Imagem de fundo do header
Comparamos quatro serviços nacionais de compra de músicas
Home  >  Review
REVIEW

Comparamos quatro serviços nacionais de compra de músicas

Sites têm as mesmas formas de pagamento e formatosde áudio. Diferencial está no acervo, na facilidade de uso e no preço.

Por Cauã Taborda, especial para a PC World

musicas_comparaivo_150.jpg
Foto:

comparativo_musicas150Os serviços brasileiros de venda de  música pela internet oferecem praticidade e conforto para a compra de suas faixas e álbuns favoritos.

Com características semelhantes, os sites vendem conteúdo protegido por DRM (Digital Rights Management), evitando problemas com cópias ilegais e servidores de download que driblam leis de direitos autorais.

PC World avaliou quatro desse serviços - sites Sonora, UOL Megastore, MusiG e Imusica - com o objetivo de conhecer o acervo disponível, facilidade de uso do site e as formas de pagamento disponíveis. Estes quesitos correspondem, respectivamente, a 50%, 30% e 20% da nota final.

Mais detaques da PC WORLD:
> X300, o superportátil de Lenovo, vai custar cerca de US$ 3 mil
> Incremente o Internet Explorer com o IE7Pro
> Saiba como fazer suas baterias durarem mais
> Galeria: móveis de informática bizarros

Por conta do acervo mais extenso e facilidade de uso, o IMUSICA foi considerado o melhor serviço, seguido de perto pelo UOL Megastore.

Características comuns
Os serviços analisados oferecem arquivos no formato Windows Media Audio (WMA) que vêm com um número de licenças que varia de site para site. O número de licenças equivale ao número de vezes que o comprador poderá copiar a música comprada para um CD, tocador MP3 ou outra mídia qualquer.

Por conta de restrições do iTunes, para transferir para o iPod um música comprada desses sites, é necessário baixá-las no computador, criar um CD de áudio com as faixas desejadas e só então e exportá-las para o player usando o software de Apple.
++++
IMUSICA
O serviço de venda de músicas e audiolivros
requer um cadastro, não sendo necessário um novo e-mail, oferece
conteúdos gratuitos ao longo do dia e possui um acervo de 750 mil
músicas, o maior dentre os serviços avaliados.

As faixas e álbuns são adquiridos também pelo sistema de crédito. A
navegação é feita por busca ou por gêneros musicais. A interface do
site é bem simples e limpa, facilitando a visualização do conteúdo.

musica_comp_tab_imusica

*Média ponderada considerando os seguintes itens e peso: Acervo (50%), Facilidade de uso (30%) e Formas de pagamento (20%)

++++

MusiG
O serviço de compra de músicas do iG é o que apresenta o menor acervo dentre os sites avaliado (100 mil). Para realizar as compras o usuário precisa se cadastrar no iG, criando uma conta de e-mail no portal. O processo de cadastro é simples, mas agrega ao usuário um novo e-mail.

As faixas e álbuns podem ser encontrados pela pesquisa, dividida entre Artista, Álbum, Música e Vídeo. Além da consulta por gêneros musicais, como Rock, Pop, etc.

Para comprar as músicas, o usuário paga por cotas de crédito. Como num sistema de celular pré-pago, o cliente seleciona o valor desejado de crédito (mínimo 5 reais) e o utiliza para a aquisição das músicas.

O preço das faixas varia de acordo com o artista e álbum. O valor mínimo do site é de 1,49 reais.

musica_comp_tab_musig

*Média ponderada considerando os seguintes itens e peso: Acervo (50%), Facilidade de uso (30%) e Formas de pagamento (20%)

++++
Sonora
O serviço do Terra, apesar de um bom acervo de músicas (o segundo menor dentre os avaliados: 500 mil títulos), possui uma rotina para usuários não cadastrados (ou que não sejam assinantes do provedor) confusa.

O usuário pode facilmente confundir o cadastro com a assinatura do serviço Sonora, que além do acervo de downloads para compra, oferece todo seu conteúdo para reprodução pela web e rádios.

O portal também oferece um player, capacidade de criação de listas de reprodução e rádios favoritas.

Para comprar as músicas, sem assinar o serviço do portal, o usuário deve se cadastrar gratuitamente no Terra, criando um usuário e senha.

As músicas podem ser compradas individualmente. Basta adicionar as faixas ou álbuns desejados ao seu "carrinho", checando e efetuando a compra em seguida. O sonora trabalha com cartões de crédito, mas está implantando um sistema para pagamento por netbank.

Um diferencial do serviço é a indicação de artistas relacionados em um menu lateral.

musica_comp_tab_sonora

*Média ponderada considerando os seguintes itens e peso: Acervo (50%), Facilidade de uso (30%) e Formas de pagamento (20%)
++++
UOL Megastore
O UOL Megastore é dono do segundo maior acervo de títulos - cerca de 600 mil - e funciona também por sistema de créditos, que vão de 5 a 120 reais. Para comprar, o usuário deve se cadastrar, o que requer a associação a um e-mail do UOL durante o processo.

A navegação do site é orientada por uma busca, ordem alfabética de artistas ou por gêneros musicais.

Essa busca pode apresentar alguns resultados não muito claros, além de a ordem alfabética ser trabalhosa, em função do tamanho do acervo, uma vez que os resultados vêm divididos em muitas páginas.

musica_comp_tab_uol

*Média ponderada considerando os seguintes itens e peso: Acervo (50%), Facilidade de uso (30%) e Formas de pagamento (20%)

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site