Imagem de fundo do header
Compacta, Lumix ZS7 tem GPS e estabilização de imagem impressionantes
Home  >  Review
REVIEW

Compacta, Lumix ZS7 tem GPS e estabilização de imagem impressionantes

Nova câmera digital da Panasonic tem sensor de 12.1 megapixels, zoom de 12X e ajustes manuais de abertura ou exposição de imagens.

William Marchiori, para a PC World

Foto:

A câmera digital Lumix ZS7, da Panasonic, combina portabilidade com alguns recursos de equipamentos profissionais, como zoom de grande alcance, ótima estabilização de imagem e controles avançados de exposição.

Com design bem elegante, ela tem uma lente Leica de 25mm,sensor de 12.1 megapixels, zoom de 12X e grava vídeos em alta definição a 30 quadros por segundo. Apesar do tamanho ser um pouco maior do que outras câmeras portáteis, ele não chega a incomodar.

sz7-lumix.jpg

Como sempre, há uma série de modos para captar fotos ou vídeos. Recursos básicos incluem flash e macro, mas o modo automático – AutoIntelligente – geralmente dá conta do recado e tira excelentes fotos. O zoom óptico tem alcance de 12x, que pode chegar a 16x se combinado com o zoom digital.

Há também saídas VGA e HDMI na lateral da câmera, que permitem visualizar as fotos ou vídeos captados em um display externo – televisão, monitor ou projetor. O armazenameno é feito em um cartão SD, tradicional neste tipo de produto.

Geotags
A principal novidade é o recurso de GPS para marcar as fotos com geolocalização. Ao ativá-lo, a câmera leva alguns minutos para se localizar, como um GPS de carro, e só precisa estar a céu aberto. O recurso pode, é claro, ser desativado, ou deixado sempre ligado: nesse caso a SZ7 continua atualizando sua localização, mas consome mais bateria.

 

lumix-geotag.jpg

Com a localização, cada foto é marcada com informações referentes à latitude e longitude do local em que foi captada. Essa informação pode ser usada por softwares como o Picasa ou iPhoto e sites como o Flickr para localizar suas fotos em um mapa, agrupá-las por região e mais.

Controle do obturador e Light Painting
Além do zoom de 12X, a SZ7 tem algo bem incomum à câmeras portáteis: controles avançados de obturação e abertura da lente, que podem ser ajustados manualmente. Você pode, por exemplo, definir o tempo de abertura do obturador – tempo no qual a foto será captada. Esse valor pode variar entre 1/2000 de um segundo a um minuto.

Ao reduzir o tempo da abertura você pode captar movimentos com mais precisão, desde que tenha uma boa iluminação, como um chafariz à luz do dia.

foto-obturador-min.jpg
Foto tirada com velocidade 1/2000 de um segundo

Com um tripé você pode deixar o obturador aberto por, digamos, 10 segundos, e desenhar algo no ar com uma lanterna apontada para a lente. Essa técnica é conhecida como Light Painting e é algo impressionante para um equipamento deste porte.

light-panting-1.jpg light-panting-2.jpg
Fotos tiradas com obturador aberto por 10 segundos 

Estabilização de imagem
A estabilização de imagem da SZ7 chega a ser impressionante: mesmo com o zoom óptico no máximo, em 12X, ela consegue suavizar até mesmo movimentos ligeiramente bruscos durante as fotos ou vídeos.

Para se ter uma ideia, ao gravar uma panorâmica em vídeo sem zoom, a impressão que temos é que o vídeo foi gravado com um tripé profissional. Veja um exemplo abaixo:

 

Qualidade das fotos e vídeos
A qualidade das fotos é excelente mas, é claro, não se compara a um equipamento profissional. As imagens ficam ótimas: bem coloridas e com cores vívidas, mas, ao analisar bem de perto, pecam nos detalhes de contornos e texturas.

Esses detalhes não chegam a atrapalhar o fotógrafo casual ou quem quer tirar fotos para publicar na web. Agora, se você é detalhista, já deve saber que não dá para ser muito exigente com uma câmera portátil.

foto-normal-3.jpg foto-normal.jpg

O zoom também é um recurso bem atraente. Aliado à ótima estabilização de imagem, ajuda na hora de focar em pequenos detalhes a longa distância:

teste-zoom-1.jpg teste-zoom-2.jpg

Os vídeos, em alta definição (720p) a 30 quadros por segundo, são gravados com ótima qualidade quando se tem boa iluminação. Em locais com baixa iluminação, a SZ7 pode demorar para obter o foco. A estabilização de imagem garante vídeos estáveis. Ao filmar uma paisagem ou fazer um movimento leve de transição, não parece que estamos gravando manualmente.
 
Mas o grande destaque em vídeos vai para o zoom: você pode controlar a aproximação durante a gravação. Ele é um pouco lento devido à estabilização da imagem, mas a combinação das duas funções permite gravar ótimos vídeos.


Conclusão
Para uma pequena câmera point-and-shoot, a Lumix SZ7 possui ótimos recursos. O zoom de 12X garante um destaque nos detalhes, a estabilização de imagem permite gravar vídeos com qualidade profissional, os controles de exposição podem render horas de diversão com Light Painting e o GPS ajuda a organizar os locais onde as fotos foram tiradas.

O produto é excelente para quem procura uma câmera digital simples e ao mesmo tempo com bons recursos. Aqui no Brasil, a Lumix SZ7 custa em média 1.900 reais.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site