Imagem de fundo do header
Colocamos as mãos no novo iPhone 5S
Home  >  Review
REVIEW

Colocamos as mãos no novo iPhone 5S

Apresentado nesta terça, 10/9, aparelho é o sucessor oficial do iPhone 5, que foi descontinuado nos EUA. Aparelho tem câmera melhor e recurso de segurança.

Macworld / EUA

iPhone5s_iOS7-435px.jpg
Foto:

O iPhone 5S só chega às lojas em 20 de Setembro (nos EUA e em mais oito países), mas a equipe da Macworld nos EUA já conseguiu “brincar” um pouco com alguns modelos de demonstração após o evento da Apple nesta terça-feira, 10/9. Eles usaram suas impressões digitais para destravar o aparelho, tiraram fotos, e tentaram imaginar qual parte do espaço é cinza. Confira abaixo as nossas primeiras impressões com o sucessor do iPhone 5 – ainda sem data de lançamento para o Brasil.

Visual e uso

Ao segurar um iPhone 5S nas mãos, o aparelho se parece muito com o iPhone 5. Ele não é notavelmente mais pesado, nem o visual é particularmente diferente – com exceção das novas opções de cores.

Quando o iPhone 5S era apenas um rumor, muito se falou sobre uma dessas novas opções de cores: a dourada. Mas esse não é um iPhone “louco”, no estilo Las Vegas: é uma cor metálica discreta que é o equivalente dourado ao iPhone 5 prateado. O iPhone 5S dourado possui uma parte frontal branca e laterais e parte traseira em dourado metálico. O novo iPhone “cinza espacial” é basicamente o velho iPhone preto, com a sombra de metal acinzentada colocado sobre o cinza escuro (o espaço, aliás, é completamente preto – não cinza).

iphone5shands01.jpg

Após usar o iPhone 5S por pouco tempo, achamos o aparelho bastante rápido e responsivo, e o iOS 7 com um ótimo visual. Não conseguimos rodar nenhum teste de benchmark ou aplicativos mais pesados, por isso não houve como testar a afirmação da Apple de que o novo aparelho é até duas vezes mais rápidos do que o anterior iPhone 5 em muitas tarefas. Como dissemos, o iPhone 5S parece mais ou menos com o iPhone 5. Ele é realmente um iPhone com um “s” n final do nome – vários upgrades internos sobre um design de aparelho que parece muito similar.

Também tivemos a chance de ver o novo case de couro da Apple para o iPhone 5S durante nossa estadia na sede da Apple. Ao pegar as capas na mão, elas não pareceram realmente de couro. São meio duras para encaixar no smartphone, e até mesmo os representantes da Apple que estavam próximos mencionaram que os cases podem ser “chatos” para remover ou colocar de novo. E como o iPhone 5S tem exatamente as mesmas dimensões do iPhone 5, você pode usar o novo case de couro no iPhone 5 – ou cases do iPhone 5 no novo 5S.

Touch ID

Um dos recursos que pudemos testar em nosso teste rápido com o aparelho foi o novo sistema de impressão digital Touch ID. O sensor de impressão digital é embutido no botão Home do iPhone 5S, o que como resultado parece um pouco diferente.

Configurar e usar o Touch ID é simples, e parece um pouco como o futuro. Primeiro, uma explicação: o Touch ID não impede que você bloqueie seu iPhone com uma senha. Na verdade, para usar o Touch ID você PRECISA ter também um código no aparelho. Se o scanner de impressão digital der algum problema, ou você emprestar seu iPhone para alguém enquanto estiver dirigindo, ou não puder usar sua mão, ainda é possível acessar o aparelho ao usar a senha.

iphone5shands02.jpg

No aplicativo Ajustes, em Senhas e Impressão Digital, você pode tocar para adicionar uma nova impressão. Para fazer isso, preciso será preciso digitar a senha do seu aparelho. O lado bom, se alguém roubar seu iPhone desbloqueado, não conseguirá colocar sua própria impressão digital assim; é preciso saber a senha do dono do iPhone para isso.

Como o iPhone 5S consegue armazenar até cinco impressões digitais, você pode fazer com que o aparelho memorize duas impressões dos seus próprios dedos – digamos, do seu polegar e do indicador, por exemplo – e ainda ter espaço para seus familiares e/ou filhos.

Quando você seleciona para adicionar uma nova impressão digital, o iOS 7 te pede para colocar seu dedo no botão Home várias vezes. Após um tempo, ele também pode te pedir para mudar o modo de segurar o iPhone, para que possa mapear um pedaço maior da área da sua impressão digital – como se você estivesse tirando impressões digitais para algum documento. Um ícone de impressão digital continua adicionando detalhes enquanto você toca, até que finalmente o aparelho diz o que processo está completo.

Você pode nomear cada impressão digital armazenada para facilitar na hora de saber qual é qual. E se quiser editar o nome de uma delas, ou apagar, há uma maneira fácil de fazer isso quando você está na seção do Touch ID em Ajustes: apenas coloque seu dedo no botão Home, e a impressão ligada a esse dedo será brevemente destacada na lista.

Uma vez que você salvou a impressão digital, você pode usá-la para dois propósitos: você simplesmente coloca seu dedo no botão Home, e o aparelho vai destravar por um momento. Se ele não conseguir identificar a impressão, você verá uma mensagem Tente Novamente. Após algumas tentativas, o iPhone vai mudar para o teclado da senha, te dando uma dica não muito sutil para você desistir de tentar a impressão digital e usar o código.

iphone5shands03.jpg

O outro lugar em que você pode usar sua impressão digital é sempre que pedirem a senha da sua Apple ID, especificamente em compras na iTunes Store. Quando for comprar um aplicativo, por exemplo, o iPhone 5S vai te pedir para fornecer sua impressão digital. Mas se não puder ou não quiser fazer isso, basta escolher para colocar a senha.

Essas não as nossas primeiras impressões após alguns testes rápidos com o iPhone 5S. Em breve poderemos analisar o aparelho mais a fundo assim que recebermos uma unidade para review. 

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site