 gigabytes (GB) a 64GB, este cartão é realmente extremo.

Com um controle redesenhado da SanDisk, este cartão atinge até 90 megabytes por segundo no desempenho de leitura e gravação em uma câmera digital SLR que tenha suporte à interface UDMA.

Um fotógrafo sabe que algumas fotos acontecem em momentos únicos – como o beijo de um casal em um casamento – e que para essas situações o modo multi-burst é o ideal. Porém, mesmo com a alta velocidade de quadros por segundo de uma câmera SLR, essas taxas são para imagens em JPEG, não RAW.

Tirar fotos em RAW significa ter mais informações em uma mesma
imagem, porém sempre que usar este modo a câmera ficará mais lenta e
fotos em sequência podem não surtir o resultado esperado.

Mas o novo cartão da SanDisk melhora muito o desempenho, mesmo
usando o modo RAW + JPEG – desta forma temos imagens em JPEG de alta
qualidade e fácil de compartilhar, e arquivos de alta qualidade RAW
para melhor editar, cortar e ajustar a imagem.

Sandisk_extremepro_350px.jpg

Nos testes, usamos uma câmera SLR que faz 7 quadros por segundo para imagens em JPEG (e 5 quadros por segundo em RAW). Fotografamos imagens de paisagens, movimentos e todas tiveram um resultado satisfatório e foram capturadas no momento certo.

Mais importante é constatar que existem muitas diferenças entre os cartões de memória flash. E só porque um cartão está à venda com um preço baixo, não quer dizer que ele irá tirar vantagem de toda a capacidade de sua câmera.

Se você possui uma câmera SLR que tenha suporte à rápida interface UDMA (modo 6) – modelos como a Nikon D3, Nikon D300 e D300S, Nikon D700, Canon EOS 5D Mark II, Canon EOS 50D e Canon EOS 7D – um cartão como este da SanDisk é o ideal para uma alta performance.

O único problema é que seu preço é um pouco salgado. Começam a partir de 300 dólares (o de 16GB), mas no final é até um preço baixo se isso significar para você capturar momentos com a melhor qualidade possível.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site