Imagem de fundo do header
Celular Scarlet II, da LG, traz TV digital interativa
Home  >  Review
REVIEW

Celular Scarlet II, da LG, traz TV digital interativa

Além de captar o sinal de tv digital, o GM600 recebe serviço de interatividade, onde é possível ver mais informações sobre a programação e até participar de enquetes.

René Ribeiro, da PC WORLD

GM600LG-300.jpg
Foto:

Testamos o celular TV Phone GM600, da LG, que leva o nome comercial de Scarlet II. O aparelho tem como principal atrativo  sintonizar TV digital no padrão 1-seg.

A novidade é que o Scarlet II é o primeiro portátil com acesso à TV digital interativa. Com esse recurso, o usuário pode obter informações extras sobre o que está assistindo no momento e até mesmo responder a enquetes, dependendo da programação.

O recurso funciona acionando o ícone em vermelho que aparece quando o usuário toca na tela.

A imagem abaixo exibe um exemplo do jogo entre Argentina e Nigéria, durante a Copa do Mundo.

gm600_tv_interativa.jpg

Quando a programação possui interatividade, um ícone vermelho é exibido

Ao acionar o recurso, a tela se divide entre o programa que está sendo exibido e a aplicação. Em nosso exemplo do jogo de futebol, o menu oferece estatísticas como tempo de bola em jogo, quantidade de cartões, impedimentos, escanteios e faltas cometidas.

gm600_tv_inter_menu.jpg

Menu interativo faz contexto com a programação

gm600_tv_inter_ativa.jpg
Exemplo de uma das informações extras sobre a programação

Além disso, é possível ver a escalação dos times e também a tabela completa da copa com o resultado dos jogos. Até essa matéria ser finalizada, apenas a rede Globo de televisão oferece esse tipo de conteúdo. Mas a LG informou que outras emissoras já têm planos para oferecer a interatividade.

A tela de três polegadas tem um bom tamanho para TV no padrão 1-seg, permitindo imagens nítidas. Uma antena embutida auxilia a captação do sinal, caso seja necessário. Nas regiões Leste, Sul e Centro da cidade de São Paulo, onde testamos o Scarlet II, o sinal estava forte e conseguimos sintonizar todos os canais abertos: TV Cultura, SBT, Globo, TV Record, Gazeta, Bandeirantes, Mix TV, Rede TV, MTV, Rede Vida e TV Senado.

Importante frisar que o sinal digital é gratuito, aberto a todos que tenham um aparelho que sintonize TV digital. A aplicação de interatividade também é gratuita, pois é transmitida em conjunto com o sinal digital de TV. Apenas quando houver participação em enquetes ou votações, é avisado ao usuário que será cobrado o valor de uma mensagem SMS.

Outro recurso interessante é a possibilidade de gravar até dez horas de programação, como um videocassete. O GM600 vem com cartão de memória tipo microSD de 2 GB e pode ser expandido até 8 GB.

Outros recursos
O LG Scarlet II tem tela sensível ao toque e três botões físicos, que servem para acionar o teclado numérico para fazer chamadas, outro botão para desligar o aparelho e o botão central que é um atalho para ligar a TV.

A interface não traz novidades, pois é igual a outros aparelhos da LG com tela sensível ao toque. Porém há aplicativos para acessar o Orkut, Twitter, Facebook, Picasa, Flickr e MySpace, além de cliente de e-mail e MSN. Mas o GM600 não é um celular 3G: funciona apenas na rede EDGE e o acesso à web pode exigir um pouco de paciência até as páginas serem carregadas.

Multimídia
A câmera tira boas fotos em ambientes internos, mas como não possui flash cenas escuras não produzem bons resultados. Abaixo seguem exemplos de imagens em ambientes internos e externos.

foto-interna_lgm600.jpg
Foto em ambiente interno (3.2 megapixels). Com boa luz, a foto tem boa qualidade

 

foto-externa_lgm600.jpg
Foto em ambiente externo (3.2 megapixels). Boa qualidade nos detalhes

Os vídeos tem resolução QVGA (320 x 240 pontos). O problema é que são gravados no formato 3gp. Para assistir no Windows, por exemplo, será necessário baixar um player para ele ou então converter para formatos mais populares, como MP4 ou WMW. O GM600 também possui rádio FM e MP3 player, e possui boa qualidade de som. Um headphone acompanha o produto, com botão de controle e microfone integrados no cabo para facilitar na hora de atender as chamadas.

Conclusão
O GM600 apresentou ótima qualidade de imagem na transmissão de TV digital. A função de gravar os programas é interessante, porém os arquivos tem formato proprietário e só podem ser assistidos no próprio celular. Outro detalhe é que o player não possui controle de avanço rápido, portanto ao assistir a gravação de algum programa de TV, só temos a opção de pausa; não há como avançar ou retroceder a gravação.

A parte multimídia apresenta boas características, como a edição de fotos, por exemplo, onde é possível inserir efeitos e melhorar o brilho da foto. A bateria durou três horas e 48 minutos com a TV ligada ininterruptamente com volume pela metade.

A interatividade com a TV digital é algo novo ainda, com poucos recursos, mas foi interessante ver as estatísticas dos jogos em tempo "quase" real. Explico: em alguns momentos notamos atrasos que chegavam a mais de 20 minutos na atualização das informações. Mas talvez seja porque o serviço ainda esteja no início, ou por problemas com a rede da operadora.

Por fim, é importante deixar claro algo que acontece com qualquer aparelho que sintonize TV digital: o sinal chega atrasado cerca de quatro segundos em comparação com o sinal analógico (TV com recepção por antena comum). Portanto, não estranhe se o vizinho comemorar o gol antes do lance acontecer no celular.


Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site