Imagem de fundo do header
Cliq traz funções de mídias sociais e sistema operacional Android
Home  >  Review
REVIEW

Cliq traz funções de mídias sociais e sistema operacional Android

Smartphone da Motorola introduz plataforma MotoBlur que faz a integração com as principais redes sociais, como Facebook e Twitter.

David Coursey, PC World / EUA

motorola_cliq_front_150.jpg
Foto:

O Cliq, novo smartphone da Motorola, será lançado até o final de 2009 nos Estados Unidos e, à primeira vista, parece ser um bom aparelho, pronto para alguns segmentos específicos de consumidores – os usuários de redes sociais.

Embora não seja um telefone excelente e que vá mudar drasticamente o cenário da Motorola no setor de aparelhos celulares, sem dúvida ele trará uma nova família de novos produtos, construídos em torno da plataforma Cliq, mas com softwares distintos.

Leia também:
>> Como definir o melhor browser para smartphone
>> Aplicativos: mais importante que o smartphone é a plataforma
>> Trabalho: Smartphone para acessar web exige recursos específicos

O sucesso da Motorola com este novo aparelho pode estar atrelado às ações de mercado que a empresa vai tomar no futuro. Focar o Cliq em outros mercados, como usuários corporativos, pode ser uma boa saída para a empresa se consolidar no mercado de smartphones.

motorola_cliq_350.jpg

Com sua integração com redes sociais, o Cliq – que fora dos Estados Unidos será conhecido como Dext – provavelmente irá atrair jovens e outros consumidores, que são ávidos usuários de redes sociais como Facebook e Twitter. Se você não se enquadra nesse segmento, então pode ser que o novo aparelho não tenha lá tanto apelo.

Aplicativos
O Motorola Cliq aposta em seu MotoBlur, uma interface personalizável que integra comunicações de e-mails, mensagens de texto e redes sociais, em uma única página de visualização do usuário.

Na teoria, esta interface parece uma ideia muito conveniente, mas a quantidade de avisos de novas mensagens pode ser algo preocupante para apenas um único aplicativo. Sem contar que testes iniciais revelaram não ser possível bloquear redes sociais que você não tem interesse.

Mas quem possui muitos contatos que são usuários de redes sociais, ter todas suas informações em um único perfil é uma mão na roda. Quando adicionar um novo contato, basta informar a quais redes sociais deseja incluir, e o Cliq automaticamente faz a busca. O aparelho também avisa sobre todas as atualizações feitas por seus contatos nas páginas das redes sociais.

motorola_cliq_front_350.jpg

Outras funções
Uma das grandes frustrações do iPhone é a impossibilidade de remotamente rastrear seu telefone ou apagar seus dados, a menos que esteja disposto a pagar 100 dólares por ano por uma conta no MobileMe.

E aparentemente tudo indica que o Cliq irá oferecer este mesmo serviço, mas de graça. Inevitavelmente, os smartphones se tornaram grandes armazenadores de informações pessoais, portanto uma ferramenta desta é mais do que bem-vinda.

Aliás, no quesito armazenagem o Cliq oferece capacidade para até 32GB via cartão de memória MicroSD, mas o cartão que acompanha o produto só possui 2GB, o que seria insuficiente se você utilizar o smartphone como tocador de música, por exemplo.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site