Imagem de fundo do header
Comparativo: novo Skype x FaceTime
Home  >  Review
REVIEW

Comparativo: novo Skype x FaceTime

Recurso de vídeo do aplicativo tem uma série de vantagens sobre o programa da Apple, como videochamadas via 3G, mas a qualidade é um pouco inferior

William Marchiori, para a Macworld Brasil

skypelogo_150.jpg
Foto:

O Skype para iPhone têm recebido uma série de atualizações interessantes. Há alguns meses, o aplicativo ganhou suporte ao multitarefa. Agora, com a versão 3.0, a grande novidade são as videochamadas.

Elas podem ser feitas tanto via Wi-Fi como também via 3G, mas é importante ficar esperto: em nossos testes, cada minuto de ligação de vídeo gastou entre 2 a 3 megabytes. Isso quer dizer que você gastaria quase 30 MB de dados em 10 minutos de videochamada com o Skype no iPhone.

Fazer ou receber ligações de vídeo é tão simples quanto realizar as chamadas de voz ou enviar mensagens instantâneas gratuitas para seus contatos – recursos que já estavam presentes nas versões anteriores do Skype para iPhone. 

É só um contato, tocar em Chamada de Vídeo e pronto: a imagem aparece em tela cheia e, assim como o Facetime, possui um botão para desativar o som e outro para trocar de câmera.

As videochamadas podem ser feitas entre iPhones 4, iPods Touch de
quarta geração e computadores com o Skype instalado. Essa é a primeira
vez que um serviço popular de voz sobre IP permite ligações de vídeo
entre o iPhone 4 e PCs com Windows. 

A estabilidade das ligações depende da rede 3G. O consumo de dados é
alto neste caso; se o sinal estiver fraco, não tem jeito: a videochamada
vai engasgar. Portanto, os resultados variam, dependendo de onde você
estiver.

Mas e a qualidade?

skype_interface.png
Interface é similar à da videochamada do FaceTime

 

Skype vs. FaceTime
A qualidade de vídeochamadas no iPhone 4 não é ruim, mas também não é lá essas coisas. É exatamente o suficiente para se ter uma boa conversa: você não sentirá nenhum incômodo ao falar com alguém, mas na hora de mostrar algum cenário ou paisagem, a qualidade deixa a desejar. Veja abaixo uma comparação entre a qualidade do Skype com o Facetime:

Facetime:
c_facetime.png

Skype:
c_skype.png

A imagem fica mais pobre em relação ao FaceTime, algo que já era de ser esperar, afinal o serviço da Apple foi projetado para ser usado em redes Wi-Fi. A qualidade é inferior, mas ele possui uma série de vantagens: funciona via 3G, não possui complicação para ativar o serviço, é compatível com Windows e permite compartilhar a tela do computador em tempo real durante uma chamada com um computador.

Isso mesmo: um usuário que estiver usando o Skype em um computador pode compartilhar sua tela com o iPhone. Você pode ver tudo que acontece na tela, mas não pode interagir. A chamada continua normalmente, tornando o recurso ideal para uma apresentação com slides ou suporte remoto. Essa função é bem caprichada: se você usa mais de um monitor, é possível até mesmo escolher qual deles mostrar.

skype_-ompartilhamento.png
Compartilhamento de tela do Skype ajuda na hora de mostrar ou algo ou pedir ajuda

Consumo de bateria
É tudo excelente, mas o Skype ainda peca no quesito multitarefa. Ele funciona perfeitamente em segundo plano: as ligações até podem ser minimizadas. Mas o grande problema é quando você "fecha" o aplicativo e o deixa rodando em segundo plano, para receber novas mensagens ou ligações.

Não há uma integração com o sistema de notificações push do iOS, ou seja, o Skype fica conectado à rede do seu serviço o tempo todo. Quando isso acontece em rede 3G, diga adeus à sua bateria: em nossos testes com o aplicativo em segundo plano, o iPhone perdeu quase 50% da bateria. Esse resultado torna o uso inviável.

Conclusão
O Skype já era um excelente aplicativo e, agora, com videochamadas, ficou ainda melhor. Pelo que vimos, o recurso é muito mais completo e flexível do que o FaceTime – o que o torna mais útil - mas a qualidade do vídeo é um pouco inferior. O ideal é utilizar o Skype via 3G ou para chamadas entre computadores, mas continuar utilizando o Facetime entre iPhones, já que o recurso não requer que o Skype esteja aberto para realizar a chamada.

Para fazer (ou receber no caso do iPod touch) videochamadas, é preciso ter um dispositivo com iOS 4.0, mas o Skype também é compatível com iPhones ou iPods Touch com iOS 3.0. O aplicativo é gratuito e está disponível na App Store.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site