Imagem de fundo do header
Confira o teste com a versão para Windows do Kindle para PC
Home  >  Review
REVIEW

Confira o teste com a versão para Windows do Kindle para PC

O software cobre todas as funções básicas que se espera de um e-reader, mas ficou faltando alguns recursos, como criação de notas.

Yardena Arar, da PC World/EUA

kindleforpc_150.jpg
Foto:

A família do Kindle, e-reader da Amazon, ganhou um novo membro nesta terça-feira (10/11), com a chegada da versão em software gratuita para PC com Windows (a versão para Mac ainda não foi liberada). O aplicativo parece dar conta do básico em termos de leitura de livros eletrônicos, mas sentimos falta de alguns recursos, como a opção para criar suas próprias notas, disponível nas versões dispositivo portátil e também no aplicativo para iPhone.

Com tamanho de 5,3 megabytes (MB), o Kindle para PC é fácil de instalar. Depois de acessar sua conta (o usuário precisa ter uma conta no serviço para comprar e baixar títulos da Amazon), ele mostra uma tela inicial com opções para ver itens arquivados ou para comprar algo no Kindle Store, acessível por meio do um navegador. Os livros aparecem com imagens de amostra coloridas e podem ser listados por autor ou título.

kindle_02.jpg

O botão de menu, à direita, oferece uma opção para trocar os dados registrados na conta; o aplicativo não suporta o registro de mais de uma conta. Há também um comando para sincronização e verificar se há novos itens comprados no Kindle Store, que não aparecem automaticamente nos seus itens arquivados.

É preciso clicar em um livro da lista de conteúdo arquivado para baixar e visualizar a interface de leitura. Na primeira vez, um gráfico em pop-up ensina a virar as páginas: pode-se usar tanto as teclas de setas do PC ou usar o rolamento do mouse. As páginas no PC se mostraram boas e rápidas.

O ícone de fonte em cima da interface permite escolher entre dez tamanhos da letra, e há também um recurso único para esta versão que redimensiona a largura da página. No canto superior direito, um ícone chamado “Show Notes & Marks” mostra um painel para anotações e favoritos. Outro botão permite registrar favoritos e o botão “Go To” apresenta um menu para navegar à capa (colorida e ampliada), tabela de conteúdos, começo do livro ou página específica.

kindle_03.jpg

O menu Go To também conta com um recurso para sincronizar até a última página lida, que funciona em conjunto com as outras versões do Kindle por meio da conta registrada. A sincronia de anotações e favoritos é feita com o Whispernet, serviço wireless da versão portátil do e-reader, que fornece a informação automaticamente.

Para que a sincronia do Whispernet funcione, é preciso manter ligadas as opções de conta no site do Amazon e, é claro, habilitar o suporte wireless no aparelho Kindle. A opção de escolha do site é útil, porque se mais de uma pessoa estiver lendo um livro registrado em uma única conta, o recurso ajuda a evitar confusões com as marcações.

A única parte que não é auto explicativa na interface é o botão de retorno na tela de leitura: pensamos que ele voltaria uma página do livro, mas ele fica inativo, a não ser que as opções de navegação do Go To estejam habilitadas. Assim, ao clicar no botão, o usuário é levado para onde estava antes.

kindle_01,jpg

Embaixo da página são exibidas informações sobre o livro: local onde o usuário está, porcentagem de progresso de leitura do livro e número total de páginas. 

E isso é basicamente tudo sobre o aplicativo. O Kindle para PC é simples e intuitivo, e se você não se importa em ler na tela de seu computador sem recursos de anotações, ele é uma opção barata para conhecer o Kindle Store.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site