Imagem de fundo do header
Comparamos o desempenho de três modelos de desktops de baixo custo
Home  >  Review
REVIEW

Comparamos o desempenho de três modelos de desktops de baixo custo

Ideais para navegar na web e escrever textos, computadores básicos dão conta do recado e não pesam no bolso.

René Ribeiro, analista de testes da PC World

desktops_150.jpg
Foto:

desktops_150Que tarefas serão realizadas no computador? A resposta a essa pergunta é crucial para que o usuário não gaste mais do que o necessário no momento da compra de um PC novo.

Acessar internet, ler e-mails, digitar textos, construir planilhas de cálculo e apresentações não exigem grande poder de processamento. Isso quer dizer que você não precisa pagar por uma ‘Ferrari’ se um bom ‘veículo’ nacional dá conta do recado sem detonar sua conta corrente. Há várias máquinas disponíveis no mercado para esse tipo de usuário e que, com certeza, oferecem poder adequado com preço baixo.

Mas é preciso ter o cuidado de comprar em lojas idôneas, que tenham serviços de suporte e assistência técnica adequados. Como em qualquer outro tipo de negócio, é importante ficar esperto e evitar que o barato acabe ficando caro no futuro.

Testamos três modelos que suportam as tarefas básicas do dia-a-dia e que custam menos de mil reais: R165, da Positivo; Infoway ST4252, da Itautec; e o Megahome, da Megaware.

Leia também:
> Desktop: o que levar em conta na hora de escolher o seu
> Por que o PC não mostra toda a memória RAM instalada?
> Como funciona o cooler e o que fazer para o PC não esquentar demais
> Dicas para comprar uma impressora multifuncional
> 12 componentes que um PC de última geração deve ter

Após uma extensa bateria de testes e ponderações, o equipamento da Positivo ficou com o título de Best Buy, por suas características e desempenho. O R165 usa processador de dois núcleos com 1 MB de cache e 800 MHz de barramento. Isso fez com que os programas pudessem ser carregados mais rapidamente do que os concorrentes da Itautec e Megaware.

positivo_r165
Best Buy: R165 tem processador de dois núcleos e vem com monitor

E o R165 tem outras vantagens adicionais. O preço já inclui um monitor CRT de 15 polegadas. Além disso, dá acesso irrestrito ao portal PC da família, site criado pela empresa que oferece dicas de trabalho, educação financeira, entretenimento e assuntos ligados à educação.

++++

desktops_150O Infoway ST4252 e o Megahome também rodaram aplicativos e acessaram internet sem problemas, mas por usarem processadores mais modestos, apresentaram desempenho um pouco inferior ao do modelo da Positivo. Para compensar, esses computadores vêm com 1 GB de memória, contra apenas 512 MB do R165.

Nos testes para realização de cálculos, o processador do equipamento R165 levou vantagem, obtendo um resultado superior. Mas ao gravar um DVD, por exemplo, os modelos da Itautec e Megaware obtiveram tempos menores. É importante dizer, entretanto, que a memória maior só faz diferença nesse teste se você copiar um volume grande de dados (mais de 1 GB de arquivos).

infoway_st4252
Infoway ST4252: falhas de acabamento e HD de 80GB

Nas aplicações multitarefa, com planilha de cálculo, processador de textos e software de apresentação abertos, o R165 não perdeu poder de processamento. De qualquer forma, como memória é um item muito importante em qualquer configuração, o ST4252 e o Megahome acabaram ganhando mais pontos nesse quesito.

Afinal, se o usuário quiser instalar outro sistema operacional, ela pode fazer diferença para rodar mais de três aplicações. Quanto a interfaces USB, todos vêm com dois conectores na parte frontal, o que facilita muito na hora de plugar um pendrive ou outro gadget qualquer.

megahome_cseries
Megahome: mais lento na carga de aplicativos

Os conectores de microfone e saída de som também seguem esse esquema, mas apenas os modelos Infoway e Megahome acompanharam caixas de som.

Todos os equipamentos trouxeram o sistema operacional Windows Vista Starter. Vale lembrar que essa versão tem uma limitação de rodar apenas três aplicativos simultaneamente. Por esse motivo esse sistema é reservado a computadores de baixo de custo, que não são voltados à multitarefa.

> Clique aqui para ver a tabela completa com os resultados do teste

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site