Imagem de fundo do header
Compacta, Flip MinoHD é fácil de usar e faz vídeos em alta definição
Home  >  Review
REVIEW

Compacta, Flip MinoHD é fácil de usar e faz vídeos em alta definição

Modelo da Pure Digital inovou ao trazer vídeo em HD às tão desejadas minicamcorders. E o resultado é bem satisfatório.

Nick Mediati, PC World/EUA

Flip_MinoHD_ilustra150.jpg
Foto:

A minifilmadora Flip MinoHD, da Pure Digital Technologies é um sucesso de vendas nos Estados Unidos, custando apenas 230 dólares (ainda não está disponível por aqui). Esta minicamcorder de alta definição traz 720p de resolução, mas não possui funções avançadas o suficiente para substituir integralmente uma filmadora HD comum. Mas ela vai permitir fazer boas capturas de momentos cotidianos e ainda facilita o processo de publicar seus vídeos na internet sem muitas complicações.

A MinoHD é extremamente compacta e cabe facilmente no bolso, além de se ajustar bem na mão. Mede 10 centímetros de altura por 5cm de largura e 1,5cm de espessura – pouco maior que um iPod Nano. O corpo da MinoHD é todo em plástico, o que deixa marca de dedos e tende a riscos, mas a empresa inclui uma capa de microfibra para carregar o aparelho.

Leia também:
>> Kodak Zi6 tem bons recursos e tela de 2,4 polegadas

Características
Utilizar a câmera é muito simples, graças a sua interface minimalista e controles fáceis de entender. São sete os botões que controlam a MinoHD: gravar, play/pausar, deletar vídeo, volume, zoom, retroceder e avançar.

flip_minohd_350.jpg

Com exceção do botão de gravação, todos os outros são sensíveis ao toque; eles funcionam bem, mas é fácil pressionar algum por engano. A MinoHD também possui uma tela de 1,5 polegada, alto-falante integrado e tripé.

Na lateral do dispositivo existe um conector USB. Se isso significa um cabo a menos para carregar, ao conectar esta pequena filmadora ao PC é provável que ela cause bloqueio de outras portas - a MinoHD fica 'pendurada' na máquina. Mas de forma geral este conector USB é uma boa solução. Você pode conectá-la diretamente a uma TV com entrada USB e ainda conta com para vídeo composto e áudio.

A câmera armazena até 4 gigabytes (GB) de vídeo, suficientes para cerca de uma hora de gravação. Ela não possui slot para cartão de memória, portanto não será possível adicionar mais memória. Segundo a fabricante, a bateria de íons de lítio segura até duas horas de uso; infelizmente a bateria não é substituível.

Imagem
A qualidade da imagem captada é muito boa, principalmente se considerarmos o tamanho diminuto da MinoHD. O gadget também lidou bem com ambientes fechados e com pouca luz. As cores registradas foram bem fiéis, embora com uma ligeira tendência de puxar para uma tonalidade um pouco amarelada.

A qualidade do vídeo é boa o suficiente para você utilizar a MinoHD como sua câmera principal para filmes caseiros, mas o dispositivo não é bom para close-ups. A lente tem foco fixo (1,5 metro até infinito) e seu zoom 2X é fraco em comparação a outras minigravadoras portáteis.

flip_minohd_06_350.jpg

Software
Mas essas limitações não são decisivas se você pretende postar os vídeos da MinoHD online. O aplicativo FlipShare (compatível com Windows e Mac OS X) acompanha a câmera e auxilia na transferência de vídeos para o seu computador, roda vídeos, ajuda a colocá-los no YouTube, queima vídeos para o DVD, e mais. Além disso, a Pure Digital carregou o instalador do aplicativo diretamente na câmera, evitando que você tenha que manusear um CD de instalação caso queira descarregar o conteúdo da câmera em um PC que não seja o seu.

O FlipShare é bem fácil de usar; você verá uma barra lateral que irá listar os conteúdos das suas pastas e vídeos que você já transferiu para o PC. Uma barra de ferramentas na parte de baixo da janela principal contém vários comandos, como salvar vídeos no seu sistema, compartilhá-los ou criar um DVD com os vídeos.

A ferramenta que cria filmes no aplicativo é simples e possui apenas quatro passos, o que facilita a junção dos clipes, embora com opções limitadas (você não consegue inserir transições, efeitos). No entanto, você pode usar a MinoHD em qualquer programa de criação de filmes que suportam vídeos H.264 em alta definição. Carregar um vídeo para o YouTube ou sites similares também é um processo simples.

Dado seu tamanho, a Flip MinoHD tem uma ótima qualidade de imagem, embora não seja ideal para toda e qualquer situação. Se sua intenção é comprar uma camcorder ultracompacta e que faça muito mais do que apenas postar vídeos no YouTube, então este modelo merece sua atenção.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site