Imagem de fundo do header
Conector social do LinkedIn para o Outlook é um complemento e tanto
Home  >  Review
REVIEW

Conector social do LinkedIn para o Outlook é um complemento e tanto

Componente anunciado pela Microsoft pode, finalmente, colocar o Outlook no século das redes sociais. Mas ainda precisa melhorar.

Preston Gralla, da PC World/EUA

outlook_social_150.jpg
Foto:

outlook_social_150A versão beta do Outlook Social Connector que a Microsoft apresentou na quarta-feira (17/2) chega para resolver um problema importante: manter a centralização das coisas no Outlook quando sites e serviços de rede social, tais como Facebook, LinkedIn e Twitter ganham cada vez mais importância. E parece que ela vai conseguir.

O Outlook Social Connector foi desenhado, como seu nome sugere, para linkar o Outlook a  redes sociais, embora por enquanto ele seja capaz apenas de fazer isso com o LinkedIn. O complemento está disponível para download para o Outlook 2003, Outlook 2007 (a versão que testamos) e também para a versão beta do Outlook 2010; todas oferecem as mesmas funcionalidades.

Instalar o conector nas versões 2003 e 2007 do Outlook é um processo simples composto por duas etapas. Primeiro deve-se instalar o Outlook Social Connector propriamente dito, o qual confere ao cliente de e-mail a capacidade de se comunicar com os sites de rede social. A etapa seguinte consiste na instalação do conector específico para a rede que se deseja fazer o link.

Tenha em mente que, para rodar a versão mais recente do Outlook Social Connector e o conector para associado para o LinkedIn, deve-se primeiro desinstalar a versão do conector que vem com o Outlook 2010 Beta - há detalhes específicos sobre isso no site da Microsoft. Detalhes sobre o funcionamento da ferramenta também podem ser obtidas na Ajuda do próprio Outlook 2010.

A Microsoft diz que conectores estarão disponíveis até o meio deste ano para o Facebook e para o MySpace. Além disso, a empresa divulgou um API e o kit de desenvolvimento (SDK) da ferramenta para permitir que os desenvolvedores faças seus próprios conectores.

People Pane (Painel Pessoas, em tradução livre)
O Outlook Social Connector surge como um painel horizontal, chamado People Pane, abaixo do painel de leitura de mensagens. Ele não só conecta você com redes sociais, mas também funciona com ponto de convergência de todas as suas comunicações com qualquer contato no Outlook.

Quando um e-mail é selecionado, o painel irá exibir por padrão uma lista de todas as comunicações recentes entre o usuário e o remetente (ou destinatário) da mensagem em questão, tais como e-mails, entradas de calendário, feeds RSS, anexos e atualizações do LinkedIn.

Pode-se definir que apenas um tipo de comunicação seja exibido, por exemplo, mensagens de correio eletrônico, apenas clicando nos ícones que ficam localizados à esquerda desse painel.

Para visualizar detalhes de  qualquer comunicação, com um e-mail completo e não só a linha de assunto, clique no link exibido e a mensagem será exibida em uma janela separada.

O People Pane pode ser ligado ou desligado no menu View do Outlook; seu tamanho também pode ser definido pelo próprio usuário. Este painel, aliás, apesar de sua função relacionada a atividade de redes sociais, é uma adição importante para o cliente de e-mail pelo simples fato de permitir que o usuário veja imediatamente todas as comunicações referentes a um contato em particular.

Trata-se de uma ferramenta de aumento de produtividade e tanto já que não será mais preciso qualquer tipo de busca para localizar mensagens trocadas com o contato; todas são exibidas automaticamente em um lista muito útil. Se a única função do Outlook Social Connector fosse apenas essa, já seria um download que vale a pena.

osc_preview_778

People Pane: ponto central para as comunicações do Outlook

Extração de informações das redes sociais

 

Felizmente, a capacidade de o Outlook Social Connector obter informações a partir do LinkedIn (e, no futuro, de outras redes sociais), torna esse complemento ainda mais útil.

Por exemplo, o conector do LinkedIn acrescenta uma nova pasta de contatos ao Outlook, com informações que vêm da rede social. A exibição dos contatos difere do modo como o Outlook apresenta os seus próprios contatos.

Na pasta do LinkedIn, o usuário verá a foto de identificação do contato (se existir no LinkedIn, é claro) e todo conjunto de informacões que estiverem lá. Um duplo clique em um contato desta pasta irá exibir todas as atualizações e mensagens que o contato tiver publicado na rede social. Para visitar a página pessoal deste contato no LinkedIn, basta clicar na URL.

Pode parecer confuso, por isso não estranhe se você acabar com uma cópia das informações de contatos que já estavam na agenda do Outlook (desde que ele também faça parte de seus contatos no LinkedIn). Uma boa forma de lidar com isso seria a existência de uma oção que permitisse que as informações provenientes do LinkedIn atualizassem os contatos convencionais do Outlook em vez de duplicá-los.

Para convidar alguém a fazer parte de sua rede de contatos no LinkedIn é necessário clicar no botão Add para enviar um convite. Contudo, é preciso cautela ao usar tal facilidade já que ela permite convidar alguém que sequer participa do LinkedIn. Quem sabe a versão final da ferramenta traga uma verificação prévia e só permita que se convide alguém que já esteja na rede social.

No que ele falha
O Outlook Social Connect é uma ferramenta útil, mas está longe de ser perfeita. Por exemplo, a comunicação funciona apenas numa direção: você pode ver as atualizações que seus contatos fazem no LinkedIn, mas não pode fazer atualizações a partir do Outlook. Esperemos ver isso funcionando na versão final da ferramenta e nos demais conectores, quando publicados. 

Lamentamos também o fato de o conector não possuir uma forma de visualizar toda a atividade dos contatos nas redes sociais de forma centralizada.

O conector do LinkedIn nos dá apenas uma amostra do potencial que os conectores podem acrescentar ao Outlook. Uma vez que seja capaz de lidar com várias redes sociais, o Outlook pode se transformar em um verdadeiro hub de comunicação, afinal a ferramenta da Microsoft já é usada amplamente e dotá-la de recursos sociais a tornarão ainda mais poderosa.

osc_linkedin_778
LinkedIn Social Connector adiciona uma pasta de contatos provenientes da rede social

O Outlook Social Connector também carece de funções úteis e que podem ser encontradas, por exemplo, no gratuito Xobni  que também tem a função de conectar o Outlook a redes sociais (LinkedIn, Facebook e Twitter).

Além disso, o Xobni traz para o Outlook mais informações do que o Outlook Social Connector, tais como o cargo do contato ou sua localização. Ele também mostra previews completos das mensagens em vez de apenas o campo de assunto e faz um trabalho melhor ao exibir as conversações. Ah! Oferece comunicação nos dois sentidos.

Em nossos testes, as duas ferramentas funcionaram simultaneamente, sem conflitos. Assim, você ter o Xobni como complemento do que o Outlook Social Connector é capaz de fazer.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site