Imagem de fundo do header
Como o AVG, suíte CheckPoint ZoneAlarm lida mal com pragas antigas
Home  >  Review
REVIEW

Como o AVG, suíte CheckPoint ZoneAlarm lida mal com pragas antigas

Solução de segurança oferece boas e úteis opções de segurança e proteção por um preço justo, mas é lento na verredura.

Robert Vamosi, PC World/EUA

zonealarm_150.jpg
Foto:

zonealarm_150.jpgO ZoneAlarm Extreme Security 8.0 (licença de um ano para três usuários: 70 dólares), da CheckPoint, oferece uma sólida proteção firewall juntamente com outras funções de segurança.

O pacote inclui uma suíte básica de segurança, com funções únicas de evitar roubo de dados e serviço de recuperação, armazenagem de dados online e um utilitário opcional para PC. E ainda inclui um ano de monitoramento contra roubo de identidade online.

Leia também:
> Novo pacote de segurança da AVG falha na detecção de malwares antigos
> Pacote de segurança Comodo falha no principal: proteção básica
> Estreia da PC Tools em solução integrada se revela fraca na proteção
> G-Data Internet Security combina bom conjunto de proteção e preço
> BitDefender Internet Security 2009 tem boa proteção por um bom preço
> Norton Internet Security 2009 é a melhor suíte, apesar das falhas
> Panda 2009 tem bons extras, mas peca na detecção de malwares

Desempenho
O ZoneAlarm utiliza a proteção antivírus da Kaspersky, e nos extensivos testes de detecção de malware da AV-Test.org, a suíte fez um bom trabalho tanto na detecção sob demanda (on-demand) quanto no acesso em tempo real (on-access).

Numa amostra com 2.735 tipo de malwares e scripts, o programa detectou 100% deles, porém acertou apenas 81% dos vírus de macro. O programa também foi bem contra arquivos Trojan, worms, ladrões de senhas e outros arquivos maliciosos, identificando 94% de uma amostra formada por 722.372 pragas.

Na hora de identificar e remover rootkits – malware usado para esconder infecções dos usuários e de programas antivírus - o ZoneAlarm Extreme se deu bem: identificou e removeu nove entre nove rootkits ativos (90% da amostra).

Na identificação proativa de malwares desconhecidos e que ainda não possuem assinatura específica, o programa ficou abaixo da média. Nos testes com arquivos de assinaturas antigas de 2 semanas, ele detectou 42% delas. E com arquivos antigos de 4 semanas, ele identificou somente 38% da amostra.

zonealarm_tela.jpg

De acordo com a AV-Test, o ZoneAlarm respondeu rapidamente contra novos ataques frequentes de malwares (entre 4 e 6 horas). O programa também ofereceu a maior quantidade de atualizações por mês, com uma média de 23 por dia.

A solução é lenta na varredura sob demanda, com tempos de até 179 segundos em um arquivo de 741MB; já a verificação on-access foi feita em 103 segundos; a cópia do arquivo no sistema sem o software instalado foi feita em apenas 41 segundos.

Funcionalidades
O programa não é capaz de checar mensagens de e-mail e nem mensagens instantâneas; em vez disso, vasculha arquivos associados a elas em tempo real.

Muitas de suas ferramentas de segurança contam com aplicativos de terceiros. Por exemplo, para proteção antispam ele utiliza o SonicWall, o mailFrontier para filtragem de e-mail contra ataques de phishing e o Netcraft para proteção antiphishing na web.

A proteção para navegação na internet é feita pela ForceField (um utilitário que também é vendido separadamente). Nos programas navegadores, o ForceField bloqueia download de códigos maliciosos.

Mas o ZoneAlarm acaba sendo muito cauteloso com a web. Por exemplo, o programa não o alerta com frequência sobre um site em particular; em vez disso, você simplesmente não consegue acessar tal site. O programa permite que você modifique as configurações individuais dos sites bloqueados, mas seria bom saber com antecedência quais outros sites ele bloqueia.

A interface do programa utilize um painel para navegação que abre as opções de configuração, que são simples e fáceis de usar. O ZoneAlarm também inclui um Controle de Pais fornecido pela Blue Coat, 2 gigabytes de backup online pela iDrive, e identificação de fraudes e recuperação do serviço pela Intersections.

Existe ainda uma ferramenta opcional de diagnóstico para PC,da Large Software. Nos testes, o complemento teve um bom desempenho, detectando e corrigindo diversas alterações no Registro, com substancial melhoria no desempenho do sistema.

O ZoneAlarm Extreme Security oferece o mais complete conjunto de ferramentas de segurança de todas as suítes de segurança que testamos. Mas poderia ter ido melhor nos testes de detecção por comportamento. Se pensa em gastar um pouco menos e ter uma proteção com menos ferramentas, mas com um desempenho um pouco melhor, então recomendamos no lugar o pacote G-Data Internet Security.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site