Imagem de fundo do header
Comparamos cinco utilitários de compressão; confira
Home  >  Review
REVIEW

Comparamos cinco utilitários de compressão; confira

Apesar da grande capacidade que os novos HD oferecem, não custa ter um bom programa para emagrecer os seus arquivos.

Danny Allen, da PC World/EUA

5ferramentas_compress_150.jpg
Foto:

5ferramentas_compress_150A redução do preço dos dispositivos de armazenamento (HD e memórias flash) bem como sua capacidade que não pára de crescer são atributos que todo usuário de PC adora.

Mas se apesar disso, você ainda precisar enxugar seus arquivos para economizar bytes preciosos ou mesmo para driblar os limites do correio eletrônico ou do serviço de compartilhamento de arquivos, saiba que pode contar com uma boa ferramenta de compressão.

PC World avaliou cinco delas e mostra, nas próximas páginas, as principais características de cada uma. Faça sua escolha e 'encolha' seu arquivos e pastas.

1- BEST BUY - ConeXware PowerArchiver

conexwareNosso Best Buy, este utilitário fornece sólida compressão e opções de criptografia. O
PowerArchiver fornece tudo que você espera de um utilitário de
compressão, e mais um pouco.

Trata-se de um aplicativo versátil, capaz de extrair uma vasta
gama de formatos de arquivos, incluindo os essenciais, como o .zip.

Ele
também extrai, apesar de não gravar, imagens de CD/DVD .iso, .nrg, .img
e .bin (arquivos simples e grandes que são uma cópias exata do que vai
aparecer num disco).

O programa suporta a criptografia AES de 256 bits que o WinZip adicionou à sua versão 9 (você ainda vai precisar da senha, claro). Se segurança é a soberana, o PowerArchiver 2006 também inclui as criptografias AES-256, Blowfish-128 e Triple DES-128.

Arquivos protegidos por esses dois últimos métodos conseguem esconder os nomes dos documentos que contêm; no entanto, esses arquivos também usam o formato próprio do PowerArchiver, o .pae, que não pode ser lido por outros programas.

Além de o PowerArchiver criar uma série de tipos de arquivos (.zip, bzip2, .tar etc.), ele usa o formato .7z numa “ultra” configuração para atingir a máxima compressão. (este formato foi desenvolvido originalmente por um programa de código aberto chamado 7-Zip).

Apesar de o WinRAR e softwares gratuitos como o ZipGenius Standard Edition não terem passado por problemas ao extrair documentos .7z, aplicativos populares como o WinZip e o StuffIt Standard ainda não conseguem cumprir esta missão.

Como todos os outros programas que nós olhamos, o PowerArchiver consegue criar arquivos de múltiplo volume em extensão .zip e .7z (divididos em múltiplos arquivos de tamanhos definíveis pelo usuário).

O PowerArchiver ainda oferece alguns excelentes recursos extras, incluindo um tutorial de backup automático de arquivos bem fácil de usar, além da capacidade de fazer upload de backups para um servidor FTP, tudo sem ter que sair do programa.

É agradável trabalhar com o software, que permite a você fazer as tarefas rápida e facilmente. Como a maioria dos utilitários de compressão, o PowerArchiver se integra com o menu do botão direito do Windows Explorer, e você pode definir quais opções aparecem (como o comando de comprimir e enviar por e-mail).

Além disso, a interface da barra de ferramentas do programa suporta outras skins (aparências) – você pode baixá-las de uma grande coleção do site da ConeXWare.

É definitivamente uma opção atraente para quem procura por uma ferramenta de arquivos que inclua habilidades de FTP e backup automático e segurança.

Preço: 19,95 dólares
Compressão verificada: 87%
Velocidade de compressão: Muito bom
Facilidade de criação do arquivo: Muito bom
Facilidade de extração do arquivo: Excelente
Nota: 83 - Muito bom
Download
Website do fabricante

++++

2 - M.Dev Software ZipGenius Standard Edition

mdevApesar de alguns bugs, este aplicativo gratuito é um bom rival para seus concorrentes comerciais. Como versões pagas de outros aplicativos, o ZipGenius 6 permite que você faça buscas dentro de arquivos comprimidos, o que é um bom recurso, já que o Windows XP e Vista só permitem só podem pesquisar dentro de arquivos .zip.

O programa tem um tutorial para criar um slide automático de fotos. Apesar de ser um bom recurso extra, mensagens de erro apareceram quando usamos a funcionalidade.

O ZipGenius também emprega o formato .7z para obter máxima compressão de arquivos, mas este programa o utiliza de forma mais lenta. Nos mesmos testes o ZipGenius conseguiu comprimir um pouco mais com o .7z do que os formatos .sitx e .rar de outros programas, mas também demorou muito mais para fazê-lo.

O software oferece suporte para criptografias CryptoZIP 2.0, AES-128 e BlowFish-128, e é capaz de criar arquivos de múltiplos volumes (divididos em vários arquivos de tamanho definido pelo usuário).

Quer uma ferramenta poderosa, mas não está afim de pagar por ela? Você poderia se virar com uma versão trial de um programa comercial (mesmo estando fadado a comprá-lo para continuar usando), mas os alertas irritantes em pop-up e a falta de recursos podem ser cansativos.

