Imagem de fundo do header
Com design interessante, Xperia X1 peca na interação do usuário
Home  >  Review
REVIEW

Com design interessante, Xperia X1 peca na interação do usuário

Área de trabalho pouco intuitiva e touchscreen ruim estragam experiência do usuário com smartphone. Multimídia se destaca.

Fernando Petracioli, repórter da PC WORLD

x1_150.jpg
Foto:

O smartphone Xperia X1 tem um desenho interessante, que a Sony Ericsson batizou de arc-slider. Na realidade, quando o usuário abre o aparelho, a tela e o teclado QWERTY não deslizam paralelamente, pois este último tem um formato abaulado (veja imagem).

Isso é interessante, pois assim o conjunto forma uma posição melhor
angulada para digitar e ao mesmo tempo ver o que se digita - imitando
um pouco a disposição de um notebook aberto.

x1_350

Outra vantagem do slide é que esse mecanismo em que o teclado se esconde atrás da tela faz com que o aparelho, fechado, seja compacto (10,5 cm por 5 cm por 1,5 cm), só um pouco maior do que um celular comum – o que, em se tratando de um smartphone, é uma bela vantagem. O peso do X1 está na média dos smartphones em geral: são 180 g.

Quando o assunto é a experiência do usuário, nem tudo vai tão bem assim. Em primeiro lugar, a interface: o Xperia oferece sete opções padrão de tela inicial para a área de trabalho. Mas ainda bem que é possível customizá-las, pois nenhuma delas oferece atalhos de forma intuitiva o suficiente.

Pior que isso, é a cada vez mais difundida interface touch, presente na tela de 3 polegadas do X1. Em nossos testes, o tempo de resposta apresentado (isto é, quando houve resposta) foi muito ruim. Some a isso o fato de os widgets do Windows Mobile 6.1 serem extremamente pequenos, e você terá uma idéia de como é a interação do usuário com o smartphone.

É bem verdade que o Xperia traz uma caneta apontadora. Sua ponta aguda ajuda no toque e nos comandos de touch, mas além de não resolver o problema da lentidão na resposta aos toques, obriga o usuário a utilizar duas mãos para operar seu dispositivo.

x1b_350

Toda essa dificuldade faz com que o joystick do X1 – um comando de navegação para cima, para baixo, direita e esquerda –, que num aparelho com tela touch seria totalmente dispensável, ganhe muita importância.

Um recurso do Windows Mobile que achamos interessante: toda vez que você chama ou recebe
uma ligação de um número que não está na agenda, o Xperia pergunta se
você quer adicioná-lo em seus contatos.

Pouca memória
Para um smartphone que lida com aplicativos do Office, como Word, Excel, PowerPoint, e-mails do Outlook e ainda tem uma boa câmera de 3.2 MP que faz inclusive vídeos, esperava-se mais memória: são apenas 400 MB. Ele até tem suporte para memory card microSD, mas o cartão não acompanha o aparelho.

A câmera, aliás, além de muito boa, é também bastante prática. Para acessá-la é só segurar o mesmo botão que dispara as fotos e pronto. Ela ainda inclui uma luz para flash – o que faz muita falta em diversas câmeras de celulares por aí.

Igualmente bons são os outros recursos multimídia do X1. Além dos tocadores de mídia tradicionais (incluindo o Windows Media Player Mobile), ele também sintoniza rádio FM e oferece Bluetooth estéreo padrão A2DP. Assim, o usuário pode escutar as músicas que estão no telefone em outros dispositivos que também tenham Bluetooth, como um micro system ou um fone de ouvido sem fio.

Falando nisso, a conexão para transferir músicas e outros dados, bem como para carregar o Xperia é USB.

Internet
Se o que você quer é navegar na internet, prepare-se para enfrentar o Internet Explorer Mobile. O problema é que a navegação fica prejudicada pela sua interface touch ruim. Subir a tela de um site pela barra de rolagem ou mesmo deslizando pelo próprio display é um desafio e tanto.

Em compensação, a velocidade de transferência de dados foi muito boa em nossos testes, feitos por meio de rede 3G HSDPA. O X1 ainda tem suporte para Wi-Fi, além de oferecer navegação GPS.

Em tempo, o preço do smartphone: apesar da "bagaleta" de 2.000 reais sugeridos, não o encontramos por menos de R$ 2.659.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site