Imagem de fundo do header
Compacta, FinePix Real tem duas lentes e faz fotos em 3D
Home  >  Review
REVIEW

Compacta, FinePix Real tem duas lentes e faz fotos em 3D

Câmera portátil da Fujifilm capta fotos com resolução de até 10 megapixels e grava vídeos 3D em alta definição (720p).

PC World/EUA

Foto:

Até agora, poucas câmeras compactas tiram fotos em 3D. A Fujifilm FinePix Real 3D 3W é a mais completa nessa categoria: é a única máquina fotográfica 3D de uma grande marca com duas lentes e sensores, o que significa que ela também grava vídeos em 3D. Ao contrário de outras câmeras 3D da Sony ou da Panasonic, esse modelo foi feito inicialmente para capturar imagens tridimensionais, com vários modos em 2D.

Não é necessário usar óculos para ver o efeito 3D na tela dela; há controles manuais sobre a abertura e a barreira paralaxe (para efeitos 3D) e modos para fazer fotos personalizadas em 3D, com controle independente de cada uma das lentes.

O resultado dessa combinação é a câmera point-and-shoot 3D mais avançada do mercado até o momento. Mas  o investimento só vale a pena se você tem bons equipamentos para visualizar as fotos e vídeos, como uma TV ou monitor 3D.

Desempenho da captura em 3D
A Finepix Real 3D W3 captura fotos e vídeos 3D por meio das duas lentes ópticas com zoom de 3X (35mm a 105mm), que são bem espaçadas. Por trás do vidro há dois sensores CCD de 10 megapixels. Ela captura imagens 3D no formato MPO e vídeos 3D em 720p a 24 quadros por segundo. Se o dispositivo de reprodução não suportar 3D, os vídeos serão reproduzidos em 2D.

A W3 tem uma tela 3D que não precisa de óculos, o que permite pré-visualizar efeitos conforme você tira as fotos – algo essencial para uma câmera 3D. A tela LCD de 3.5 polegadas tem uma boa imagem, mas olhar para ela por muito tempo pode ser bem incômodo.

 

finepix01.jpg

Máquina da Fujifilm produz fotos e vídeos em 3D

Com os controles de ajuste da barreira paralaxe, você pode controlar o nível dos efeitos 3D por meio de  um botão na parte superior esquerda da câmera. Essas alterações proporcionam uma ótima visualização, mas não funcionam se você estiver reproduzindo as imagens em uma TV com 3D; são controles da tela, e não de captura.

Além do modo automático de captura em 3D, a câmera também tem controles manuais sobre o obturador e ajustes de abertura para cada uma das lentes. Mas esses modos não são tão completos como os que você encontra em câmeras avançadas tradicionais ou DSLRs. Uma função de “3D avançada” permite tirar capturar fotos individuais de uma mesma cena a qualquer distância. Depois, a câmera junta as imagens para criar uma foto 3D.

No geral, as fotos captadas com a Finepix Real 3D W3 ficaram melhores em uma tela grande de TV do que qualquer outra câmera portátil que já vimos. As lentes são protegidas por uma cobertura. Ao deslizar essa cobertura, a câmera é ligada.

 

finepix02.jpg

Tela de LCD de 3,5 polegadas possui boa qualidade de imagem

Qualidade de imagem e vídeo 2D
Essa câmera é inicialmente 3D, mas os resultados também são bons quando ela é utilizada como uma câmera 2D tradicional. Ela se saiu em em erlação à qualidade da exposição, precisão das cores e ausência de distorções, mas o nível de detalhe das imagens não é muito alto. A FinePix Real 3D W3 captura imagens JPG de até 10 megapixels com uma de suas lentes.

Também notamos que o vídeo 2D capturado pela Real 3D W3 tem uma qualidade superior em ambientes com boa iluminação. A captação de áudio também se saiu bem.  O vídeo 2D tem resolução de 720p a 24 quadros por segundo e é salvo no formato AVI. Veja abaixo alguns exemplos de clipes que utilizamos em nossos testes de qualidade de vídeo e áudio.

Como você imagina, o sensor e a lente extras têm um impacto na duração da bateria. A FinePix Real 3D W3 tem uma taxa de 150 fotos por carga da bateria de litío-ion no modo 3D automático, algo relativamente baixo.

 

finepix03.jpg

FinePix 3D possui duas lentes e sensores

Conclusão
A FinePix Real 3D W3 é um produto sólido. Se você quer capturar vídeos ou imagens em 3D imediatamente, ela é a opção portátil mais versátil do momento. O alcance de modos de captura 3D e efeitos 3D realistas são o ponto principal, mas você precisa se certificar de ter equipamentos ao nível para reproduzir o conteúdo captado. Pelo preço (aproximadamente 1500 reais), é um investimento significante – não é para qualquer um, mas para os entusiastas de tecnologias 3D.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site