Imagem de fundo do header
Com ótimo som e design, docks da Yamaha pecam no preço
Home  >  Review
REVIEW

Com ótimo som e design, docks da Yamaha pecam no preço

Com recursos idênticos, modelos TSX-70 e TSX-80 se diferenciam apenas no visual retrô e moderno, respectivamente; preços começam em 1.099 reais

Luiz Mazetto, Macworld Brasil

yamahatsx70150.jpg
Foto:

Criada originalmente como uma fabricante de instrumentos musicais, a Yamaha até hoje mantém uma boa reputação nessa área, apesar de ter expandido consideravelmente sua área de atuação.

Os Docks TSX-70 e TSX-80, compatíveis com iPhone e iPod,  avaliadas por Macworld Brasil apresentam uma ótima qualidade sonora, além de um ótimo acabamento externo.

Apesar de possuírem designs opostos, com o TSX-70 sendo mais retrô e o TSX-80 mais moderno, ambos trazem exatamente os mesmos recursos (incluindo um eficiente controle remoto e serviços de despertador e rádio-relógio na bonita tela de LED) e potência sonora, com 16W divididos em três alto-falantes projetados com woofer SR-Bass.

O design elegante e o tamanho reduzido de ambos merecem destaque, assim como a qualidade do som, que se saiu bem em diversos estilos musicais. Os controles simples, tanto no aparelho quanto no controle remoto, também são pontos positivos. Como outros docks, os produtos da Yamaha também trazem saídas externas e carregam os aparelhos quando ligados.

O ponto negativo fica por conta dos preços altos sugeridos pela
fabricante, de 1.099 reais para o TSX-70 (sai por cerca de 200 dólares
nos EUA), e de 100 reais a mais para o TSX-80. Apesar dos mesmos
recursos, a Yamaha justifica o preço maior do TSX-80 afirmando que o
produto utiliza maior quantidade de materiais na fabricação.

Outro contra é o fato de o controle de graves/agudos (tone control)
ser físico e ficar localizado na traseira dos aparelhos, não sendo de
fácil localização e nem um pouco prático. E, apesar da boa qualidade
sonora, em algumas músicas foi possível notar que o som sofreu
distorções em volumes mais altos, sendo necessário deixar o som mais
agudo, o que diminuía a qualidade da experiência do usuário.

yamahatsx70400.jpg

Modelo TSX-70 capricha no visual mais retrô, se assemelhando a antigos rádios

 

Todos os modelos de iPod Touch (3ª e 4ª geração) e de iPhone (3G e 4) testados funcionaram com os aparelhos. Mas o iPod Touch 3G apresentou problemas com o controle remoto, sendo possível mudar apenas o volume das músicas com esse modelo do tocador.

 

yamahatsx80400.jpg
Apesar dos recursos iguais, TSX-80 custa mais do que o "irmão gêmeo" TSX-70

Irmão maior
Outro produto lançado pela Yamaha para os aparelhos da Apple é o MCR-40 (1.399 reais), que possui tamanho e potência sonora (30W divididos em dois falantes) bem maiores do que o TSX-70 e o TSX-80. O som do equipamento é muito bom, com potência para dar uma festa tranquilamente. Seu controle remoto traz uma boa variedade de recursos e controles.

Mas há algumas limitações: a conexão USB exige que o armazenamento de dados esteja em FAT 16 ou 32. Não imagino que formato eu uso para os pendrives, mas testei três deles e nenhum funcionou. Já no meu rádio do carro, que tem porta USB, todos funcionam sem problemas...

Quanto à conexão do dock, o produto só fala em compatibilidade com o iPod. Não há qualquer referência no manual sobre o iPhone. Diz apenas que é “compatível com iPod (5ª geração), iPod classic, iPod nano e iPod touch. Ao espetar o iPhone, a tela do celular mostra uma mensagem dizendo que o equipamento não é suportado. Apesar disso, o equipamento funciona, mas nem todas as funções funcionam adequadamente com o iPhone. Vale lembrar que o equipamento também permite recarregar o aparelho, o que é legal.

Segundo a assessoria da Yamaha, é possível encontrar os produtos na Import Express, que possui loja online com entrega em todo Brasil, além de duas lojas físicas em shoppings de São Paulo.

yamahamcr040400.jpg

Aparelho de som MCR-40 possui potência suficiente para animar festas em casa

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site