Imagem de fundo do header
Como definir qual o melhor browser para usar em um smartphone
Home  >  Review
REVIEW

Como definir qual o melhor browser para usar em um smartphone

Analisamos as versões móveis do Safari, o navegador do WebOS, do Android e três outros concorrentes para ver o que têm de melhor.

Daniel Ionescu, PC World / EUA

browser_movel_150.jpg
Foto:

browser_movel_150.jpgEstar remoto e navegar na internet é uma das vantagens de ter um smartphone. E os aparelhos com tela sensível ao toque são ideais para este mercado, pois possuem um display que permite uma boa visualização das páginas e que facilita a navegação. Mas nem todos os browsers são fáceis de usar ou agradáveis de visualizar.

Muitos consumidores consideram apenas a aparência do aparelho e se esquecem de avaliar os softwares que ele carrega. E muitos continuam usando o navegador que acompanha o sistema, sem se prender a seus méritos.

Leia também:
>> Quatro navegadores para celular
>> Comparativo de smartphone para acessar web
>> Melhor celular para navegar na internet

Nos modelos em que isso é possível, o usuário pode optar por instalar outros programa navegador de terceiros. Porém, mesmo que carreguem as páginas rapidamente, eles não oferecem a mesma integração com seu telefone e a interface amigável que o software original possui.

Analisamos diferentes aparelhos e sistemas operacionais, como o iPhone 3G, iPhone 3GS, Palm Pre, Nokia 5800, Nokia N97, T-Mobile G1, HTC Hero, BlackBerry Storm e alguns dispositivos com Windows Mobile para ver como essa integração acontece.

Mercado de browsers
Pesquisas de mercado feitas por duas empresas, Net Applications e StatCounter, apesar de não trazerem números idênticos, mostram que há uma dominação do iPhone nessa fatia de mercado. Para a Net Applications 66% do mercado utilizam o browser da Apple, enquanto para a StatCounter esse número representa 36%.

Diversos desenvolvedores terceirizados criaram navegadores para plataformas abertas – como Google Android e Nokia Symbian S60. Entre estes desenvolvedores, a Opera lidera com diversas edições de seus browsers para telefones com Android, Nokia, BlackBerry e Windows Mobile, mas infelizmente não para iPhone nem Palm Pre.

O sucesso do browser Opera está em sua velocidade. A versão 9.7 software utiliza tecnologia de compressão para gerar as páginas que você quer visitar em formato menor, antes delas aparecerem em seu telefone; isto acelera consideravelmente o processo de navegação.

Aliás, as variações de velocidade diferem muito mais entre a rede de telecomunicação utilizada do que do próprio aparelho e sistema em si. Por exemplo, navegar via Wi-Fi com um iPhone 3G é relativamente mais lento do que fazer a mesma coisa com um iPhone 3GS, que possui um processador mais potente e mais memória RAM.

O melhor browser
Durante nossa análise, os browsers que mais se destacaram foram o iPhone Mobile Safari, o navegador do Palm Pre WebOS e o do Google Android. Todos os três possuem uma boa interface e fácil acesso para as inúmeras funções. No entanto, dentre os três o Android é o único que requer um maior número de interações para realizar tarefas como salvar uma imagem.

Os aparelhos com Android também oferecem a tecnologia Google Voice, uma função para usar comandos de voz em vez de digitar um termo de busca. Já o Palm Pre possui uma interface simples e sua integração de buscas com o Google e Wikipedia na mesma barra é algo interessante.

Embora o iPhone tenha uma interface de navegação mais intuitiva, o Palm Pre ganha neste quesito, graças à sua habilidade de carregar múltiplas páginas e de exibi-las lado a lado.

Em contrapartida, o iPhone ganha esta competição, por seu preciso e adaptável zoom, e sua rápida navegação dentro ou entre as páginas.

Plataforma Flash
O Adobe Flash está presente na maioria das ferramentas multimídia e de interação dos websites, embora ainda não funcione em muitos smartphones, o que é um problema e tanto a ser resolvido. Usuários reclamam da falta de suporte do iPhone ao Adobe Flash, mas ele não está sozinho nessa.

O Palm Pre e o BlackBerry Storm não possuem suporte ao Flash, e nem a maioria dos aparelhos Android (com exceção do HTC Hero). Browsers do Nokia Symbian S60 e do Windows Mobile oferecem suporte limitado ao Flash.

Ter suporte ao Adobe Flash é algo a se considerar, se você quiser ter uma boa experiência em sua navegação móvel. O Google Android e o BlackBerry estão trabalhando neste setor. A Nokia também está investindo no desenvolvimento de um novo sistema baseado em Linux e que irá debutar em seu tablet N900.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site