Imagem de fundo do header
Com R451P, Positivo entra no setor de notebook com mais poder de fogo
Home  >  Review
REVIEW

Com R451P, Positivo entra no setor de notebook com mais poder de fogo

Portátil tem configuração generosa e executa tarefas pesadas. Mesmo sem chipset de marca conhecida, modelo se deu bem nos testes.

René Ribeiro, da PC WORLD

Positivo_R451P_ilustra150.jpg
Foto:

A Positivo informática renovou sua linha de notebooks e lançou uma série chamada de Premium. Para verificar seu desempenho, PC World avaliou o modelo top de linha da família, o Premium R451P.

Não há diferenças notáveis no design com relação aos modelos antigos. A parte em que se apoiam as mãos, o touchpad e o teclado agora são todos na cor branca. As laterais e parte de baixo continuam na cor preta e a tampa do LCD está na cor preta brilhante.

O notebook mede 33,6 centímetros de largura por 25,5 cm de profundidade e 3,5 cm de espessura, quando fechado, e pesa 2,2 quilos, razoável para um portátil com estas dimensões.

O R451P vem com Windows Vista Home Premium 64 bits, rodando em um processador Intel Core 2 Duo T6500 de 2 GHz, 4 gigabytes de memória RAM padrão DDR2 800 e disco rígido Samsung de 500 GB. A tela tem 14,1 polegadas e resolução de 1280 por 800 pontos.

Ainda na questão de hardware, o notebook possui chipset (circuito que faz a ponte entre dispositivos de entrada e saída e o processador) SIS 671 e o chip gráfico SIS Mirage 3 Graphics. O circuito Wi-Fi é da Realtek (padrão 802.11b/g), tem modem de 56Kbps, webcam de 1,3 megapixel e gravador e leitor de CDs/DVDs.

Na lateral esquera estão uma saída VGA, conector para rede padrão fast Ethernet, duas USBs, slot para cartões de memória Flash (SD, MS, MS PRO e MMC), Slot Express Card 54 para expansões e ainda o conector para o carregador de bateria. No lado oposto, o conector para linha telefônica, o drive óptico, mais uma USB e conectores para fone de ouvido e microfone.

O R451P tem configuração suficiente para suportar trabalhos pesados, como softwares de editoração de imagens e players de vídeo em alta resolução. Não agradou muito ver um chipset que não seja da Intel ou mesmo da AMD. No entanto, não fizeram feio nos testes.

Rodamos Photoshop CS4 para edição de imagens, aplicando vários filtros e também executamos o Premiere para conversão de vídeos, e os resultados foram satisfatórios, sem travamentos nem lentidão.

positivo_r451p_580.jpg

Positivo Premium R451P: bom poder de processamento e HD de 500 GB

Na avaliação multitarefa (que simula a execução simultânea de Word, Internet Explorer, planilha em Excel, Windows Media Player executando arquivo mp3 e o software de renderização de vídeo, Vegas), o R451P deu conta do recado. O sistema  ficou um pouco lento para salvar textos e planilhas, o que já era esperado, pois a tarefa de conversão de vídeo consome mais de 80% do processamento.

O Windows Vista de 64 bits é algo interessante quando se roda aplicações desenvolvidas em 64 bits. Caso contrário, não há ganho de desempenho.

A bateria do portátil durou duas horas e quatro minutos, acessando internet sem fio, executando um editor de textos, abrindo planilhas de cálculo e algumas apresentações em PowerPoint.

Em softwares, a Positivo continua com um diferencial interessante. O antivírus Kaspersky, que acompanha a máquina, tem assinatura grátis por um ano, e o R451P traz ainda o Microsoft Office 2007 Home and Student. Além disso, o usuário tem direito ao upgrade para o Windows 7, pelo preço de 29,90 reais.

Ao comprar o R451P ou outro portátil da Positivo elegível a esse pacote, basta entrar no site https://www.meupositivo.com.br/windows7/ e cadastrar o número de série do equipamento para garantir o update. Mas o link avisa que a quantidade de upgrades é limitada.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site