Imagem de fundo do header
Confira os primeiros resultados dos testes da versão final do Vista SP1
Home  >  Review
REVIEW

Confira os primeiros resultados dos testes da versão final do Vista SP1

Melhorias no desempenho são variáveis – como a cópia de arquivos - e sofrem impacto da configuração de hardware que o usuário possui.

Por PC World/EUA*

vista_sp1_beta_150_SELO.jpg
Foto:

vista_sp1_beta_150_SELOAguardada para as próximas semanas, o pacote de atualizações do Windows Vista SP1 vazou para algumas redes P2P antes de a versão oficial legal chegar às mãos dos usuários. PC World realizou testes com a versão final e constatou que ela pode resolver alguns dos problemas de desempenho que têm perturbado a vida dos usuários do novo sistema operacional da Microsoft e desencorajado outros a adotarem o Vista. Apesar disso, o que vimos não se parece nada com uma panacéia, ou seja, um remédio para todos os males.

Leia também:
> Vista chega antes nas pequenas empresas
> MS corrige falha crítica no Vista e no Windows XP

Em nossos testes iniciais com o SP1, a cópia de arquivos, uma das principais reclamações dos usuários do Vista, está significativamente mais rápida. Entretanto, outras análises mostraram apenas uma pequena melhoria e, em dois deles, experimentamos piora no desempenho geral, comparado ao que se tinha antes da atualização ser instalada.

O Vista SP1 foi liberado para os fabricantes na última terça-feira (05/02) e recebemos nossa cópia de avaliação ontem. Os usuários finais, contudo, só poderão ter acesso a ela em março, via download. A integração do SP1 ao Vista para venda no varejo também está prevista, mas ainda sem data para acontecer, segundo a Microsoft.

Muitos dos aspectos gerais dessa atualização já foram avaliados na análise da versão beta. Ela mostrou que muitos dos benefícios da SP1 permanecem ocultos nas entranhas do sistema operacional (tal como o suporte a padrões como Extensible Firmware Interface e Extended File Allocation Table), mas a atualização também incorporou melhorias no desempenho.

De acordo com a Microsoft, os acertos mais tangíveis envolvem as tarefas de cópia, compactação e descompactação de arquivos, mais rapidez no boot do sistema e também na hora de desligá-lo, melhor desempenho nas operações de rede e outros ajustes aqui e acolá.

Testamos o Vista SP1 em uma variedade de máquinas para avaliar seu comportamento. Tais análises são preliminares e informais – estamos preparando uma avaliação mais aprofundada que será publicada em breve.++++

vista_sp1_beta_150_SELOInstalação
Instalamos a atualização do Vista para o teste de cópia de arquivos em um sistema potente, equipado com processador Core 2 Extreme QX6850 de 3 GHz, 4 GB de RAM e rodando o Vista Ultimate Edition. A primeira coisa que pudemos constatar durante a instalação foi um aviso ‘amigável’ alertando para o fato de que tal processo poderia durar uma hora ou mais.

Para nossa surpresa, tudo foi feito em um tempo bem menor: apenas 27 minutos – menos da metade do tempo que a versão beta levou para ser instalada. É claro que isso vai variar de acordo com a configuração do equipamento que o usuário tiver. A mesma instalação feita em um notebook Dell Inspiron 1420 (processador Core 2 Duo T7500 de 2,2 GHz e 2 GB de memória RAM) exigiu 30 minutos para ser completada; outras duas, em sistemas menos potentes, exigiram bem mais tempo.

O processo todo exigiu três reinicializações do PC. Durante uma boa parte da instalação – 18 minutos na máquina mais potente – o Vista apenas informa estar preparando a configuração, antes de, efetivamente, começar a realizá-la.

Melhoria notável
Realizamos uma série de testes antes e depois de instalar o SP1. O primeiro teste – de cópia de arquivos – idêntico ao que foi realizado com a versão beta, foi repetido três vezes, copiando 1,9 GB de arquivos (562 imagens JPEG) a partir de um cartão de memória SD com 2 GB (Kingston) para o PC.

Antes da atualização, o tempo médio para a realização da cópia foi de 384 segundos; com o SP1 instalado, o tempo caiu para uma média de 348s. Esses 9% de redução no tempo médio para realizar a tarefa de cópia de arquivo podem representar muito para quem trabalha com transferência de grandes volumes de arquivos na plataforma Vista no dia-a-dia.++++

vista_sp1_beta_150_SELONada mudou
Adicionalmente ao teste de cópia, submetemos o sistema a várias ‘sessões’ de liga/desliga, com um período de espera de pelo menos cinco minutos antes de desligar o PC. Neste quesito, não pudemos constatar nenhuma mudança significativa – os resultados antes de depois da instalação do SP1 praticamente não se alteraram:

  • Antes do SP1: 58s (média) para iniciar; 8s para desligar
  • Depois do SP1: 55s (média) para iniciar; 7s para desligar

Para avaliar a melhora de desempenho do SP1 fizemos mais dois testes informais em outros equipamentos. Nos dois casos – nenhum deles conclusivos – constatamos exatamente o oposto, infelizmente.

O primeiro foi realizado em um Acer VM460-UD2180C, com Pentium Dual Core E2180 de 2 GHz, 1 GB de memória e rodando Windows Vista Business. A compactação de 500 MB de arquivos utilizando o WinZip 10 antes da atualização do Vista consumiu 372s; depois da instalação do SP1, houve um ligeiro aumento no tempo necessário para completar a tarefa: 386s.

O outro teste foi feito um Gateway GM5632E equipado com chip Core 2 Quad Q6600 de 2,4 GHz, 3 GB de RAM e rodando a versão Vista Home Premium do sistema operacional. Neste caso, a demanda por tempo para realizar a compactação aumentou 3% depois da instalação do SP1.

Mais testes
Com base nessas análises informais realizadas nas primeiras horas após a instalação do Vista Service Pack 1, fica difícil tirar conclusões definitivas. Contudo, tais resultados sinalizam uma luz no fim do túnel – ainda que a experiência do usuário final possa variar dependendo do hardware que ele tiver.

PC World está realizando testes aprofundados para determinar até que ponto a Microsoft foi bem-sucedida na correção das falhas existentes em seu novo sistema operacional – que já tem mais de um ano de vida comercial.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site