Imagem de fundo do header
Cinco bons motivos para você conhecer o novo Ubuntu Linux 9.04
Home  >  Review
REVIEW

Cinco bons motivos para você conhecer o novo Ubuntu Linux 9.04

A recente versão do sistema operacional da Canonical traz recursos capazes de conquistar até usuários de Windows.

Steven J. Vaughan-Nichols, do Computerworld / EUA

Ubuntu_ilustra150.jpg
Foto:

ubuntu_ilustra150.jpgUsamos o Jaunty Jackalope – nome escolhido para batizar a versão 9.04 do Ubuntu – por algumas semanas, e fizemos o upgrade para a versão release candidate pelo modo difícil, isto é, via código fonte. Ficamos impressionados com o que vimos e imaginamos que você também ficará.

Testamos o novo release do Linux da Canonical em um Gateway 503GR. Trata-se de um PC antigo, com processador Pentium IV de 3 GHz, 2 GB de RAM, placa gráfica ATI Radeon 250 e um disco rígido SATA de 300 GB. Mesmo nessa máquina quase vintage, o Ubuntu se saiu muito bem.

Leia também: 
> Faça download do Ubuntu 9.04 RC
> Sete razões que fazem as pessoas abandonarem o Linux ddd
> Oito motivos para que seu próximo computador tenha Windows
> Oito motivos para que escolher um Mac em vez de PC

Indo direto ao ponto, eis o que nós vimos de positivo no novo Ubuntu:

1) X.Org server 1.6/GNOME 2.26
O primeiro garante melhor desempenho de vídeo, enquanto o segundo oferece uma área de trabalho muito bacana e integrada.

Recursos particularmente interessantes incluem a integração do software gravador de DVD Brasero com todos os outros aplicativos Gnome, além de melhorias no áudio PulseAudio, além de diversos suportes e controles do monitor.

2) Evolution 2.26.1
Há quem considere o Evolution como seu cliente de e-mail favorito. Usuários de Windows que não o conhecem vão gostar de saber que ele agora consegue importar as pastas pessoais (arquivos .PST) do Outlook. Desta forma, você pode trazer suas mensagens, contatos, compromissos e tarefas para o Evolution.

Nesse release, ele também traz suporte para o protocolo MAPI (Messaging Application Programming Interface) do Microsoft Exchange – o protocolo nativo do Outlook.

Em outras palavras, o Evolution é um substituto completo no Linux para o Outlook. Se o que prendia você ao Windows era o cliente de e-mail, não há mais desculpas.

3) Inicialização rápida
Você é impaciente? Quer que seu computador funcione exatamente na hora em que você quiser trabalhar? O Ubuntu 9.04 é bem rápido.

Mas rápido quanto? Bom, sinceramente não verificamos um boot de 17.5 segundos, como já foi relatado, mas obtivemos uma inicialização em 41 segundos – o que, para uma máquina de 2006 com um hardware convencional, é uma boa marca.

4) Suporte a arquivos de sistema Ext4
Decidimos experimentar a nova extensão de arquivos de sistema Ext4. Por padrão, o Ubuntu usa o Ext3. Mas, após a experiência, recomendamos a todos trocar seus PCs com Linux para o Ext4.

O motivo: simplesmente porque o Ext4 é mais rápido do que o Ext3 e não tem os problemas de estabilidade que encontramos de vez em quando com o ReiserFS. Nosso tempo de boot, por exemplo, melhorou em 1,5 segundo quando passamos a usar o Ext4.

Também foi possível perceber que a gravação de arquivos, em particular, acontecia muito mais rapidamente.

5) Kernel do Linux
Não vamos entrar em detalhes técnicos, mas o fato é que o novo kernel do Linux melhorou o desempenho do disco, oferece melhor suporte a memória SSD (Solid-state Drive ou discos de estado sólido), além de ter um excelente recurso de memória virtual.

O que isso tudo significa? Que todos nós vamos ganhar em desempenho com nossos dispositivos de armazenamento.

De uma maneira geral, esse novo release do Ubuntu convence, com seus recursos bons e sólidos que, somados ao desempenho superior,  fazem dele um sistema operacional que promete. Experimente você mesmo. Você tem tudo para concordar.

pcw_logo_twitter_73.jpg
> Siga PC WORLD no Twitter em http://twitter.com/pcworldbrasil

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site