Se você não se importa com alguns bugs, o ZipGenius Standard pode ser seu próximo download.

Preço: gratuito
Compressão verificada: 88%
Velocidade de compressão: Fraca
Facilidade de criação do arquivo: Bom
Facilidade de extração do arquivo: Excelente
Nota: 81 - Muito bom
Download
Website do fabricante

++++

3 - Smith Micro Software StuffIt Standard

smithA primeira coisa que você repara no StuffIt Standard é que ele parece uma propaganda, apesar dos 25 dólares que se paga por ele.

Depois, você percebe que ele é de fato uma propaganda. A SmithMicro Software realmente preferiria que você comprasse o StuffIt Deluxe por 40 dólares. Claro que você teria mais se comprasse a verão Deluxe. Mesmo assim, avaliamos a verão Standard.

O programa tem dois formatos próprios de compressão - .sit e a nova e mais eficiente .sitx. O formato StuffItX é especialmente impressionante para comprimir imagens JPEG. Há quem diga que os arquivos .jpg não comprimem, pois já são comprimidos. Nos testes, o tamanho dessas fotos diminuiu em 25%.

Para extrair arquivos .sit/.sitx você vai ter que baixar e usar o utilitário gratuito Stuffit Expander.

O StuffIt também lida com arquivos .zip (claro), e a versão 9.5 consegue descriptografar no formato AES 256 bits (você precisa da senha evidentemente). Infelizmente, ele não consegue criar arquivos criptografados compatíveis com WinZip.

O seu formato próprio .sitx oferece segurança mais forte, permitindo esconder o nome do arquivo, além de suportar criptografias RC4-512, AES-256, BlowFish-448 e DES-64.

Se para você, compressão é coisa séria, então essa mistura de ferramentas de gerenciamento de arquivos, sua forte criptografia e seu bom desempenho de velocidade fazem valer a pena dar uma olhada no StuffIt Standard.

Preço: 24,99 dólares
Compressão verificada: 89%
Velocidade de compressão: Excelente
Facilidade de criação do arquivo: Bom
Facilidade de extração do arquivo: Muito bom
Nota: 79 - Bom
Download
Website do fabricante

+++

4 - RARLAB WinRAR

rarlab_150O WinRAR é um poderoso utilitário para criar arquivos compactados e que continua sendo o único a gerar documentos com extensão .rar.

Ele pode criar arquivos com múltiplos volumes e usa criptografia AES de 128 bits para protegê-los por meio de senha.

Como a maioria dos seus concorrentes, ele também tem a opção de esconder nomes dentro de um arquivo criptografado: quem não tiver a senha sequer saberá quais documentos estão arquivados, quanto menos ver seu conteúdo. Ele também comprime arquivos em formato .zip 2.0.

O WinRAR ostenta algumas ferramentas poderosas de automação. Por exemplo, após realizar uma tarefa de compressão com diversas configurações ajustadas - o que é feito por meio várias caixas de diálogo -, você pode salvar esses parâmetros para usar em um trabalho futuro. Assim não tem que repetir todo o procedimento.

Você pode automatizar algumas tarefas criando atalhos no Windows e arquivos batch no velho estilo do DOS para fazer tarefas pessoais.

Se parece um pouco geeky... realmente é. Mas então, o WinRAR é uma boa escolha para os geeks.

Preço: 29 dólares
Compressão verificada: 89%
Velocidade de compressão: Muito Bom
Facilidade de criação do arquivo: Muito bom
Facilidade de extração do arquivo: Excelente
Nota: 76 - Bom
Download
Website do fabricante

++++

5 - WinZip Computing WinZip (standard)

winzipO programa de compressão mais famoso oferece algumas novas habilidades, mas obriga a pagamentos extras para certos recursos avançados.

Apesar de não ser mais o que foi na década de 1990, o WinZip ainda é o utilitário no qual as pessoas pensam quando percebem que a compressão de arquivos do Windows XP não é suficiente.

Ao tratar seus arquivos, a versão 11 oferece a opção de deixar que o WinZip escolha o melhor método de compressão para da arquivo. O resultado é um arquivo significativamente menor.

Por exemplo, documentos .wav que perdem cerca de apenas 14% de seu tamanho com a compressão tradicional .zip, reduziram-se a cerca de metade de sua dimensão com o ‘Best Method’ ativado.

No entanto apenas os WinZip 10 e 11 podem extrair arquivos da compressão que resultou – o que pode ser confuso, já que tais arquivos continuam a usar a extensão .zip. Pelo menos o programa avisa sobre essa incompatibilidade.

Outra melhoria do programa inclui visualização de imagens thumbnails de fotos dentro do arquivo, apresentadas em uma janela que parece mais com o Windows Explorer com todas as atualizações.

Ele também permite extrair a partir de arquivos .bz2 e .rar. Esta versão standard do WinZip ainda é um bom programa, mas não é mais a preciosidade que já foi uma vez.

Preço: 29,95 dólares
Compressão verificada: 86%
Velocidade de compressão: Fraco
Facilidade de criação do arquivo: Bom
Facilidade de extração do arquivo: Excelente
Nota: 74 - Bom
Download
Website do fabricante

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site